Cáceres e Região

Vestibular da Unemat oferece 2.350 vagas para primeiro semestre de 2027; inscrições abrem em 3 de agosto

Published

on

Assessoria

Inscrições pagas começam em 3 de agosto e seguem até 13 de outubro; provas serão realizadas em 22 de novembro

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou o edital do Concurso Vestibular 2027/1, para ingresso no primeiro semestre de 2027. Esta edição oferta 2.350 vagas em 59 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado.

Material de referência geográfica

O edital completo pode ser acessado clicando aqui.

INSCRIÇÕES

As inscrições com isenção de taxa deverão ser feitas entre 17 e 24 de agosto.

Para saber mais sobre as inscrições com pedido de isenção de taxa, clique aqui.

As inscrições pagas deverão ser feitas de 3 de agosto a 13 de outubro.

As inscrições para o seletivo por prova custam R$ 180,00.

As inscrições para o seletivo por histórico escolar custam R$ 30,00.

O edital e a página de inscrições podem ser acessados clicando aqui.

ISENÇÃO AUTOMÁTICA

Os candidatos que são titulares ou dependentes no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome agora poderão pedir a isenção automática da taxa de inscrição. Basta o candidato anexar a Folha Resumo do Registro no CadÚnico, com atualização cadastral realizada até dois anos.

Testes padronizados e de admissão

Para saber mais sobre as inscrições com pedido de isenção de taxa, acesse o item 6 do edital.

ISENÇÃO TOTAL

Doadores regulares de sangue e profissionais técnicos da Educação Superior da Unemat também possuem direito a isenção total da taxa de inscrição.

Para saber mais sobre as inscrições com pedido de isenção de taxa, acesse o item 6 do edital.

DOIS SELETIVOS EM UM SÓ

Este vestibular contará com dois processos seletivos, dependendo do curso de interesse do candidato: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio. O candidato que ainda estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio poderá participar. Para isso, deverá enviar o histórico escolar provisório, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que pode ser retirado na secretaria da escola onde estuda.

As provas serão realizadas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

O Vestibular 2027/1 compreende duas fases: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; já a segunda etapa constitui-se de prova de redação.

As duas fases da prova serão realizadas em etapa única no dia 22 de novembro, das 13 às 18 horas, horário de Cuiabá.

OBRAS LITERÁRIAS

As obras literárias que serão abordadas na prova são:

Governo central e local

A dança do jaguar, de Tereza Albues

Eu sou Macuxi e outras histórias, de Julie Dorrico

Jardim de ossos, de Marli Walker

Laços de família, de Clarice Lispector

Nação crioula, de José Eduardo Agualusa

Leia mais:   Prefeitura de Cáceres suspende concursos, horas extras e novos contratos para cortar gastos

Úrsula, de Maria Firmina dos Reis

CHAMADAS

A 1ª chamada será realizada no dia 25 de janeiro, com matrículas entre os dias 26 e 28 de janeiro.

A 2ª chamada será publicada no dia 1º de fevereiro, com matrículas nos dias 2 e 3 de fevereiro.

A 3ª chamada será publicada no dia 5 de fevereiro, com matrículas nos dias 10 e 11 de fevereiro.

Haverá uma manifestação presencial de interesse em permanecer na lista de espera e nas chamadas subsequentes. No dia 15 de fevereiro será publicado o quantitativo de vagas não ocupadas, com os candidatos devendo se manifestar presencialmente nos dias 22 e 23 de fevereiro. A lista de espera atualizada será publicada juntamente com a 4ª chamada, no dia 24 de fevereiro. As matrículas presenciais serão nos dias 25 e 26 de fevereiro.

A 5ª chamada será publicada no dia 2 de março, com matrículas nos dias 3 e 4 de março.

O cronograma atualizado de chamadas e matrículas pode ser conferido clicando aqui.

COTAS

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, dentro das quais são ofertadas as vagas para candidatos negros, indígenas e com deficiência, ou seja, as pessoas que concorrem a estas vagas também devem ter estudado em escola pública. As cotas para candidatos negros incluem pretos e pardos.

Testes padronizados e de admissão

Cursos com 30 vagas reservam 18 vagas para alunos de escola pública, das quais 8 são para pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência, com 8 para os demais candidatos de escola pública. 12 vagas serão destinadas à ampla concorrência.

Em cursos com 40 vagas, 24 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos de escola pública. A ampla concorrência terá 16 vagas.

Ao todo, são 117 vagas destinadas para indígenas, 588 vagas para estudantes negros, 59 para pessoas com deficiência, 646 para demais alunos da rede pública e 940 para ampla concorrência.

O candidato que deseja concorrer por cotas para negros (tanto pretos quanto pardos) deve anexar um vídeo de identificação e autodeclaração. As orientações de como o vídeo deve ser feito podem ser conferidas no item 5.3.1 do edital, que pode ser acessado clicando aqui.

