Cáceres e Região
MEU PAI TEM NOME – Defensoria encerra inscrições para mutirão de exames de DNA nesta terça-feira em M

Assessoria
Termina nesta terça-feira (30) o prazo de inscrição para o mutirão “Meu Pai Tem Nome”, uma ação voltada para o reconhecimento de paternidade e garantia de direitos da família. Promovido pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), o projeto oferece exames de DNA, acordos de pensão alimentícia, guarda, visitas e investigação de paternidade de forma totalmente gratuita.
A iniciativa é coordenada pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e tem como principal objetivo diminuir o índice de crianças e cidadãos sem o nome do pai na certidão de nascimento em todo o país. Neste ano, a estrutura foi ampliada, com o atendimento chegando a 17 núcleos da Defensoria Pública e cobrindo uma área que atende a mais de 2,3 milhões de habitantes.
Além dos testes genéticos, o mutirão foca no atendimento consensual. A experiência do ano anterior mostrou a força dos acordos amigáveis, uma vez que, em 2025, dos 161 atendimentos realizados pelo projeto no estado, 115 resultaram em reconhecimentos voluntários de paternidade, sem a necessidade de exames de laboratório. Nos casos que demandaram o teste de DNA, foram feitas 59 coletas, com 35 resultados positivos (59,3%).
Para a edição de 2026, a expectativa da Defensoria Pública é superar esses números e facilitar o acesso à Justiça para a população em situação de vulnerabilidade social. Com o foco central sendo a redução do déficit de crianças sem o nome do pai no registro civil.
Cronograma e como participar
Após o encerramento das inscrições, o cronograma seguirá com as coletas de material genético para os exames de laboratório. No interior do estado, a coleta acontece no dia 3 de julho. Já na capital, Cuiabá, os testes serão realizados nos dias 10 e 11 de julho.
A grande mobilização, batizada de “Dia D”, está agendada para o dia 1º de agosto. Nessa data, os núcleos participantes concentrarão os atendimentos para entregar os laudos de DNA e formalizar juridicamente os acordos de pensão, guarda e visitação.
Os cidadãos interessados em participar devem comparecer presencialmente a um dos núcleos parceiros ou iniciar o atendimento de forma virtual por meio do chatbot (WhatsApp) da instituição.
Núcleos participantes: Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Guarantã do Norte (unificado com Matupá), Juína, Mirassol d’Oeste, Nova Xavantina, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.
Cáceres e Região
Sine disponibiliza mais de 2,2 mil vagas de emprego nesta semana; em Cáceres são 183 oportunidades

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT) disponibiliza 2.244 vagas de trabalho nesta semana em Mato Grosso. As oportunidades abrangem diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação, com vagas para técnico de segurança do trabalho, atendente de hortifrutigranjeiros, auxiliar administrativo, assistente de mídias sociais, vendedor interno e operador de máquinas agrícolas.
Em Cuiabá e Várzea Grande estão sendo ofertadas 202 vagas para o público em geral. Dentre elas, destacam-se 72 vagas para auxiliar de linha de produção, 12 vagas para auxiliar de estoque, 12 vagas para auxiliar de limpeza, quatro vagas para mecânico de manutenção de máquina industrial, quatro vagas para caçambeiro, três vagas para ajudante de carga e dfescarga de mercadoria, três vagas para técnico de telecomunicações (telefonia) e três vagas para mecânico de manutenção hidráulica.
Também há duas vags para consultor de vendas, duas vagas para auxiliar de marceneiro, uma vaga para técnico engenharia civil, uma vaga para motorista de caminhão, uma vaga para assistente de mídias sociais, uma vaga para auxiliar de dentista e uma vaga para engenheiro mecânico.
Para pessoas com deficiência (PCD), os municípios de Cuiabá e Várzea Grande concentram 17 vagas, sendo duas vagas para auxiliar de limpeza, duas vagas para auxiliar de linha de produção, duas vagas para operador de caixa, duas vagas para vendedor interno, duas vagas para técnico de segurança do trabalho, uma vaga para atendente de lojas, uma vaga para auxiliar administrativo, uma vaga para auxiliar de cobrança, uma vaga para auxiliar de estoque, uma vaga para auxiliar de logística, uma vaga para frentista e uma vaga para lubrificador de automóveis.
No município de Sinop, estão disponíveis 359 vagas, entre elas: 50 vagas para auxiliar operacional de logística, 30 vagas para auxiliar administrativo, 19 vagas para ajudante de obras, 18 vagas para auxiliar de cozinha, 16 vagas para auxiliar de estoque, 16 vagas para empacotador a mão, 14 vagas para atendente de hortifrutigranjeiros, 12 vagas para atendente de lanchonete, 12 vagas para atendente de padaria, 10 vagas para gerente de logítica (armazenagem e distribuição), 10 vagas para gerente produção e operações, sete vagas para mecânico ajustador, seis vagas para auxiliar de linha de produção, cinco vagas para enfermeiro, quatro vagas para atendente de balcão, quatro vagas para auxiliar de pedreiro, duas vagas para eletricista de instalações, duas vagas para armador de ferros, uma vaga par açougueiro e uma vagas para analista fiscal (economista).
Em Nova Mutum são 266 oportunidades na semana, como 150 vagas para operador de processo de produção, 59 vagas para trabalhador de extração florestal, 30 vagas para auxiliar de linha de produção, três vagas para consultor de vendas, três vagas par operador de máquinas agrícolas, duas vagas para fiscal de prevenção de perdas, duas vagas para operador de caixa, duas vagas para técnico em eletromecânica, uma vaga para analista de desenvolvimento de sistemas e uma vaga para auxiliar de cozinha.
Outro município em destaque é Cáceres com 163 oportunidades, entre: 20 vagas para trabalhador agropecuário em geral, 19 vagas para eletricista de instalações, 16 vagas para auxiliar de linha de produção, 10 vagas para pedreiro, oito vagas par empacotador a mão, sete vagas para vendedor interno, seis vagas para oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, cinco vagas para empregado doméstico, duas vagas para barman, duas vagas para camareira de hotel, duas vagas para cozinheiro de restaurante, duas vagas para funileiro de veículos (reparação), uma vaga para trabalhador de fabricação de tintas, uma vagas para social media, uma vaga para operador de trator florestal e uma vaga para operador de pá-carregadeira e tratores.
A lista completa e detalhada das vagas ofertadas pela Rede Sine pode ser acessada diariamente pelo Portal Emprega Brasil. As oportunidades são atualizadas de forma contínua, com novos cadastros realizados ao longo do dia.
Atendimento
Além da intermediação de mão de obra, o Sine-MT realiza a habilitação do seguro-desemprego e oferece orientação sobre o uso da Carteira de Trabalho Digital. Os interessados devem comparecer às unidades portando documentos pessoais e verificar a disponibilidade das vagas, que são ofertadas diariamente.
Na região metropolitana, o atendimento nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga, do CPA I e do Pedra 90 ocorrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já o Sine instalado no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping funciona das 10h às 17h30.
As oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso podem ser consultadas no documento em anexo e, na plataforma Empregos MT, empregosmt.mt.gov.br, onde os candidatos podem acessar vagas compatíveis com seus perfis, acompanhar em tempo real o andamento das candidaturas e receber notificações sobre cada etapa dos processos seletivos. Já os empregadores contam com um sistema capaz de indicar profissionais alinhados às vagas cadastradas, inclusive candidatos que ainda não se inscreveram nas oportunidades disponíveis.
Cáceres e Região
Ministro da Agricultara assina programa de integração entre Brasil e Bolívia: MT-199 em Vila Bela é contemplada
Iniciativa busca aumentar as possibilidades de escoamento dos produtos brasileiros para o pacífico com foco no mercado asiático; rota também será utilizada para importação de insumos
O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, assinou nesta terça-feira (23) a portaria que oficializa a criação do Programa de Integração Produtiva Brasil-Bolívia-Pacífico. O texto deve ser publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira (24).
O programa busca criar uma rota entre os dois países e possibilitar o escoamento de produtos do agronegócio brasileiro, especialmente da região Centro-Oeste, pelo Oceano Pacífico.
Segundo o Ministério, essa integração logística abre oportunidades para produtores que enfrentam problemas logísticos para exportar via porto de Santos.
Outro foco do projeto é facilitar os embarques brasileiros com foco na China e nos parceiros comerciais asiáticos.
“Essa rota fortalece a competitividade do agro brasileiro e aumenta o potencial do nosso setor. O programa fortalece ainda mais nosso projeto de integração internacional”, afirmou André de Paula.
O ministro destacou também que um dos objetivos do projeto é retomar a corrente bilateral entre as nações que, em 2013, era de US$ 5,5 bilhões. Atualmente, está em US$ 2,5 bilhões.
Para além da exportação, o ministério avalia que a integração logística abre espaço para a importação de insumos e fertilizantes da Bolívia, que podem beneficiar a produção nacional.
Com relação aos investimentos, o Ministério da Agricultura destacou que a principal obra pública ligada ao novo corredor logístico é a pavimentação da MT-199, em andamento pelo Governo de Mato Grosso, conectando Vila Bela da Santíssima Trindade à região de Palmarito, na fronteira com a Bolívia.
“Os demais investimentos, como armazéns, terminais logísticos, centros de distribuição, postos de serviços e unidades industriais, deverão ser realizados pela iniciativa privada conforme o fluxo comercial da rota avance”, informou por meio de nota.
Embora o estudo econômico definitivo ainda esteja em elaboração dentro do Programa de Integração firmado entre os países, análises preliminares apontam ganhos significativos de competitividade para as exportações brasileiras.
A nova ligação pode reduzir distâncias até mercados asiáticos e encurtar em até 15 dias o tempo de transporte para alguns destinos, diminuindo custos logísticos e ampliando a atratividade para novos investimentos.
A relevância da rota também se apoia na forte relação comercial entre Brasil e China. Em 2025, os chineses compraram mais de US$ 100 bilhões em produtos brasileiros, enquanto o intercâmbio comercial entre os dois países alcançou cerca de US$ 171 bilhões, um recorde histórico.
-
Cáceres e Região7 dias agoNos 50 anos do grupo, Juba assume patrocínio exclusivo da prova de pesca PCD no FIPe em Cáceres
-
Destaque7 dias agoZé Medeiros propõe assistência jurídica gratuita para policiais processados em serviço
-
Cáceres e Região6 dias agoPrefeitura de Cáceres divulga grade de shows nacionais do 43º FIPe
-
Cáceres e Região6 dias agoEm Brasília, presidente da Câmara acompanha lançamento de programa que liga Cáceres ao Pacífico
-
Cáceres e Região6 dias agoEquipe de Atletismo da UNEMAT/Cáceres é vice-campeã geral no Campeonato Estadual em Cuiabá
-
Cáceres e Região5 dias agoBebê de sete meses é resgatado pela PM em boca de fumo durante suspeita de ‘salve’ em Cáceres
-
Carros e Motos4 dias ago3 motivos para olhar com atenção para o seguro do carro clássico
-
Mulher4 dias agoLei cria semana de conscientização sobre deepfakes e pornografia não consensual em Mato Grosso



