Mato Grosso
Governo de MT sanciona lei que determina escolas estaduais a abordar prevenção à violência doméstica e lança site
O Governo de Mato Grosso lançou, nesta quarta-feira (1º.7), o site Mulher MT, um espaço virtual que agrega orientações, dados, materiais educativos e informações sobre a Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Também foi sancionada a lei que torna obrigatória a abordagem pedagógica de prevenção à violência contra as mulheres nos currículos das escolas da rede estadual de ensino.
O site Mulher MT foi desenvolvido de forma integrada pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Casa Civil e Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão, Segurança Pública e Comunicação. Nele, estão endereços e contatos de locais onde as vítimas de violência podem ser acolhidas, vídeos dando respostas aos questionamentos frequentes, indicadores, além de serviços, como a abertura de ocorrências para denúncias. Para acessar, o endereço é fácil: mulher.mt.gov.br.
“Estamos atuando em várias frentes com muito rigor no combate à violência contra mulher, pois precisamos avançar cada dia mais para mudarmos essa realidade que aflige todo o Brasil. Aqui em Mato Grosso, estaremos com rigor nas ruas, com nossas forças de segurança; e nas políticas públicas, com o Gabinete de Enfrentamento, para conseguirmos evoluir e ver essa realidade começar a mudar no Estado”, destacou o governador Otaviano Pivetta.
Foto: Jana Pessôa/Secom-MT
A chefe do Gabinete de Enfrentamento, Mariell Antonini, explicou que o site reúne informações de combate à violência contra a mulher em um só lugar e para vários públicos: vítimas, formadores de opinião e formadores de políticas públicas.
“Esse é um trabalho que foi realizado já dentro do programa Mato Grosso em Defesa das Mulheres, que lançamos em abril. Nosso objetivo era ter um espaço com todas as informações reunidas para complementar nossa luta contra esse fenômeno complexo que temos em todo o Brasil, que é a violência contra a mulher”, disse.
Foto: Jana Pessôa/Secom-MT
Durante o evento, o governador sancionou a lei que determina que o tema seja abordado de forma interdisciplinar em toda a rede estadual de ensino. Ele pontuou que a violência contra as mulheres tem raízes profundas na sociedade brasileira e que somente aprendendo desde jovens a identificar o que é violência, esse mal poderá ser combatido e “extirpado da sociedade”.
“Na prática, os estudantes vão aprender matemática, por exemplo, com os dados do tema no Estado, e Português, aprendendo a identificar e não usar a linguagem violenta. Os professores já estão sendo preparados desde o começo do ano não só para atuar dessa forma, mas para também identificar as situações de violência e acolher quem precisar”, explicou a secretária de Estado de Educação, Flávia Soares.
Participaram da cerimônia os secretários Basílio Bezerra (Planejamento), Mayran Beckman (Desenvolvimento Econômico), Andreia Fujioka (Agricultura Familiar), Juliano Melo (Saúde); a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Maidel; o comandante-geral da PM, cel. Fernando Tinoco; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, cel. Glêdson Vieira; o diretor-geral da Politec, Jaime Trevisan; as vereadoras de Cuiabá, Maysa Leão e Baixinha Giraldeli, entre outras autoridades.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Civil prende em flagrante agiota por ameaça e extorsão contra idoso em Cuiabá
Um homem suspeito de crimes de ameaça e extorsão praticados contra um idoso, em razão de empréstimos abusivos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (1º.07), por policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá.
A prisão ocorreu após a vítima, de 70, procurar a unidade policial e denunciar que vinha sendo coagida pelo suspeito de atuar com agiotagem, que exigia o pagamento de R$ 3,4 mil mesmo após um empréstimo anteriormente contraído já ter sido quitado.
Segundo as informações, o investigado, de 71 anos, fazia cobranças indevidas à vítima e para intimidá-la, afirmava que acionaria integrantes de uma facção criminosa caso o valor não fosse pago.
As ameaças também foram direcionadas ao filho da vítima, que recebeu mensagens de áudio via aplicativo de celular, nas quais o suspeito afirmava que “quebraria” o pai caso a cobrança não fosse atendida.
Assim que tomou conhecimento dos fatos, a equipe da Derf Cuiabá iniciou diligências e levantamentos para localizar o suspeito, que foi encontrado nas dependências de um supermercado localizado no bairro CPA II, onde foi abordado e conduzido à delegacia.
Durante a oitiva, o suspeito alegou ter emprestado a quantia de R$ 3,4 mil à vítima há cerca de cinco meses e afirmou que o valor não teria sido devolvido.
Porém, diante dos elementos reunidos pela investigação e das circunstâncias apuradas, o conduzido foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Sema e parceiros promovem 1º mutirão itinerante de conciliação ambiental no interior do Estado
O município de Apiacás, distante 972 Km de Cuiabá, sediou nesta quarta-feira (01), o primeiro mutirão itinerante de conciliação ambiental. A iniciativa foi desenvolvida no município por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Procuradoria-Geral do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).
Foram submetidos à tentativa de conciliação 145 processos relacionados à aplicação de multas ambientais, apreensões, embargos, entre outras medidas restritivas de direito, nos municípios de Apiacás e Guarantã do Norte. Desse total, 45 tramitam na esfera administrativa e o restante é objeto de inquérito civil e de ações civis públicas.
Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, mais de e 50% da área territorial do município de Apiacás está localizada em terras indígenas e unidades de conservação. Centenas de pequenos produtores foram autuados por cometerem infrações ambientais.
“O nosso objetivo é levar aos cidadãos, que possuem menores condições de acesso, as possibilidades de regularização, soluções paras as infrações que foram aplicadas e alternativas para regularização ambiental de seus imóveis rurais. Esperamos, com isso, oferecer condições para que esta população retorne à legalidade e comece a empreender com acesso a créditos e dentro dos parâmetros legais”, afirmou a secretária.
O promotor de Justiça que atua em Apiacás, Adalberto Biazotto, enfatiza que no mutirão de conciliação ambiental não há qualquer tipo de restrição aos aspectos legais. “Há o cumprimento integral da lei, da proteção ambiental e da recuperação integral do dano”, ressaltou.
O promotor esclareceu, no entanto, que em razão da realidade local e após muito diálogo, as instituições envolvidas elaboraram termo de ajustamento de conduta levando em consideração a realidade fática da comunidade Universal, localizada no município.
“São pequenos proprietários que possuem o cadastro da agricultura familiar, com indícios de que foram ludibriados quando da aquisição de suas terras com a promessa de que poderiam abrir a área para produzir e, na verdade. a realidade não era essa”, explicou o promotor de Justiça.
Também participaram da solenidade de abertura do mutirão, o prefeito de Apiacás, Júlio Cesar dos Santos; o promotor de Justiça em Cuiabá, Marcelo Vacchiano; o procurador do Estado, Davi Maia; o advogado ambiental, Anderson Davi Maciel; o defensor público Leandro Martins, e o secretário executivo da Sema, Alex Marega.
Fonte: Governo MT – MT
-
Carros e Motos5 dias ago3 motivos para olhar com atenção para o seguro do carro clássico
-
Mulher5 dias agoLei cria semana de conscientização sobre deepfakes e pornografia não consensual em Mato Grosso
-
Cáceres e Região6 dias agoBebê de sete meses é resgatado pela PM em boca de fumo durante suspeita de ‘salve’ em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias agoCacerense conquista vaga para representar o Brasil em competição milionária de rédeas nos Estados Unidos
-
Cáceres e Região5 dias agoTrês são presos em flagrante pela PM suspeitos por tráfico de drogas em Cáceres
-
Destaque5 dias agoGoverno de Mato Grosso paga salários dos servidores nesta segunda-feira (29)
-
Cáceres e Região4 dias agoHomem enfrenta policiais em abordagem, leva tiro e é preso em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias agoDos pré candidatos de Cáceres, Ricardo Castella é o único que aparece em pesquisa