INCLUSÃO

O edital prevê atendimento especializado para candidatos com deficiência física, cegueira, baixa visão, visão monocular, surdez, surdocegueira, déficit de atenção, dislexia, autismo, discalculia, entre outros, além do atendimento específico para candidata gestante ou lactante ou para candidato com outra condição transitória específica, como acidente ou pós-cirúrgico.

Além disso, a Unemat informa que, para candidato trans (travestis, transexuais e transgêneros e todas as pessoas que se identifiquem com outro gênero que não aquele designado a partir do sexo biológico em seu nascimento), é ofertada a opção de uso do nome social.

Todas as orientações referentes a atendimentos diferenciados estão disponíveis no item 8 do edital, que pode ser acessado clicando aqui.

Leia mais:   Alimentos apreendidos de facções são doados a entidades em Cáceres

RESULTADO

O resultado final será divulgado a partir do dia 25 de janeiro. O período letivo terá início no dia 22 de fevereiro.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br

DÚVIDAS

Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Assessoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 98120-0095.

CONFIRA QUAIS SÃO OS NOSSOS CURSOS:

Cursos com ingresso por histórico escolar:

Administração (Noturno): Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra

Arquitetura e Urbanismo (Integral): Barra do Bugres

Ciência da Computação: Alto Araguaia (Noturno), Barra do Bugres (Noturno) e Cáceres (Matutino)

Governo central e local

Ciências Biológicas (Noturno): Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra

Ciências Contábeis (Noturno): Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra

Ciências Econômicas (Noturno): Sinop

Educação Física: Cáceres (Matutino) e Diamantino (Noturno)

Engenharia Civil (Integral): Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra

Engenharia de Produção Agroindustrial (Noturno): Barra do Bugres

Engenharia Elétrica (Integral): Sinop

Engenharia Florestal (Noturno): Alta Floresta

Geografia (Noturno): Cáceres e Sinop

Gestão de Turismo (Noturno): Nova Xavantina

História (Noturno): Cáceres

Jornalismo (Noturno): Tangará da Serra

Letras (Noturno): Alto Araguaia, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra

Matemática (Noturno): Barra do Bugres, Cáceres e Sinop

Pedagogia (Noturno): Cáceres, Juara e Sinop

Processos Gerenciais (Noturno): Tangará da Serra

Sistemas de Informação (Noturno): Sinop

Tecnologia em Alimentos (Noturno): Barra do Bugres

Zootecnia (Matutino): Pontes e Lacerda

 

Cursos com ingresso por prova:

Agronomia (Integral): Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra

Direito: Alta Floresta (Noturno), Barra do Bugres (Noturno), Cáceres (Matutino), Diamantino (Noturno) e Pontes e Lacerda (Noturno)

Enfermagem (Integral): Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra

Medicina (Integral): Cáceres

 

CONFIRA ONDE ESTÃO NOSSOS CURSOS:

Alta Floresta: Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Direito (Noturno) e Engenharia Florestal (Noturno)

Alto Araguaia: Ciência da Computação (Integral), Letras (Noturno) e Pedagogia (Noturno)

Barra do Bugres: Arquitetura e Urbanismo (Integral), Ciência da Computação (Integral), Direito (Noturno), Engenharia de Alimentos (Integral), Engenharia de Produção (Integral) e Matemática (Noturno)

Cáceres: Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Integral), Ciência da Computação (Noturno), Direito (Noturno), Educação Física (Integral), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Geografia (Noturno), História (Noturno), Letras (Noturno), Matemática (Noturno), Medicina (Integral) e Pedagogia (Noturno)

Governo central e local

Diamantino: Administração (Noturno), Direito (Noturno) e Enfermagem (Integral)

Juara: Administração (Noturno) e Pedagogia (Noturno)

Nova Mutum: Administração (Noturno), Agronomia (Integral) e Ciência da Computação (Noturno)

Nova Xavantina: Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno) e Engenharia Civil (Integral)

Pontes e Lacerda: Direito (Noturno), Física (Noturno) e Zootecnia (Integral)

Sinop: Administração (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Contábeis (Noturno), Engenharia Civil (Integral), Engenharia Elétrica (Integral), Geografia (Noturno), História (Noturno), Matemática (Noturno), Medicina Veterinária (Integral) e Pedagogia (Noturno)

Tangará da Serra: Administração (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral) e Engenharia Civil (Integral)

 

 

 

 

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Em reunião com eleitores Jerônimo Gonçalves diz que viabilização de Centro de Hemodinâmica em Cáceres será primeiro pleito na AL

Published

on

Por Assessoria

Representantes de vários segmentos tem manifestado apoio à candidatura a deputado estadual do vereador Jerônimo Gonçalves (PL). A uma semana da oficialização do nome na Convenção Partidária, Jerônimo já realizou três reuniões com pessoas dos segmentos da construção civil, segurança e Educação.

Após a oficialização da candidatura, na segunda-feira, Jerônimo Gonçalves se reuniu na residência da professora Maria Stefânia, do policial João, da PRF e do empresário da construção civil Júnior Saes.

“São pessoas que já me conhecem, estão manifestando apoio de forma espontâneas. E eu estou mostrando o nosso plano de trabalho, assim que eleito para representar a nossa população na Assembleia Legislativa” afirmou lembrando que já existem várias outras reuniões agendadas para os próximos dias.

Durante as reuniões, o candidato ressaltou que a questão da saúde, em Cáceres, será uma de suas bandeiras de luta. “Teremos um olhar especial para a saúde de nossa população” disse assinalando que “o nosso sistema de saúde é precário. Temos que lutar muito. Será nossa bandeira de luta”.

Leia mais:   Acadêmico da Unemat morre ao bater moto contra caminhonete na BR-174, em Pontes e Lacerda

Cita como exemplo, a falta de maior atenção para o Hospital Regional que em sua avaliação “carece de uma política de saúde continuada. Chega de amadorismo”. E, em relação ao Hospital São Luiz, hoje uma continuidade do Hospital Regional, segundo ele, “deixou de ser nossa referência em atendimento”.

Outra questão lembrada por Jerônimo é a implantação, em Cáceres, de um Centro de Hemodinâmica – setor que realiza exames e tratamentos médicos avançados por meio de técnicas minimamente invasivas, focando principalmente nas áreas de cardiologia, neurologia e cirurgia vascular.

“O Centro de Hemodinâmica sempre foi prometido por políticos mas nunca saiu do papel. Enquanto isso, moradores de Cáceres e da região que necessitam de um diagnóstico ou tratamento de problemas nos vasos sanguíneos e no coração sem a necessidade de cirurgias abertas tradicionais, tem que recorrer em outros município, caso contrário morrem sem atendimento em nossa cidade. O nosso primeiro pleito será viabilizar esse centro em nossa cidade”.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Câmara de Cáceres realiza sessões extraordinárias nesta quarta-feira para votar projetos de habitação popular

Published

on

Propostas autorizam participação no Minha Casa, Minha Vida e criam incentivos fiscais para moradias de interesse social

por Marcio Camilo da Cruz

A Câmara Municipal de Cáceres realizará sessões extraordinárias nesta quarta-feira (29/07), com início às 9h, no plenário da Casa. Os vereadores vão debater e votar dois projetos que podem trazer novas moradias populares para o município.

Projeto 1: Autorização para aderir ao Minha Casa, Minha Vida

O Projeto de Lei nº 24/2026, enviado pela prefeita Eliene Liberato, autoriza o Município a participar do Programa Minha Casa, Minha Vida e a receber um imóvel da União para construir empreendimentos habitacionais de interesse social.

Na prática, o projeto permite que Cáceres entre na linha FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) do programa, voltada para famílias de baixa renda (Faixa 1) – aquelas com renda bruta mensal de até R$ 3.200,00. Nessa modalidade, o Governo Federal paga a maior parte do valor do imóvel.

Já o município fica responsável por:

– Disponibilizar os terrenos para os empreendimentos;
– Fornecer informações urbanísticas necessárias;
– Emitir diretrizes, certidões e licenças de sua competência;
– Selecionar e indicar as famílias que serão beneficiadas.

Leia mais:   Erro em alvará deixa homem preso por mais de um ano em Cáceres

Na mensagem enviada junto com o projeto, a prefeita Eliene Liberato destacou que a proposta tem “mérito social inquestionável, além do amparo legal no âmbito da competência legislativa municipal e nos preceitos constitucionais de promoção do direito à moradia”.

Projeto 2: Desoneração fiscal para atrair construtoras

O segundo projeto, Projeto de Lei Complementar nº 007/2026, cria o Programa Municipal de Desoneração Fiscal da Habitação de Interesse Social. O objetivo é conceder incentivos fiscais para empreendimentos ligados ao Minha Casa, Minha Vida financiados com recursos de fundos federais como:

– FAR (Fundo de Arrendamento Residencial);
– FDS (Fundo de Desenvolvimento Social);
– FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social);
– FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

O projeto prevê isenções e reduções de tributos municipais, como:

– IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano);
– ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis);
– ISSQN (Imposto sobre Serviços).

Segundo o Executivo, a medida busca atrair construtoras e fortalecer a política habitacional da cidade, tornando mais viável a construção de moradias populares.

Leia mais:   Marcos Ribeiro participa de convenção do PSD e reforça projeto à Assembleia

Serviço

As sessões extraordinárias serão abertas ao público e transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube.

Data: Quarta-feira, 29 de julho
Horário: 9h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Cáceres

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana