Sem categoria
CAPS TM III promove palestra sobre saúde mental e reforça importância da escuta e do acolhimento
Em alusão ao Setembro Amarelo, o CAPS TM III realizou nesta sexta-feira (18) uma palestra voltada aos pacientes da unidade, com orientações sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e a importância de estar atento aos sinais apresentados por familiares e amigos.
Durante o encontro, a psicóloga Dra. Eliane Mansour destacou que buscar ajuda profissional não deve ser visto como sinal de fraqueza e que não é preciso esperar o sofrimento chegar a um estágio grave para procurar atendimento.
“A pessoa que procura ajuda já está, muitas vezes, em um estágio em que não consegue se regular. Essa fragilidade precisa ser validada. Saúde mental ainda é muito incompreendida e muitas pessoas associam o tema à loucura, mas não é isso”, explicou.
Segundo a psicóloga, procurar ajuda também é uma oportunidade de autoconhecimento e cuidado. “Nem sempre é necessário estar em um estágio muito ruim para procurar ajuda. O sofrimento é particular e, muitas vezes, invisível. Reconhecer essa fragilidade e buscar apoio é uma forma de cuidado”, acrescentou.
O psiquiatra Dr. Jaime Benevides também participou da conversa e chamou a atenção para os comportamentos que podem esconder um sofrimento emocional. Ele falou sobre a chamada “falsa alegria” e sobre como a sociedade atual, marcada pela competitividade, pelo consumo e pela exposição constante nas redes sociais, pode criar uma imagem de felicidade que nem sempre corresponde à realidade.
“Precisamos estar alertas conosco mesmos e com a nossa saúde mental. É preciso estar atento ao que vemos, ouvimos, sentimos, pensamos e falamos e, acima de tudo, ao que fazemos”, orientou.
Durante a palestra, o profissional reforçou ainda a importância de observar mudanças de comportamento, como isolamento, alterações na forma de falar ou de se relacionar, e outros sinais que possam indicar que alguém está passando por um momento difícil.
A orientação é que familiares e amigos pratiquem uma escuta ativa, demonstrem presença e acolhimento e, quando necessário, ajudem a pessoa a buscar atendimento com um profissional de saúde.
Após a palestra, a equipe do CAPS preparou um lanche para os pacientes, encerrando o momento de conversa e acolhimento de forma leve e descontraída.
Galeria de Fotos (4 fotos)
Sem categoria
Vacinação contra a influenza chega às escolas para ampliar proteção dos estudantes
Além das ações de conscientização, a equipe da Unidade de Saúde do bairro Água Limpa também aproveitou a presença dos estudantes na escola para levar a vacinação contra a influenza. A ação foi realizada nos dois períodos, atendendo os alunos do Colégio Estadual Elmaz Gattas que tinham autorização dos pais ou responsáveis para receber a vacina.
Ao todo, foram administradas mais de 170 doses da vacina contra a influenza, facilitando o acesso dos adolescentes à imunização e aproximando ainda mais a unidade de saúde da comunidade escolar.
Para o gerente da unidade, Emerson Duarte, ações como essa são importantes não apenas para ampliar a cobertura vacinal, mas também para fortalecer o vínculo entre a saúde e a escola.
“A vacinação é uma forma de prevenção e proteção. Quando conseguimos levar esse serviço para dentro da escola, facilitamos o acesso dos alunos e também aproximamos a equipe de saúde da comunidade escolar. É um trabalho que ajuda a cuidar dos nossos jovens e de toda a comunidade”, destacou.
E, apesar de ser um procedimento rápido, a aplicação da vacina também rendeu momentos de descontração. Alguns alunos chegaram ansiosos e até com medo da agulha. O nervosismo acabou virando motivo de brincadeiras e risadas entre os colegas e a equipe, deixando o ambiente mais leve.
Entre uma brincadeira e outra, os estudantes encararam a tão temida picadinha e saíram imunizados.
Galeria de Fotos (3 fotos)
Sem categoria
Flávia Moretti visita moradora e reforça apoio da assistência social
Flávia Moretti visita moradora e reforça apoio da assistência social
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, visitou na manhã deste sábado (19) a moradora Renata Gabriely, de 24 anos, que passou por um período de grande exposição após uma acusação de maus-tratos contra dois cães que estavam sob seus cuidados. O caso repercutiu nas redes sociais e também evidenciou a situação de vulnerabilidade enfrentada pela jovem.
Durante a visita, Flávia destacou a trajetória de superação de Renata, que rompeu um ciclo de violência doméstica, retomou os estudos e atualmente cursa técnico em enfermagem, com acompanhamento da rede de proteção do município.
“Renata é uma mulher, mãe, jovem, de 24 anos, que rompeu o ciclo de violência doméstica, voltou a estudar, está fazendo curso técnico de enfermagem e está refazendo a vida dela. Isso mostra que ela procurou o caminho certo, a assistência social de Várzea Grande, onde está recebendo apoio psicológico”, afirmou.
Renata conta com acompanhamento do CRAS, Conselho Tutelar e Assistência Social e afirma que as rodas de conversa foram importantes para conhecer seus direitos e recuperar a confiança.
“Agora sei dos meus direitos e que não estou sozinha nessa luta. Só tenho a agradecer e, sempre que posso, compartilho minhas experiências para que outras mulheres não tenham medo de denunciar a violência doméstica”, relatou.
O encontro foi marcado por acolhimento e escuta, reforçando o papel da rede de proteção no apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Galeria de Fotos (1 foto)
-
Estadual7 dias agoProcuradoria Especial da Mulher da ALMT leva campanha digital sobre Setembro Amarelo para municípios do estado
-
Cáceres e Região6 dias agoIFMT Campus Cáceres realiza 11º Encontro de Egressos e Comunidade Histórica neste sábado (19).
-
Cáceres e Região6 dias agoFora de casa, Cacerense vence o Sorriso na estreia da Copa FMF 2026
-
Cáceres e Região5 dias agoTrabalhador rural fica gravemente ferido após emboscada com facão em Cáceres
-
Cultura5 dias agoCacique Raoni é diagnosticado com câncer aos 94 anos e recebe cuidados paliativos
-
Cáceres e Região5 dias agoBombeiros socorrem família após carro sair da pista e capotar em ribanceira na MT-343
-
Cáceres e Região4 dias agoCom prisão preventiva aberta pela justiça de Cáceres “Duda” é localizada e presa pela Inteligência da 3ª CIPM
-
Cáceres e Região6 dias agoMPF dá 60 dias para Prefeitura de Cáceres agir no Facão e ameaça levar impasse à Justiça


