Sem categoria

“Acelera VG Regularização Fundiária” inicia cadastramento de famílias no bairro Alameda

Published

on

Teve início nesta terça-feira (07.07) o cadastramento das famílias do bairro Alameda, em Várzea Grande, que serão beneficiadas pelo programa Acelera VG Regularização Fundiária. A expectativa é atender cerca de 1.400 famílias, garantindo a regularização dos imóveis, segurança jurídica, valorização patrimonial e a ampliação de investimentos em infraestrutura na região.

A equipe técnica permanecerá na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, localizada na Travessa Independência nº 55, realizando os atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. O cadastramento seguirá até que todos os moradores aptos sejam atendidos.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon, a participação da população é fundamental para o andamento do processo.

“Estamos iniciando uma etapa muito importante para o bairro Alameda. Pedimos que todos os moradores compareçam com a documentação necessária para que possamos realizar o cadastramento de forma ágil e segura. Nosso compromisso é garantir que todas as famílias sejam atendidas e possam conquistar a escritura definitiva de seus imóveis”, destacou a secretária.

Para realizar o cadastro, os moradores devem apresentar um documento que comprove a posse ou aquisição do imóvel, como contrato de compra e venda, título de posse antigo ou IPTU, desde que constem a quadra e o lote. Também é necessário levar um comprovante de endereço da residência a ser regularizada.

Leia mais:   Várzea Grande sedia a maior vitrine da agricultura familiar da Baixada Cuiabana e reúne produtores de toda a região

Além disso, é obrigatória a apresentação dos documentos pessoais, conforme a situação civil:

Solteiros: certidão de nascimento, RG e CPF;
Casados: certidão de casamento, RG e CPF de ambos;
Divorciados: certidão de casamento com averbação do divórcio, RG e CPF do requerente e partilha de bens (se houver);
Viúvos: certidão de casamento, certidão de óbito do cônjuge, RG e CPF do requerente e partilha de bens (se houver);
União estável: escritura pública ou homologação judicial da união, certidão de nascimento, RG e CPF de ambos.

A Prefeitura reforça que todo o processo é gratuito. Não há cobrança de qualquer taxa durante a regularização fundiária, e os moradores devem ficar atentos para não cair em golpes. O programa é realizado em parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande, Intermat, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Consórcio Vale do Rio Cuiabá e Tribunal de Justiça de Mato Grosso por meio da Corregedoria Geral de Justiça.

“A regularização fundiária garante o direito à propriedade, facilita o acesso ao crédito, valoriza os imóveis e cria condições para que o poder público amplie os investimentos em infraestrutura e serviços públicos no bairro. Contamos com o comparecimento de todos os moradores”, enfatiza Manoela Rondon.

Leia mais:   Biblioteca Infantil Professora Nhazinha conquista certificação nacional e amplia acesso a investimentos para Várzea Grande

Outras informações pelo telefone (65) 98444-1086 – Superintendência de Desenvolvimento Urbano ou no site www.varzeagrande.mt.gov.br

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sem categoria

Prefeitura intensifica manutenção no Parque Flor do Ipê para prevenir incêndios e garantir segurança dos visitantes

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, ao longo desta semana, serviços de limpeza e manutenção no Parque Municipal Flor do Ipê, localizado na região do Grande Cristo Rei. Os trabalhos começaram na segunda-feira (6) e seguem até sexta-feira (10), com o objetivo de garantir mais segurança aos visitantes e reforçar a preservação da unidade de conservação ambiental.

Entre os serviços executados está a retirada de galhos, folhas secas e outros materiais orgânicos produzidos pela própria natureza, que, durante o período de estiagem, podem servir de combustível e favorecer a ocorrência de incêndios florestais.

Além da limpeza, as equipes realizam a manutenção da passarela elevada que percorre parte do parque. Algumas tábuas estão sendo substituídas por madeira de itaúba, conhecida pela alta resistência às intempéries e maior durabilidade, proporcionando mais segurança aos frequentadores.

O fiscal ambiental responsável pelos parques municipais, Edmilson Pinheiro, que coordena os serviços, destaca que as ações são preventivas e fazem parte do cronograma permanente de conservação dos espaços públicos.

“A limpeza é fundamental para reduzir o acúmulo de material vegetal seco, principalmente no período de estiagem, quando o risco de incêndios aumenta. Paralelamente, estamos substituindo tábuas da passarela por madeira de itaúba, que oferece maior resistência e amplia a vida útil da estrutura, garantindo mais segurança aos visitantes”, afirmou Edmilson Pinheiro.

O Parque Municipal Flor do Ipê possui aproximadamente 19 hectares de área, dos quais cerca de quatro hectares correspondem à área de preservação ambiental com trilhas suspensas, construídas devido às características alagadiças do terreno. Ao todo, são cerca de 750 metros de passarelas elevadas, que permitem a visitação ecológica com baixo impacto ambiental.

Leia mais:   Escola Municipal de Artes de Sinop sedia 1º Arraiá dos Escritores

A estrutura do parque também conta com parque infantil, quadra esportiva, bancos e mesas destinadas à prática de jogos como xadrez e dama. O espaço é voltado à contemplação da natureza, permitindo aos visitantes observar diversas espécies de plantas nativas da antiga várzea, além da fauna silvestre, composta por diferentes espécies de aves e pequenos mamíferos, como macacos, esquilos e tamanduás-mirins.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, reforça que a conservação da unidade depende tanto da manutenção realizada pelo município quanto da colaboração dos visitantes.

“O Parque Flor do Ipê é uma importante unidade de conservação ambiental de Várzea Grande. As ações de manutenção garantem a segurança da população e contribuem para a preservação desse patrimônio natural. Também contamos com a conscientização dos visitantes para que respeitem as normas de uso e ajudem a conservar esse espaço para as futuras gerações”, destacou o secretário.

Ricardo Amorim lembra que o horário de funcionamento do parque foi definido para garantir a proteção da fauna silvestre.

“O parque funciona diariamente, das 5h às 18h, e essa limitação de horário é necessária para preservar os hábitos da fauna que vive na unidade de conservação, reduzindo os impactos sobre os animais e assegurando o equilíbrio ambiental”, explicou.

Leia mais:   Brasil endurece controle sanitário para evitar bloqueio de exportações de carne à UE

A administração municipal reforça ainda que não é permitida a circulação de bicicletas nas pistas de caminhada nem a entrada de animais domésticos no parque. A visitação é gratuita e ocorre diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 5h às 18h.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

Prefeitura de Sinop realiza visita técnica na Praia do Cortado para planejamento do Festeja Sinop

Published

on

A Prefeitura de Sinop realizou, na manhã de hoje (7), uma visita técnica à Praia do Cortado para dar início ao planejamento da estrutura do Festeja Sinop 2026. A ação reuniu representantes das secretarias municipais, forças de segurança e órgãos parceiros para alinhar os procedimentos necessários à realização dos eventos que integram a programação do aniversário de 52 anos do município, a exemplo do Festival de Praia, do Torneio de Pesca e da Romaria Náutica.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que o encontro marca o início da organização do evento. “Hoje é o pontapé inicial da organização da estrutura aqui do Festival de Praia. Todos os envolvidos, Corpo de Bombeiros, Marinha, instituições e as secretarias estão organizando como vai ser feito, para realizar um grande evento, como sempre foi, cada vez melhor, cada vez mais organizado e com mais estrutura para o nosso público aproveitar a nossa praia, o Festival de Praia, o Festival de Pesca e também a Romaria Náutica”, afirmou.

Klayton Gonçalves, secretário de Governo e Planejamento Estratégico, ressaltou que o planejamento zela pela segurança e a organização. “Estamos aqui por determinação do nosso prefeito Roberto Dorner, acompanhando todas as forças de segurança e as secretarias envolvidas, para que a gente consiga, tecnicamente, atender a população e garantir que o Festival de Praia e o nosso Torneio de Pesca tenham muita segurança. Estamos pensando no layout, no desenvolvimento, na segurança das pessoas, para que o Festeja Sinop continue sendo um grande exemplo e um grande modelo tanto em torneio de pesca quanto em festival de praia”, destacou.

O respeito e a preservação do meio ambiente também é uma prioridade das autoridades. “Vale reforçar que estamos em uma área de preservação ambiental. Tudo o que vamos fazer será respeitando o meio ambiente, mantendo essa beleza como grande atrativo para os nossos eventos. Sinop tem uma belíssima praia, um turismo muito forte, e a Prefeitura, por meio de suas ações, aproxima a população da natureza, promove o turismo e também o desenvolvimento econômico por meio da Economia Azul, com eventos organizados à beira do rio”, acrescentou Gonçalves.

Leia mais:   "Sonho virou realidade", diz secretária sobre novo CRAS que ampliará atendimento a 48 bairros de Várzea Grande

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, reforçou o convite para que a população participe, mas ajudando com a preservação do local. “Para nós, da Secretaria de Meio Ambiente, é um momento muito especial podermos conviver com esse espaço de natureza, extremamente preservado. Fazemos o convite para que a população participe do Festival de Praia, mas com essa ideia da preservação e do cuidado, cuidando do meio ambiente e dos resíduos, para que a gente mantenha esse local preservado como de fato está e todos possam contemplar essa natureza com responsabilidade”, disse.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que, após a visita técnica, a estruturação do espaço será iniciada para receber as atividades previstas. “O Festeja está chegando. Estamos aqui na Praia do Cortado para iniciar essa grande festa. Agora começa a parte da estrutura, das limpezas, e teremos recreação, competições dos Jogos Olímpicos, como beat tênis, vôlei de praia e várias outras atividades de lazer. Será uma grande festa para comemorar os 52 anos de Sinop”, afirmou.

A visita contou ainda com a participação da Agência Fluvial de Sinop, da Marinha do Brasil. O capitão-tenente Wagner da Silva explicou que o objetivo é alinhar os procedimentos de segurança para todos os eventos previstos. “A Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Sinop, veio nesta visita técnica junto à Prefeitura e aos órgãos de segurança para alinhar os procedimentos que serão realizados no Festival de Pesca e na Romaria Náutica. Nossa missão é cuidar da segurança da navegação, da segurança das pessoas e verificar questões relacionadas à poluição hídrica, fazendo as orientações que entendemos pertinentes para que tudo ocorra com tranquilidade e segurança”, ressaltou.

Leia mais:   Comissão da Câmara aprova “escudo” para responder a barreiras ambientais

O Corpo de Bombeiros Militar também atuará tanto na análise técnica da estrutura quanto na prevenção aquática durante toda a programação. “Inicialmente, o Corpo de Bombeiros trabalha na análise do projeto do evento e na vistoria técnica da estrutura. Em um segundo momento, atuamos na prevenção aquática, com embarcações durante o Torneio de Pesca, a Romaria Náutica e o período de banho na praia. Teremos guarda-vidas, materiais específicos para salvamento e embarcações durante todo o evento para garantir a segurança da população”, explicou o major Anderson Amaral.

O major ainda orientou os visitantes a respeitarem a área destinada ao banho. “As pessoas podem aproveitar com tranquilidade, cada um com a sua responsabilidade. Pedimos que respeitem a delimitação da área de banho, porque existem bolsões e poços de água que oferecem risco. O Corpo de Bombeiros estará presente para garantir a segurança de todos”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana