Sem categoria

Várzea Grande amplia ações para a população idosa com projeto VG 60+

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande autorizou a execução do projeto “VG 60+ – Experiência que Transforma”, iniciativa voltada ao fortalecimento das políticas públicas para a pessoa idosa no município. O projeto contará com R$ 303.500,00 em recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa e será executado pela Associação de Promoção dos Direitos Humanos Vale do Rio Cuiabá (APROVALE), por meio de Termo de Fomento, sem utilização de recursos do Tesouro Municipal.

Com duração de seis meses, a iniciativa deverá atender 200 pessoas com 60 anos ou mais, residentes em Várzea Grande, com prioridade para idosos em situação de vulnerabilidade social, isolamento e fragilidade de vínculos familiares.

O projeto prevê ações integradas de convivência, cultura, memória, lazer, cidadania e fortalecimento de vínculos sociais e comunitários, ampliando as oportunidades de participação da população idosa na vida comunitária e fortalecendo as ações de promoção e defesa de direitos.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Várzea Grande (CMI/VG), Cilbene Maria Rosa da Conceição, a iniciativa representa um avanço na construção de uma política pública mais participativa e integrada.

“O VG 60+ nos permite olhar para o idoso não apenas como alguém que precisa de proteção, mas como uma pessoa que tem história, conhecimento, cultura e muito a contribuir com a sociedade. O eixo Mestres da Memória é um exemplo disso, porque valoriza os saberes e as histórias daqueles que ajudaram a construir Várzea Grande”, destacou.

Segundo Cilbene, a iniciativa também contribui para reconhecer o papel social e cultural da população idosa.

“Esse projeto representa um avanço importante para a política da pessoa idosa em Várzea Grande. Estamos fortalecendo o Conselho Municipal, qualificando nossos conselheiros e, principalmente, ampliando os espaços de participação, convivência e valorização da pessoa idosa”, afirmou.

Leia mais:   Assembleia que escolherá data de entrega do Residencial Jardim Califórnia será no próximo dia 07

Um dos eixos do projeto está relacionado ao fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, contribuindo para ampliar sua capacidade de articulação e participação na política municipal.

A iniciativa contempla apoio à reestruturação institucional do Conselho e à atualização das legislações relacionadas ao órgão e ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa, criando novas bases para a organização e o desenvolvimento das ações voltadas à população 60+.

“O fortalecimento do Conselho e a capacitação permanente dos conselheiros são fundamentais para que possamos ampliar a articulação e garantir uma atuação cada vez mais qualificada na defesa dos direitos da pessoa idosa”, explicou Cilbene.

O VG 60+ também prevê ações intergeracionais, aproximando pessoas idosas de diferentes gerações e criando espaços de convivência, troca de experiências e participação social.

A proposta prioriza pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, isolamento e fragilidade de vínculos familiares, contribuindo para ampliar a convivência comunitária e o acesso às ações de proteção e garantia de direitos.

Outro eixo do projeto é o “Mestres da Memória”, voltado à valorização da cultura popular de Várzea Grande. A iniciativa reconhece as pessoas idosas como guardiãs da memória, dos saberes e das tradições culturais do município.

“O projeto também mostra que a pessoa idosa não deve ser vista apenas como beneficiária de políticas públicas. Ela é protagonista, tem conhecimento, experiência e memória, e pode contribuir para toda a sociedade”, acrescentou a presidente do Conselho.

O projeto ainda contempla a ampliação da articulação do município com a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RENADI), fortalecendo a integração entre os diferentes atores envolvidos na promoção e defesa dos direitos desse público.

Leia mais:   Fórum coloca crédito rural e recuperação judicial no centro do debate

Dessa forma, a iniciativa busca integrar proteção social, convivência, participação cidadã, cultura, memória e defesa de direitos, contribuindo para uma política pública mais articulada para a população idosa.

A autorização para a parceria foi assinada em 21 de setembro de 2026 pela secretária interina de Assistência Social, Taynara Morais Humbelino de Jesus, após parecer jurídico favorável da Procuradoria-Geral do Município.

“A gestão municipal tem buscado ampliar as ações voltadas à população 60+ e fortalecer a atuação do Conselho Municipal e da rede de proteção, com foco na valorização da pessoa idosa, no envelhecimento ativo e na garantia de direitos”, afirmou a secretária.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sem categoria

Vovô Zeid celebra Dia do Idoso com inauguração de piscina e ações de saúde

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande prepara uma programação especial para marcar o Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, com ações voltadas à saúde, ao bem-estar e à valorização da população idosa. As atividades serão realizadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Vovô Zeid Sacre, a partir das 8h.

Entre os destaques da programação está a inauguração da piscina do Centro de Convivência, que passa a integrar a estrutura destinada às atividades desenvolvidas com os idosos atendidos pelo espaço. A nova estrutura conta com barras de segurança, tapete antiderrapante e cadeira especial para pessoas cadeirantes.

A programação também contará com atendimentos de saúde, incluindo teste de glicemia, aferição da pressão arterial, acupuntura e atividades físicas funcionais. Outro momento previsto é a palestra sobre saúde com o médico Pedro Lobato, que abordará temas relacionados aos cuidados com a saúde e à qualidade de vida durante o envelhecimento.

A iniciativa é realizada pelo CCI Vovô Zeid Sacre, com apoio da Associação dos Terapeutas Holísticos Sem Fronteiras (ATHSF), da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande.

Leia mais:   Várzea Grande e parceiros oferecem cursos gratuitos para quem quer empreender no turismo

“A programação integra as ações de valorização da pessoa idosa e reforça a importância de oferecer espaços de convivência, atividades e serviços que contribuam para um envelhecimento mais saudável e com qualidade de vida”, destaca a coordenadora do Vovô Zeid, Leda Márcia.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

Estudantes de Várzea Grande preparam encerramento do projeto ‘Círculo da Paz’ com exposição no Fórum

Published

on

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Joaquim da Cruz Coelho, em Várzea Grande, estão na fase final dos preparativos para o encerramento do projeto Círculo da Paz. A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), promove reflexão, diálogo e integração no ambiente escolar.

A culminância das atividades ocorrerá no dia 29 de setembro, com uma programação realizada no ambiente escolar. Já no dia 23 de outubro, os estudantes participarão de uma visita ao Fórum de Várzea Grande, onde farão uma exposição das obras de arte produzidas ao longo do projeto.

De acordo com a pedagoga Marlene Silva Rodrigues, que coordena o Círculo da Construção de Paz na unidade, o projeto desenvolve ações voltadas ao trabalho com valores e relações humanas no cotidiano escolar, além de proporcionar formação continuada aos alunos. Segundo ela, a iniciativa tem gerado impactos positivos em toda a comunidade escolar.

“Os alunos têm se dedicado muito às atividades propostas e o resultado tem surpreendido a todos. Muitos talentos foram descobertos. Eles estão ansiosos pela culminância do projeto”, afirmou a pedagoga.

Leia mais:   Plantio chega a 0,5% entre calor, seca, frio e excesso de chuvas

As oficinas de artes foram um dos destaques da iniciativa. A professora Maria Eliza Pompeu explica que o processo exigiu concentração e dedicação dos participantes.

“A pintura exige muita concentração e a técnica é algo que se aprende com o tempo. Os alunos desta unidade assimilaram rapidamente os ensinamentos e, mesmo sem experiência anterior com arte e desenho, surpreenderam pela qualidade dos trabalhos finalizados”, avaliou.

Para os estudantes, a experiência trouxe novas perspectivas e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades. É o caso de Yasmin Sofia de Almeida Porto, aluna do 8º ano e participante do projeto. Embora sempre tenha gostado de desenhar, ela conta que descobriu sua afinidade com a pintura durante as aulas na escola.

“Com a orientação da professora, passei a prestar mais atenção aos traços e às cores. A partir daí, comecei a me soltar e, hoje, consigo criar os desenhos e utilizar as cores com muito mais precisão”, relatou a estudante.

A diretora da unidade escolar, Rosalina, também destacou a importância da iniciativa para os alunos.

“O Círculo da Paz é um momento importante para nossos alunos, porque permite que eles expressem o que sentem, desenvolvam a criatividade e compreendam que o respeito e o diálogo são fundamentais para uma boa convivência. Iniciativas como essa contribuem para tornar a escola um espaço cada vez mais acolhedor e favorável ao diálogo. Estamos muito felizes com o envolvimento dos estudantes, que compreenderam a proposta do projeto e têm se dedicado durante as atividades”, comemorou.

Leia mais:   Legislação e Normas da SMECEL amplia atendimento à população em novo endereço

Além da EMEB Joaquim da Cruz Coelho, o projeto Círculo da Paz vem sendo adotado por instituições públicas, organizações sociais e municípios que, assim como Várzea Grande, incorporam a proposta como política pública permanente.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana