Policial
Redes sociais e jogos online entram no foco de novo projeto de proteção infantil
O crescimento do uso de redes sociais, jogos online e aplicativos de mensagens entre crianças e adolescentes acendeu um alerta em Mato Grosso. E para enfrentar os riscos cada vez maiores no ambiente virtual, o deputado estadual Alex Sandro (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei nº 584/2026, que cria a Política Estadual de Prevenção ao Aliciamento Digital de Crianças e Adolescentes.
A proposta, apresentada em plenário no último dia 13, busca ampliar ações preventivas, educativas e de conscientização para proteger menores contra crimes praticados pela internet, como exploração sexual, manipulação emocional, violência psicológica, extorsão virtual, exposição indevida de imagens e dados pessoais, além do chamado “aliciamento digital”.
Segundo o parlamentar, o avanço das plataformas digitais aumentou significativamente os riscos de exploração e aproximação criminosa de menores no ambiente virtual, tornando necessária a criação de mecanismos permanentes de conscientização e proteção preventiva.
“Aliciamento digital é caracterizado por qualquer tentativa de aproximação ou manipulação de crianças e adolescentes por meio de redes sociais, aplicativos, plataformas digitais, jogos eletrônicos ou outros ambientes virtuais, com objetivos criminosos ou abusivos”, diz trecho do projeto.
Entre as diretrizes previstas estão campanhas educativas, ações de conscientização em escolas, divulgação de materiais informativos e incentivo à orientação preventiva sobre o uso seguro da internet. O projeto também prevê a integração entre famílias, instituições de ensino, sociedade civil e órgãos públicos na construção de uma cultura de proteção digital infantojuvenil.
Outro ponto importante da proposta é o incentivo à cooperação entre órgãos de segurança pública, educação, assistência social e entidades de proteção à infância para fortalecer ações de prevenção e enfrentamento aos crimes virtuais contra menores.
O texto ainda estabelece que pessoas condenadas judicialmente por crimes digitais contra crianças e adolescentes poderão sofrer restrições administrativas em atividades ligadas ao público infantojuvenil promovidas pelo Estado. Entre as medidas previstas estão impedimentos para participação em programas, convênios, eventos e projetos voltados à infância e juventude.
A proposta tem caráter preventivo e educativo, sem criação de novos cargos ou despesas obrigatórias ao Estado, permitindo que as ações sejam integradas a políticas públicas já existentes nas áreas de educação, segurança pública e proteção da infância.
Agora, a preposição cumpre pauta de cinco sessões e segue para análise nas comissões da Assembleia Legislativa antes de ser votada em plenário.
Fonte: ALMT – MT
Cáceres e Região
Cáceres: homicídios sobem 237% em 2026 aponta relatório do 6º BPM com disputa de facções

Por Expressão Notícias
O 6º Batalhão da Polícia Militar divulgou um relatório de produtividade apontando crescimento significativo nas ações operacionais entre janeiro e 18 de maio de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025. Os dados destacam aumento nas apreensões de drogas e armas, além da ampliação das operações policiais realizadas na região.
Segundo o relatório, o maior crescimento foi registrado nas apreensões de entorpecentes. Em 2025, haviam sido apreendidos 8,5 quilos de drogas, enquanto em 2026 o número chegou a 74 quilos, representando um aumento de 770%.
Outro indicador que chamou atenção foi o número de armas apreendidas. O total passou de 15 armas retiradas de circulação em 2025 para 68 em 2026, crescimento de 353%.
O balanço também mostrou avanço no número de faccionados conduzidos pelas equipes policiais. Foram 37 registros em 2025 contra 136 neste ano, alta de 268%.
Os índices de ocorrências de tráfico tiveram aumento de 34 para 54 casos, crescimento de 58%. Já os homicídios registrados passaram de 8 para 27 ocorrências no comparativo entre os períodos, representando elevação de 237%.
As prisões por mandado também cresceram, saltando de 19 para 30 casos, aumento de 58%. O número de operações realizadas pelo batalhão passou de 36 para 56 ações, registrando alta de 55%.
De acordo com a corporação, os resultados refletem a intensificação do policiamento ostensivo, das operações integradas e do trabalho de combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas na área de atuação do batalhão.
O relatório apresenta ainda uma análise comparativa visual demonstrando a evolução dos indicadores operacionais entre os dois períodos analisados.
Destaque
Casos de abuso sexual em escolas de MT crescem mais de 9 vezes
Registros de violência sexual em escolas cresceram mais de 800% e instituições de ensino estão em terceiro lugar de ambientes em que abusos mais ocorrem.
Por: Mariana Lenz | Primeira Página
Casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em escolas mato-grossenses aumentaram aproximadamente 839% em cinco anos no estado. Os registros de abusos contra menores nas unidades de ensino saltaram cerca de nove vezes de 2021 a 2025.
Os dados são de relatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), obtido pelo Primeira Página com registros de ocorrências de abuso sexual envolvendo vítimas menores, de 0 a 17 anos, entre janeiro de 2021 a dezembro de 2025 em Mato Grosso.

Embora o local onde os crimes sexuais contra menores mais ocorram continue sendo residências particulares, o avanço dos casos nas instituições de ensino chama atenção devido ao salto significativo: de 38 casos registrados em 2021, passaram a 357 em 2025.
Com crescimento acelerado as denúncias relacionadas a crimes sexuais nas escolas tiveram uma pequena queda em 2024, seguida de novo pico em 2025 com o maior registro da série, sendo o terceiro local de fato onde os crimes mais ocorrem.
Locais onde ocorrem mais abusos sexuais de crianças e adolescentes em Mato Grosso
Dados de 2021 a 2025 por ambiente de ocorrência
| Tipo de Local | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | 2025 |
|---|---|---|---|---|---|
| Residência Particular | 1.295 | 1.354 | 1.601 | 1.726 | 1.347 |
| Outro | 324 | 356 | 453 | 464 | 576 |
| Instituição de Ensino | 38 | 180 | 296 | 268 | 357 |
| Via Pública | 163 | 204 | 176 | 214 | 185 |
| Propriedade Rural | 60 | 55 | 97 | 78 | 74 |
| Internet | 29 | 26 | 53 | 50 | 58 |
| Comércio | 43 | 40 | 48 | 42 | 41 |
| Hospital/Clínica Médica | 19 | 22 | 33 | 41 | 29 |
| Ed. Público e Dependências | 8 | 11 | 23 | 24 | 15 |
| Bar/Boate | 11 | 12 | 15 | 18 | 12 |
A categoria “outro”, para locais não definidos, é a segunda de maior incidência com crescimento contínuo em todos os anos e aproximadamente 77,8% de aumento no período de 5 anos.
Embora não haja um espaço específico, o dado demonstra que casos podem estar acontecendo em novos ambientes não tradicionais. Porém, sinaliza falta de informação no registro.
O aumento de ocorrências no ambiente digital aumentou em 100% em 5 anos, revelando tendência global de assédios e violências sexuais no meio virtual por meio de redes sociais, fóruns e outras plataformas de jogos e chat,
Além disso, locais como via pública, propriedade rural, hospital ou clínica médica e edifícios públicos, também registraram aumento de ocorrências constantes em todos os anos observados.
Um fato que chama atenção são registros de abusos em bares e boates, embora menores de idade não possam frequentar estes estabelecimentos.
Perfis das vítimas
Perfil das vítimas de abuso sexual em Mato Grosso
Distribuição por sexo e faixa etária em 2025
Já a faixa etária com maior concentração de vítimas é de 12 a 17 anos, representando quase 6 em cada 10 casos. Do total de casos em 2025, em torno de 57,6% eram adolescentes, enquanto crianças até 11 anos eram 42,4% das vítimas.
Rede de proteção
Ao Primeira Página, a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) informou que desenvolve diversas ações voltadas ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e atualmente, conta com as seguintes Delegacias Especializadas que realizam atendimento de crianças e adolescentes, dentre elas:
- Plantão 24h de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica e Sexual – Cuiabá;
- Delegacia Especializada do Adolescente – DEA/Cuiabá;
- Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – DEDDICA/Cuiabá;
- Delegacia de Defesa da Mulher e Vulneráveis 24 Horas de Várzea Grande;
- Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso de Sinop;
- Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente de Rondonópolis;
- Delegacia Especializada do Adolescente de Barra do Garças;
- Delegacia Especializada da Infância e Juventude de Cáceres;
- Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Primavera do Leste.
- Além das Delegacias Especializadas, a Polícia Civil possui atualmente 30 Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher e Vulneráveis instalados nos municípios.
As denúncias podem ser realizadas presencialmente nas unidades policiais, pela Delegacia Digital da Polícia Civil, pelo telefone 197, Disque 100, Conselhos Tutelares e demais canais da rede de proteção.
A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPMT) informou que presta assistência jurídica integral e gratuita, acompanha processos judiciais, além de atuar para garantir acesso à saúde, assistência social, educação e demais direitos violados.
Para orientação e busca de apoio jurídico, a população pode procurar os núcleos da Defensoria Pública em todo o estado, além dos canais oficiais de atendimento presencial, telefônico e digital disponibilizados pela instituição. O atendimento é gratuito e voltado especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) informou que atua de forma integrada com Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares, forças de segurança, CREAS, secretarias municipais e demais instituições da rede de proteção. Em diversas comarcas são promovidos encontros interinstitucionais, palestras educativas e ações de conscientização sobre prevenção e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil.
Na última semana do mês de maio de 2026 a Corregedoria-Geral da Justiça estará promovendo mutirões com a mesma finalidade junto às Comarcas de Rondonópolis e Várzea Grande (varas criminais com competência para apuração de crimes contra crianças e adolescentes).
-
Cáceres e Região6 dias agoArtistas de Cáceres poderão disputar R$ 300 mil em editais culturais da PNAB
-
Cáceres e Região6 dias agoELEIÇÕES 2026 – Pré-candidatos já podem captar recursos por ‘vaquinha virtual’ a partir desta sexta (15)
-
Cultura6 dias agoCuiabá e Tangará da Serra recebem produções fotográficas e audiovisuais sobre a cultura cigana
-
Cáceres e Região5 dias agoCáceres avança nos preparativos para sediar Jogos Paralímpicos Mato-Grossenses 2026
-
Destaque6 dias agoSeplag orienta e Sejus suspende consulta sobre contratação de temporários
-
Cáceres e Região6 dias agoJovem é encontrada morta enrolada em cobertor às margens de rodovia em Cáceres
-
Cáceres e Região4 dias agoPoconé: PM apreende barras de ouro e mais de R$ 34 mil após denúncia de violência doméstica
-
Cáceres e Região4 dias agoGefron apreende 26 kg de pasta base de cocaína e causa prejuízo de R$ 500 mil às facções criminosas


