Cáceres e Região

Transporte Zero entra em fase de reavaliação e governo propõe reabertura do Repesca e GT

Published

on

A poucos meses de a Lei Estadual nº 12.197/2023, conhecida como “Transporte Zero”, completar três anos de vigência, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na sexta-feira (22), uma audiência pública marcada pela presença do governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que compareceu ao Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour para ouvir pescadores profissionais, empresários da cadeia produtiva da pesca e lideranças ribeirinhas de diversas regiões do estado.

O encontro, requerido pela Comissão de Meio Ambiente da ALMT, reuniu representantes das 22 colônias de pescadores de Mato Grosso, parlamentares, especialistas e integrantes do setor pesqueiro para discutir os impactos sociais, econômicos e ambientais provocados pela legislação, que restringiu o transporte, o armazenamento e a comercialização de espécies de peixes no estado.

Durante a audiência, Pivetta anunciou duas medidas imediatas: a reabertura do programa Repesca para novos cadastramentos e a criação de um grupo de trabalho com participação de deputados estaduais e representantes do governo para apresentar, em até 15 dias, uma proposta conciliatória sobre a legislação.

“Nem derrubar o que foi feito e nem continuar sufocando e maltratando as comunidades ribeirinhas e os pescadores profissionais”, afirmou o governador ao defender uma solução de equilíbrio para o impasse.

Segundo Pivetta, o novo cadastramento do Repesca será realizado de forma descentralizada, diretamente nos municípios, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para facilitar o acesso dos pescadores que ainda não aderiram ao programa.

“O que eu vou propor, de imediato, é que a nossa equipe reabra o programa Repesca para que quem não se cadastrou possa se cadastrar. Nós vamos fazer isso a domicílio”, declarou o governador.

Dados apresentados durante a audiência apontam que Mato Grosso possui cerca de 10 mil pescadores profissionais. No entanto, apenas 2.172 recebem atualmente o auxílio financeiro do programa Repesca, pago pelo governo do estado por Meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). O número foi citado pelo governador durante o debate ao defender a reabertura do cadastramento.

Leia mais:   Botelho homenageia técnicos da Seaf por trabalho que fortalece a agricultura familiar em MT

O governador também afirmou que o grupo de trabalho será composto por parlamentares e equipes técnicas do governo estadual, incluindo representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) e de outras áreas ligadas ao setor pesqueiro.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD), que preside o Observatório da Pesca da ALMT e propôs a audiência pública, classificou a participação do governador como positiva e destacou que o momento representa uma nova oportunidade de diálogo entre o governo e os pescadores profissionais.

“Nós fomos surpreendidos pela aparição do governador. Isso foi muito bom, muito positivo. Ele ouviu vários pescadores e empresários da cadeia produtiva da pesca e trouxe a proposta de reabrir o Repesca e formar um grupo de trabalho para apresentar uma solução conciliatória”, afirmou.

Wilson Santos defendeu a flexibilização da legislação com a liberação de algumas espécies para a pesca profissional, mantendo a preservação das espécies consideradas prioritárias para o turismo da pesca esportiva. Segundo o parlamentar, a pesca esportiva concentra interesse principalmente em quatro espécies, dourado, tucunaré, piraíba e pirarara, o que permitiria uma flexibilização parcial da lei sem comprometer o setor turístico.

“O governador falou várias vezes: nem derrubar a lei e nem continuar maltratando os pescadores profissionais. O pescador profissional quer voltar a trabalhar. Se houver a liberação de espécies como a piraputanga e o pintado no Pantanal, por exemplo, os pescadores já conseguiriam recuperar grande parte da renda das famílias”, defendeu o deputado.

A audiência foi presidida pelo deputado estadual Eduardo Botelho (MDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT e autor da emenda que prevê a revisão das medidas adotadas pela lei após três anos de vigência.

Leia mais:   Botelho apresenta projetos de lei sobre cuidados paliativos e incentivo à doação de órgãos em MT

Botelho afirmou que a audiência servirá de base para as futuras decisões da Assembleia Legislativa sobre o tema. “Estamos cumprindo o que está na lei, que é fazer uma reavaliação do que foi feito. Essa audiência pública serve para balizar as decisões que os deputados vão tomar daqui para frente”, disse.

O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) defendeu que os pescadores procurem a Setasc-MT e as colônias para realizarem o cadastro no programa Repesca. Segundo ele, muitos trabalhadores deixaram de acessar o benefício por insegurança e falta de informação.

“É importante que os pescadores procurem a Setasc e as colônias para fazerem o cadastramento. Precisamos ampliar esse atendimento e buscar alternativas que garantam dignidade às famílias que dependem da pesca”, afirmou.

Durante o encontro, pescadores relataram dificuldades econômicas enfrentadas desde a entrada em vigor da legislação, além da redução da renda familiar e da falta de políticas públicas voltadas ao setor. Wilson Santos afirmou que o Observatório da Pesca da ALMT vem realizando levantamentos periódicos desde 2024 para acompanhar os efeitos da lei nos municípios ribeirinhos.

O presidente da Colônia Z-19 de Porto Alegre do Norte, Francisco da Costa Souza, afirmou que os pescadores da região vivem uma situação de abandono desde a implantação da lei. Segundo ele, dos 250 pescadores vinculados à colônia, muitos enfrentam dificuldades financeiras e não receberam o suporte prometido pelo Estado.

“O pescador foi desamparado. As espécies foram proibidas, mas o apoio prometido não chegou. Muitos pescadores precisaram vender barco, motor e até procurar ajuda para comprar remédio e alimento para a família. O que nós queremos é o direito de trabalhar e garantir a nossa renda”, declarou.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Em Cáceres, Senac transforma imóvel histórico em novo centro de qualificação profissional

Published

on

Por Assessoria

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) irá inaugurar uma nova unidade para atendimento à população de Cáceres, a “princesinha do Pantanal”. O novo espaço contará com cinco ambientes educacionais em um prédio de 653 metros quadrados de área construída, com capacidade para atendimento de até 282 pessoas por dia.

(reprodução)

Wenceslau Júnior, presidente do Sistema Fecomércio-MT, vê o novo espaço como um impulsionador para o fortalecimento educacional e econômico de Cáceres. “A entrega dessa nova unidade reforça o compromisso do Sistema Fecomércio-MT com o desenvolvimento regional, a geração de oportunidades e a valorização da educação profissional. Investir em qualificação é investir diretamente no fortalecimento da economia e na transformação da vida das pessoas”.

“Essa nova unidade representa um importante avanço para a educação profissional em Cáceres e em toda a região Oeste do estado. Estamos ampliando nossa capacidade de atendimento e oferecendo uma estrutura moderna, preparada para formar profissionais alinhados às demandas atuais do mercado de trabalho”, completa Edson Dahmer, diretor regional do Senac-MT.

De acordo com Rafaely Sampaio, arquiteta do Senac-MT, o imóvel é originário das décadas de 1930 a 1940. Inicialmente construído para uso residencial, ao longo do tempo o espaço foi direcionado para fins educacionais e religiosos.

“Volumetricamente, a edificação apresenta alguns avanços e reentrâncias em fachada, sendo a cobertura formada predominantemente por dois jogos de telhados em duas águas dispostos paralelamente. A linguagem arquitetônica evidencia intervenções contemporâneas e referências inspiradas na arquitetura suburbana norte-americana”, explica Rafaely.

A arquiteta destaca ainda que, apesar das descaracterizações ocorridas ao longo dos anos, o imóvel preserva elementos originais importantes, como o chanfro de 45 graus no portão de esquina, característica típica das construções históricas da região. Segundo ela, todas as adequações realizadas para implantação do Senac-MT seguiram as diretrizes estabelecidas pelo Iphan, respeitando as condicionantes de preservação do patrimônio histórico.

A nova estrutura possui área total de terreno de 1.225 metros quadrados e conta com cinco salas de aula, sendo quatro laboratórios especializados: salão de beleza, laboratório de enfermagem, laboratório de informática e tecnologia, laboratório de gastronomia com cozinha pedagógica e espaços de apoio para higienização e armazenamento de alimentos e sala flexível/polivalente.

Além dos ambientes educacionais, a unidade dispõe de recepção, área de vendas, sala de orientação pedagógica, coordenação administrativa, gerência, estoques, depósitos e sanitários adaptados.

Leia mais:   Gefron apreende 28 kg de drogas e gera prejuízo de R$ 541 mil ao crime organizado

Conforme Matheus Machado, analista de Serviços Educacionais do Senac-MT, a ampliação fortalece a capacidade operacional da instituição em Cáceres e amplia a aderência da oferta educacional às necessidades da região.

“O novo prédio amplia significativamente nossa capacidade de atendimento e diversifica os cursos ofertados. Com a transferência da equipe administrativa para a nova unidade e a manutenção do antigo prédio em funcionamento, Cáceres passa a contar com oito ambientes educacionais, fortalecendo a atuação do Senac em diferentes segmentos profissionais”, afirma.

 

Com a ampliação, o Senac-MT terá capacidade total de atendimento de até 462 pessoas por dia em Cáceres, considerando as duas unidades em funcionamento. Os cursos ofertados contemplam áreas como gestão, comércio, beleza, saúde, tecnologia, comunicação, gastronomia e produção de alimentos.

 

Estão previstos 38 cursos no plano de trabalho anual para a unidade de Cáceres, sendo alguns deles: Técnico em Enfermagem, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Cabeleireiro, Maquiador, Manicure e Pedicure, Massagista, Excel com Inteligência Artificial, Business Intelligence com Power BI, Oratória, Padeiro, Pizzaiolo, Preparo de Peixes, Confeitaria Natalina, Cuidador de Idoso e Informática Básica.

A cerimônia de inauguração será realizada no dia 19 de junho, sexta-feira, às 19h, na Avenida General Osório, nº 659, Centro, em Cáceres.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Sistema Famato/Senar MT amplia apoio à equoterapia com nova unidade regional em Rio Branco

Published

on

Por:  Eduardo Cardoso | Sistema Famato

Em uma região onde famílias ainda enfrentam dificuldade para acessar terapias especializadas, a inauguração do novo centro de equoterapia de Rio Branco, realizada no sábado (23/05), marca um avanço no atendimento a crianças e adultos com comorbidades. O espaço vai beneficiar moradores de Rio Branco, Salto do Céu e Lambari D’Oeste e nasce a partir da iniciativa do produtor e empresário Manuel Jorge Ribeiro, da atuação do Sindicato Rural de Vale do Rio Branco e da parceria com o Sistema Famato/Senar MT.

Centro de equoterapia inaugurado em Rio Branco vai atender famílias de três municípios da região

A unidade foi instalada nos fundos do Sindicato Rural e contará inicialmente com três cavalos, atendimentos em três dias da semana e equipe multidisciplinar formada por profissionais como equitopedagogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. A expectativa é atender cerca de 60 pessoas, podendo chegar a 70 por mês, entre crianças e adultos, conforme a disponibilidade de vagas.

A criação do centro responde a uma demanda mapeada na região. Somente em Rio Branco, foram identificadas 39 mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas apenas cinco conseguiram acesso a atendimento particular em clínicas especializadas por meio da Promotoria. A limitação de serviços especializados também afeta famílias dos municípios vizinhos, que agora passam a ter uma alternativa regional de acompanhamento terapêutico.

Leia mais:   Polícia Civil cumpre mandados contra faccionados envolvidos em homicídios em Comodoro

Para o presidente do Sindicato Rural de Vale do Rio Branco, Bruno Farias, o novo espaço representa uma conquista coletiva para os três municípios atendidos pela entidade.

Autoridades, lideranças rurais e comunidade participaram da inauguração da nova unidade de equoterapia

“É motivo de muito orgulho para o Sindicato Rural fazer parte desse trabalho. Essa estrutura foi pensada para atender crianças e pessoas que precisam desse tipo de acompanhamento em Rio Branco, Salto do Céu e Lambari D’Oeste. Agradecemos ao Sistema Famato/Senar MT e à família do senhor Manuel Jorge Ribeiro por essa parceria que vai transformar a realidade de muitas famílias”, afirmou Bruno Farias.

O Sistema Famato/Senar MT, que já atua na região com capacitação profissional, assistência técnica nas cadeias do leite e da pecuária de corte, além de participação em feiras e outras ações ligadas ao setor produtivo, passa agora a fortalecer também a oferta de equoterapia. Em Mato Grosso, a entidade participa de 42 frentes de equoterapia, com aporte financeiro mensal de R$ 700 mil destinado a projetos voltados a pessoas que necessitam desse tipo de atendimento.

Além do investimento mensal, o Sistema Famato/Senar MT também contribui com a doação de materiais e equipamentos regulamentados para a prática, como selas e capacetes próprios para a atividade.

Projeto idealizado por Manuel Jorge Ribeiro amplia o acesso a terapias especializadas em Rio Branco e municípios vizinhos

O presidente do Sistema Famato/Senar MT, Vilmondes Tomain, destacou que a parceria amplia o alcance social das entidades ligadas ao agro e reforça o compromisso com as famílias que mais precisam.

Leia mais:   Em meio à alta na criminalidade em Cáceres, moradores usam IA para criar nova cidade

“Participamos desse projeto com muito orgulho. Esse espaço vai dar oportunidade a quem precisa e tem potencial para transformar vidas, contribuindo para a mobilidade, a autonomia e a qualidade de vida. Estamos ampliando nossa atuação nessa frente porque entendemos que esse atendimento faz diferença para as pessoas e suas famílias”, declarou Vilmondes Tomain.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como agente promotor de benefícios físicos, psicológicos e sociais. O movimento tridimensional do animal estimula o equilíbrio, a postura, a coordenação motora, a força muscular, a concentração, a socialização e a autoconfiança. A prática é indicada para crianças, jovens e adultos com diferentes necessidades terapêuticas e deve ser conduzida por equipe multidisciplinar.

Idealizador da Associação EquoMJ, Manuel Jorge Ribeiro afirmou que a obra nasceu do desejo de deixar um legado para a região, onde mantém relação há várias gerações.

Família de Manuel Jorge Ribeiro participa do projeto e acompanha a inauguração do centro de equoterapia em Rio Branco

“Eu fiz isso para ajudar na reabilitação de pessoas. A parte física foi a mais fácil: a área, a pista, as salas e a estrutura estão prontas. Agora, o mais importante é fazer esse projeto funcionar bem e trazer resultados. O que desejo receber no futuro são mensagens dizendo que o centro está reabilitando pessoas e mudando vidas”, disse Manuel Jorge Ribeiro.

O evento de inauguração reuniu autoridades regionais e estaduais, entre elas o diretor financeiro e administrativo da Famato, Robson Marques, prefeitos, parlamentares, vereadores, lideranças rurais, familiares e membros da comunidade.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana