Mato Grosso
Sema capacita servidores para campanha que vai avaliar balneabilidade dos rios de Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, nesta segunda-feira (22.6), o último treinamento para análise da qualidade das águas de rios para banho e uso recreativo, nos municípios de Matupá e Nortelândia. A capacitação visa aprimorar os conhecimentos dos servidores para as ações da campanha de Balneabilidade de 2026, que classifica os rios como próprios ou impróprios para banho. As avaliações anuais começaram este mês e terminarão em agosto.
Foram capacitados os servidores das prefeituras que integram os Comitês de Bacias Hidrográficas do Médio Teles Pires (Colíder, Matupá, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo) e do Alto Paraguai Superior (Nortelândia, Nova Marilândia e Diamantino).
As atividades são promovidas por intermédio do laboratório do órgão ambiental e instruídas pela gerente do Laboratório, Elisangela Nogueira, além do coordenador de Monitoramento da Água e do Ar, Sergio Figueiredo, e de servidores de suporte em cada cidade onde ocorreram os encontros.
Eles ministraram conteúdos relacionados à balneabilidade, incluindo procedimentos de introdução e coleta de amostras, legislação vigente sobre a temática, funcionalidades do laboratório da Sema, roteiros para amostragem da campanha de 2026, entrega dos materiais para análise e discussão de resultados.
Ao final do curso, os participantes puderam aplicar o material teórico por meio de uma aula prática de coleta no Lago de Matupá.
A campanha deste ano teve início com as coletas de Barra do Garças no dia 15 de junho. Agora, será a vez do Parque da Serra Azul e, posteriormente, haverá análises nas demais regiões mato-grossenses entre os meses de julho e agosto.
Campanha de Balneabilidade
A campanha de balneabilidade, que avalia os rios para a realização de banho de recreação, ocorre no início do período seco, que é quando as temperaturas aumentam, a vazão dos rios reduz, as praias fluviais aparecem e o fluxo de banhistas aumenta.
Ao final, técnicos da Sema emitem um boletim informando se a praia está própria ou imprópria para banho.
A utilização da água para fins recreativos é comum, principalmente nos rios próximos às cidades, onde ocorre a formação de praias na época da seca. Por esse motivo, torna-se relevante conhecer a qualidade da água para garantir a conservação dos recursos hídricos e a proteção da saúde da população.
*Com supervisão de Renata Prata
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Sejus publica resultado preliminar de inscrições em processo seletivo para profissionais da saúde
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT) disponibilizou o resultado preliminar das inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais da área da saúde que irão atuar no Sistema Socioeducativo de Mato Grosso. O prazo para que os candidatos com inscrições indeferidas entrar com recurso é até às 23h59 desta quarta-feira (24.6).
Os candidatos inscritos podem consultar a relação de inscrições deferidas e indeferidas por meio do endereço eletrônico: AQUI.
A publicação corresponde à primeira etapa do processo seletivo e permite que os participantes verifiquem a validação da inscrição conforme os critérios estabelecidos no edital.
O processo seletivo oferta 20 vagas, sendo 12 para o cargo de enfermeiro e oito para técnico em enfermagem, com atuação nas unidades socioeducativas localizadas nos municípios de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças.
A seleção será realizada por meio da análise da experiência profissional, capacitações e certificações apresentadas pelos candidatos, conforme os critérios previstos na Tabela Barema. A etapa terá caráter classificatório e eliminatório.
Os profissionais selecionados terão jornada de trabalho de 40 horas semanais. A remuneração prevista é de R$ 8.321,05 para enfermeiros e R$ 4.121,62 para técnicos em enfermagem.
A contratação tem como objetivo fortalecer a equipe multiprofissional responsável pelo atendimento aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, garantindo a continuidade dos serviços de saúde e a assistência adequada dentro das unidades.
Os profissionais aprovados irão atuar diretamente nas unidades socioeducativas, contribuindo para ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, acompanhamento clínico e atendimento aos adolescentes atendidos pelo sistema.
Para maiores informações clique AQUI.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Governo de MT e Nova Rota confirmam entrega da duplicação da BR-163 em metade do tempo de contrato
Durante visita técnica à Nova Rota do Oeste, o governador Otaviano Pivetta destacou a qualidade e o avanço da duplicação da BR-163 e confirmou que a conclusão das obras ocorrerá em metade do tempo previsto no acordo firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O encontro na sede da concessionária ocorreu na manhã desta quarta-feira (24.6).
“Estamos duplicando em quatro anos o que poderíamos fazer em oito anos, conforme o prazo da ANTT. Por entender a importância dessa rodovia, aceleramos as obras e, em pouco tempo, a BR-163, em Mato Grosso, será a autoestrada mais importante do Brasil”, pontuou o governador.
Conforme o cronograma da Nova Rota do Oeste, até dezembro de 2026 serão entregues os 96 quilômetros de duplicação restantes previstos no contrato original. Outros 230 quilômetros de duplicação já foram entregues. Além desse escopo, a concessionária também executa a construção de outros 100 quilômetros de rodovia, entre Várzea Grande e Jangada, serviços incorporados ao contrato em janeiro de 2025.
“Do ponto de vista financeiro, toda a duplicação da BR-163 está garantida”, completou o governador.
O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, destacou que, além da celeridade das obras, a concessionária tem investido em qualidade e alcançou em pouco tempo o título de maior obra de infraestrutura rodoviária do Brasil.
“Em 2025 também recebemos o prêmio de melhor rodovia do país, e isso é fruto de muito trabalho. Temos um laboratório de controle de qualidade, um dos mais modernos do Brasil, onde acompanhamos tudo o que é executado na rodovia. Somente no ano passado, realizamos mais de 370 mil ensaios de qualidade, entre testes de compactação, concreto e asfalto, processando todas essas informações com inteligência artificial”, disse.
Durante a visita técnica, o governador, o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota e secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Oliveira; o conselheiro e presidente da Aprosoja MT, Lucas Beber; o diretor-presidente da concessionária, Luciano Uchoa; e técnicos da empresa percorreram a estrutura da concessionária. O grupo visitou o Centro de Controle Operacional (CCO), de onde acompanhou remotamente o andamento das obras, além da Torre de Controle e do Laboratório de Qualidade e Tecnologia.
Na avaliação do secretário Marcelo Oliveira, a disposição da Concessionária em receber as equipes e ouvir as orientações sobre melhorias que podem ser implementadas na BR-163 demonstra transparência e compromisso com as demandas do Estado.
“A BR-163 é a principal rodovia de Mato Grosso, que, em dez anos, deve alcançar uma produção de 130 milhões de toneladas de grãos. Daí a importância de construir rodovias com qualidade para garantir o escoamento da safra”, afirmou.
Posse no Conselho
Nesta quarta-feira, também foi empossado o novo conselheiro de Administração da empresa, Lucas Costa Beber, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) e presidente interino da Aprosoja Brasil.
O nome do presidente da Aprosoja MT e produtor rural Lucas Beber foi indicado para o Conselho de Administração da Nova Rota pelo Governo de Mato Grosso, acionista da concessionária, atendendo a uma demanda da classe produtora do Estado, interessada em acompanhar os investimentos realizados na BR-163.
Para Beber, integrar o Conselho de Administração representa uma oportunidade e um reconhecimento do Governo de Mato Grosso aos produtores rurais, que são importantes contribuintes para os investimentos em infraestrutura e os principais usuários da BR-163. “Nosso interesse é acompanhar e fiscalizar o andamento das obras, estreitar a comunicação e levar à Nova Rota as demandas da cadeia produtiva sempre que necessário”, disse.
Segundo Uchoa, o novo conselheiro chega para enriquecer o trabalho da concessionária ao trazer a visão dos produtores rurais, principais interessados na rodovia, que é um dos mais importantes corredores de escoamento da produção nacional. “Será uma relação muito importante, fortalecendo a comunicação com o setor produtivo. Isso agrega valor ao trabalho da concessionária, que está sempre em busca de oferecer o melhor serviço ao cidadão”, finalizou.
Atualmente, o Conselho de Administração da Nova Rota tem como presidente o secretário Oliveira e como membros Guilherme Rehder Quintella, Luiz Carlos Moreira Lima, Rafael Vitale Rodrigues e Lucas Costa Beber
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias agoPiloto de motocicleta de 19 anos morre no Hospital Regional após colisão na Avenida dos Estados em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoPolícia Civil cumpre mandados contra faccionados envolvidos com tráfico de drogas em Comodoro
-
Mato Grosso5 dias agoCorpo de Bombeiros de MT tem projeto de inteligência geoespacial para combate aos incêndios florestais destacado em prêmio nacional
-
Cáceres e Região6 dias agoSenac inaugura nova unidade em Cáceres no próximo dia 19 de junho
-
Carros e Motos5 dias agoÚnica etapa com prova noturna da Stock Car Pro Series será neste sábado (20) no Parque Novo Mato Grosso
-
Cáceres e Região6 dias agoAção em Cáceres promove qualificação de dados de custódia e gestão do sistema prisional
-
Cáceres e Região4 dias agoPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Política5 dias agoAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT


