Cáceres e Região
Ex diz que estava bêbada, nega agressão e Justiça absolve vereador de Barra do Bugres

O vereador afastado Laércio Norberto Júnior, que foi absolvido pela justiça
Júnior Chaveiro foi absolvido por falta de provas; vítima mudou versão em juízo e MPE pediu a absolvição
A Justiça de Mato Grosso absolveu o vereador afastado de Barra do Bugres, Laércio Norberto Júnior (PL), conhecido como “Júnior Chaveiro”, das acusações de lesão corporal e ameaça contra a então namorada, Deisiane Silva de Assis.

Afirmou que estava sob forte efeito de álcool na noite do ocorrido, que foi à residência do réu por ciúmes
A decisão foi assinada nesta segunda-feira (13) pelo juiz Antônio Dias de Souza Neto, da 3ª Vara da comarca. Com a absolvição, o magistrado determinou a revogação da prisão preventiva e todas as medidas cautelares impostas contra o parlamentar.
Na sentença, o magistrado concluiu que não houve provas suficientes para sustentar uma condenação.
Durante a audiência de instrução e julgamento, a vítima mudou a versão apresentada inicialmente à Polícia Civil.
Em juízo, afirmou que estava sob forte efeito de álcool na noite dos fatos e que foi até a casa do vereador por ciúmes. Segundo ela, a discussão começou quando tentou tomar o celular do então companheiro e as lesões constatadas em exame pericial ocorreram de forma acidental, durante a disputa pelo aparelho.
“Afirmou que estava sob forte efeito de álcool na noite do ocorrido, que foi à residência do réu por ciúmes e que a contenda se iniciou por sua própria iniciativa ao tentar tomar o celular dele. Declarou expressamente que o réu não a agrediu e que as lesões (confirmadas pelo laudo pericial) ocorreram acidentalmente durante a disputa pelo aparelho”, diz trecho do documento.
A irmã da vítima, que havia confirmado a versão de agressão na fase investigativa, também se retratou em juízo e declarou “não saber por que havia declarado na delegacia que sua irmã fora agredida”, diz outro trecho.
Diante das mudanças nos depoimentos, o próprio Ministério Público pediu a absolvição do vereador nas alegações finais, sustentando que as provas produzidas sob o “crivo do contraditório” não eram suficientes para comprovar os crimes.
Na decisão, o juiz destacou que os elementos reunidos durante a investigação foram “frontalmente abalados” pelas provas produzidas em audiência e ressaltou que, embora a palavra da vítima tenha especial relevância em casos de violência doméstica, a retratação em juízo instaurou uma “dúvida razoável” sobre a dinâmica dos fatos.
“Se o próprio órgão acusador, após toda a instrução, entende não haver provas suficientes, não cabe ao Judiciário substituí-lo e buscar uma condenação com base em um acervo probatório que a própria acusação reputou falho”, escreveu o magistrado.
O caso
O vereador foi preso no dia 25 de abril, em Cuiabá, após ficar foragido por um dia. A prisão preventiva havia sido decretada pelo mesmo juiz, após denúncia de que ele teria agredido a namorada, na madrugada de 19 de abril.
Na época, a investigação apontava que a vítima teria sido atingida na cabeça e nas pernas, além de ter sido mordida, sofrer tentativa de sufocamento e ameaças de morte.
Após o episódio, a Câmara Municipal de Barra do Bugres aprovou, por 10 votos, a destituição de Laércio da presidência da Casa e seu afastamento do mandato por quebra de decoro parlamentar.
O vereador também foi proibido de frequentar o Legislativo, onde a vítima trabalhava.
O diretório estadual do PL em Mato Grosso ainda determinou a suspensão da filiação partidária do parlamentar e instaurou processo para sua expulsão da legenda.
Cáceres e Região
Descarte irregular de seringas coloca em risco catadores e trabalhadores da limpeza em Cáceres
O descarte incorreto de materiais hospitalares, como seringas, agulhas e outros objetos perfurocortantes, tem se tornado uma preocupação crescente em Cáceres.
Por Assessoria
Os profissionais da coleta seletiva e da coleta de resíduos relatam o aumento significativo desse tipo de material misturado ao lixo comum e até mesmo aos recicláveis.
A situação representa um risco direto à saúde dos trabalhadores, especialmente dos catadores, que lidam diariamente com os resíduos. As seringas descartadas de forma inadequada podem causar perfurações, ferimentos e até a transmissão de doenças, comprometendo a segurança desses profissionais.
Segundo relatos das equipes de coleta, o problema tem se intensificado nas últimas semanas, com a presença frequente de materiais potencialmente contaminados entre os resíduos domésticos. A prática, além de perigosa, é considerada irregular e vai contra as normas sanitárias.
O descarte correto desses materiais é simples, mas exige atenção. Seringas e objetos cortantes devem ser acondicionados em recipientes rígidos, como garrafas PET bem fechadas, ou levados até unidades de saúde, que são responsáveis pela destinação adequada desse tipo de resíduo.
Samara Brant, diretora executiva da Águas do Pantanal afirma que conscientização da população é fundamental para evitar acidentes e preservar a saúde dos trabalhadores que atuam na limpeza urbana. “Um pequeno cuidado no descarte pode fazer toda a diferença na vida de quem está na linha de frente da coleta”. Afirmou.
Respeitar essas orientações é um ato de responsabilidade coletiva e de respeito ao próximo.

Cáceres e Região
Condenado por matar mulher a marteladas é preso em Cáceres ao comparecer ao INSS quatro anos após o crime

Elson Bastos de Souza foi preso em Cáceres para cumprir pena definitiva de 14 anos de reclusão pelo assassinato de Marlene da Conceição Torres do Rego, morta a marteladas em Barra do Bugres, em 2022. Foto: Polícia Civil
Elson Bastos de Souza foi localizado durante uma ação conjunta das polícias Civil e Federal ao comparecer a uma agência do INSS para realizar uma perícia.
De acordo com a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cáceres, investigadores receberam informações do Núcleo de Capturas da Polícia Federal de que o condenado havia agendado atendimento no INSS. Com a informação, as equipes montaram uma campana nas proximidades da agência e aguardaram a chegada do foragido.
Assim que ele chegou ao local, em frente à agência do INSS, foi abordado e preso em cumprimento ao mandado de prisão definitiva. Conforme o boletim de ocorrência, o homem não ofereceu resistência e foi conduzido à delegacia, onde permaneceu à disposição do Poder Judiciário.
A condenação é de 14 anos de reclusão em regime inicialmente fechado pelo crime de homicídio. Como a sentença já transitou em julgado, não cabem mais recursos, e a prisão ocorreu para o início do cumprimento definitivo da pena.
Relembre o crime
O homicídio ocorreu em 1º de maio de 2022, no Assentamento Campo Verde, na zona rural de Barra do Bugres, a 169 quilômetros de Cuiabá.
Naquele domingo, Marlene da Conceição Torres do Rego, de 58 anos, foi encontrada morta dentro da própria casa por policiais militares. Segundo a ocorrência da época, a vítima estava caída na cozinha da residência, já sem vida.
Ao lado do corpo, os policiais localizaram um martelo, apontado pelas investigações como a arma utilizada no crime. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Tangará da Serra para exame de necropsia.
Durante a investigação, a Polícia Civil reuniu provas que levaram à responsabilização de Elson pelo homicídio. Na sentença, a Justiça concluiu que o réu agiu com intenção de matar e desferiu diversos golpes de martelo contra a vítima, rejeitando os argumentos apresentados pela defesa. A pena foi fixada em 14 anos de prisão em regime inicialmente fechado, decisão que posteriormente transitou em julgado, tornando definitiva a ordem de prisão.
A captura do condenado foi realizada nesta quarta-feira por investigadores da Derf de Cáceres, com apoio do Núcleo de Capturas da Polícia Federal. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena.
-
Cáceres e Região7 dias agoGoverno prevê pedágio em rodovias que ligam municípios de Cáceres e Barra do Bugres – MT 343 e outras
-
Destaque5 dias agoDetran aumenta valor da taxa de exame psicológico
-
Cáceres e Região5 dias agoMato Grosso registra 26 feminicídios em 2026 e junho bate recorde de assassinatos de mulheres
-
Destaque7 dias agoServidores da saúde que atuaram na ‘linha de frente’ da Covid devem receber adicional de insalubridade
-
Cáceres e Região5 dias agoApós 20 dias, perícia sobre suspeita de cocaína em madeira apreendida em Cáceres e Corumbá segue sem laudo definitivo
-
Cáceres e Região4 dias agoMIRASSOL E QUATRO MARCOS – 17º BPM captura três foragidos da Justiça durante operação na região de fronteira
-
Destaque4 dias agoPL, PT e União Brasil lideram ranking de Fundo Partidário em MT
-
Política6 dias agoSessões plenárias, CPI da Saúde e reuniões de comissões marcam atividades da ALMT



