Cáceres e Região
Transporte gratuito para universitários avança em Poconé e beneficia estudantes da IFMT de Cáceres após decreto da Prefeitura

Foto de Roberto Marques
Após a implantação do transporte gratuito para estudantes do IFMT São Vicente, a Prefeitura de Poconé ampliou o benefício aos acadêmicos do IFMT Campus Cáceres. A medida, oficializada por decreto, atende a uma antiga reivindicação do vereador Benedito Aurélio e promete reduzir significativamente os custos enfrentados pelos estudantes do município.
A Prefeitura de Poconé deu mais um passo para fortalecer o acesso ao ensino técnico e superior ao ampliar o transporte estudantil gratuito para os alunos do IFMT Campus Cáceres. O benefício foi oficializado por meio de decreto assinado pelo prefeito Dr. Jonas Moraes e já está em vigor. A iniciativa amplia uma política pública que já atendia estudantes do IFMT São Vicente e representa um importante avanço para dezenas de famílias poconeanas.
Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (13) ao MT em Foco, o secretário municipal de Educação, Jean Silva, explicou que o município já possuía uma lei, sancionada em março deste ano, garantindo transporte gratuito aos estudantes do IFMT São Vicente, na Serra de São Vicente. Segundo ele, o serviço tem apresentado resultados positivos e atualmente beneficia cerca de 30 alunos, que utilizam semanalmente o veículo conhecido como “Amarelinho”.
De acordo com Jean Silva, o transporte parte de Poconé às segundas-feiras e retorna às sextas-feiras, oferecendo segurança, comodidade e economia aos estudantes. Para ter direito ao benefício, os interessados devem ser residentes e domiciliados no município e realizar cadastro junto ao setor de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação, coordenado pelo secretário adjunto Leonardo Araújo.
O secretário anunciou ainda que a administração municipal decidiu ampliar o programa para atender também os estudantes do IFMT Campus Cáceres. Conforme explicou, a decisão foi tomada após estudos de impacto financeiro realizados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, que comprovaram a viabilidade da implantação do serviço sem comprometer o orçamento do município.
Jean Silva destacou que a iniciativa nasceu a partir de uma indicação apresentada pelo vereador Benedito Aurélio, que levou ao Poder Executivo a reivindicação de diversos estudantes que enfrentavam dificuldades financeiras para custear o deslocamento até Cáceres. Segundo o secretário, o parlamentar atuou como interlocutor entre a população e a administração municipal, contribuindo para a construção da solução.
Ainda segundo o secretário, o custo operacional do novo serviço foi cuidadosamente planejado. O gasto mensal com combustível gira em torno de R$ 2 mil, além das horas extras destinadas ao motorista responsável pelo transporte. Mesmo assim, a Prefeitura optou por investir na iniciativa por entender que a educação deve ser tratada como prioridade e instrumento de desenvolvimento social.
Jean Silva ressaltou que, embora o transporte para estudantes do ensino técnico e superior não seja uma obrigação constitucional dos municípios, a gestão do prefeito Dr. Jonas Moraes e da vice-prefeita Camila Silva decidiu ampliar os investimentos na área educacional. “Queremos que Poconé seja referência em educação. Para isso, precisamos apoiar nossos estudantes também no ensino técnico e superior, contribuindo para a formação de profissionais que futuramente poderão colocar seus conhecimentos a serviço do município”, afirmou.
Autor da lei que garantiu o transporte aos estudantes do IFMT São Vicente e defensor da ampliação do benefício aos acadêmicos do IFMT Campus Cáceres, o vereador Benedito Aurélio comemorou a publicação do decreto. Em entrevista ao MT em Foco, ele classificou a medida como uma conquista histórica para a juventude poconeana e agradeceu o empenho da gestão municipal e da equipe da Secretaria de Educação.
O parlamentar lembrou que acompanhou todo o processo desde o início do ano e destacou que o projeto foi resultado de muito diálogo, estudos técnicos e compromisso com a educação. Ex-aluno do IFMT, Benedito afirmou conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pelos estudantes que precisam se deslocar diariamente para concluir seus estudos. Segundo ele, cada acadêmico poderá economizar, em média, mais de R$ 1 mil por mês, dependendo da frequência das viagens, valor que antes comprometia significativamente o orçamento das famílias.
Ao finalizar a entrevista, o vereador agradeceu ao prefeito Dr. Jonas Moraes, à vice-prefeita Camila Silva, ao secretário Jean Silva, ao secretário adjunto Leonardo Araújo e a toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação pelo trabalho desenvolvido. Ele afirmou que a ampliação do transporte gratuito representa mais do que um benefício financeiro: trata-se de um investimento no futuro da juventude de Poconé, em Mato Grosso, fortalecendo o acesso ao ensino técnico e superior e criando oportunidades para que mais estudantes realizem o sonho da formação profissional.
Por Roberto Marques
Cáceres e Região
Ricardo Castella desmente recuo de pré-candidatura; apontada como substituta vereadora Elis Enfermeira garante “nosso candidato é Ricardinho”

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias
O empresário Ricardo Castella, presidente do PL, em Cáceres, descarta a possibilidade de desistir de sua pré-candidatura a deputado estadual, por Cáceres, conforme foi noticiado por um site da Capital. “A nossa candidatura está consolidada. Deve ter havido um mal-entendido pela reportagem” assegurou em contato com o site Expressão Notícias.
O desmentido do pré-candidato é corroborado pela vereadora Elis Enfermeira, também do PL. Ela foi citada como eventual substituta de Castella na corrida à Assembleia Legislativa. “Não sou candidata. Não existe nada disso. O nosso candidato (do PL) é Ricardinho. Ainda não é o meu momento” garantiu.
Ricardo Castella disse que, além do apoio das principais lideranças do partido, tanto a nível estadual, quando nacional, a sua pré-candidatura está tendo respaldo da população. “O povo de Cáceres tem demonstrado apoio à nossa pré-candidatura. E, isso nos dá confiança para lutar e se Deus quiser eleger para representar a nossa população na Assembleia Legislativa”.
Por outro lado, além de desmentir informações de que estaria na eminência de substituir Castella, a vereador Elis Enfermeira, afirmou que seu projeto político é assumir a presidência da Câmara Municipal. “A Câmara de Cáceres é uma das mais antigas do Estado contudo nunca foi presidida por uma mulher. Neste ano, vou colocar o meu nome na disputa. Sou pré-candidata a presidente não a deputada”.
O imbróglio sobre o tema veio à tona, no início desta semana, após o incidente envolvendo o pré-candidato do PL, Ricardo Castella, que montou e caiu de um touro de quase uma tonelada, durante o III Fronteira Rodeio Fest, em Cáceres, no último sábado. Na queda ele fraturou a clavícula, foi submetido à uma cirurgia em Cuiabá. Já fora de perigo deve retornar em Cáceres ainda hoje.
Cáceres e Região
EM CÁCERES Primo de Ana Castela é ferido por boi e desiste da disputa pra deputado em MT – vídeo

Ricardo Castella, no momento em que cai do touro e fica ferido e, depois, no hospital
Por Romilson Dourado
O pecuarista Ricardo Castella, presidente do PL de Cáceres e primo da cantora Ana Castela, quase pagou com a vida a brincadeira de montar num touro de quase uma tonelada, durante o III Fronteira Rodeio Fest, em Cáceres, no último sábado.
Até então pré-candidato a deputado estadual, Ricardo virou “estrela” e patrocinador do evento solidário, batizado de Desafio do Bem, cobrando de entrada das pessoas 1 kg de alimento não perecível para ajudar a Apae de Cáceres. E se inscreveu como um dos que iriam entrar na arena para montar num touro, assim como os amigos Diego Peixoto e Pedro Artedes, junto com outros peões.
Só aguentou 7 segundos no lombo do boi, que, após derrubá-lo, pisou em sua clavícula. Ricardo foi socorrido às pressas, passou por cirurgia e, para realinhar e estabilizar as fraturas ósseas, recebeu implantes de placas e parafusos. Saiu do hospital nesta segunda.
Depois do susto, o empresário não quer mais saber nem de disputar vaga de deputado. Aliás, já sabia que não teria mesmo chances de êxito nas urnas. Vai abrir vaga na chapa do PL para a vereadora cacerense Elis Enfermeira.
-
Mato Grosso6 dias agoPolícia Civil deflagra 2ª fase da Operação ‘Incarceratus’ e cumpre mandados em presídio de Sinop
-
Cáceres e Região5 dias agoGranada antiga é encontrada no centro de Cáceres e detonada com segurança por equipe especializada
-
Cultura5 dias agoRádio Assembleia estreia Bandas de Cá, com destaque para o rock mato-grossense
-
Cáceres e Região5 dias agoMPF abre procedimento para reforçar combate ao garimpo ilegal no Sararé
-
Cáceres e Região6 dias agoInteligência da PM aponta que facções usam menores em escalada da violência em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias agoCâmara barra requerimento de Pastorello sobre contrato de 11,5 milhões
-
Cáceres e Região5 dias agoGoverno prevê pedágio em rodovias que ligam municípios de Cáceres e Barra do Bugres – MT 343 e outras
-
Política5 dias agoALMT fortalece ações de proteção de dados em visita técnica à ANPD, em Brasília


