Cáceres e Região

Publicação científica sobre CEP de Cáceres ganha destaque na revista eletrônica Geoaraguaia da UFMT

Published

on

Assessoria

      O geógrafo egresso da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Marcelo Renato, apresentou na última edição da Semana de Geografia (Semageo 2022), Unemat campus Cáceres, o trabalho intitulado “Endereço como componente da cidadania: O caso de Reordenamento postal da cidade de Cáceres – MT”.

O estudo analisou o projeto de lei 2.431 de 12 de maio de 2014 que dispõe sobre a denominação das ruas, avenidas e outros logradouros; definição de marco de referência para numeração de imóveis e desmembramento de bairros, visando atender projeto de codificação postais de Cáceres, envolvendo os Correios, o movimento comunitário, o Executivo Municipal e o Legislativo Cacerense”

Marcelo Renato, expressa que o trabalho científico alavancou o projeto, dando ao município uma organização de endereçamento, garantindo o direito dos munícipes em ter um endereço oficial.

“Ter esse trabalho publicado numa revista científica de alto nível como a Geoaraguaia/UFMT, é maravilhoso, garantindo destaque para o município de Cáceres. É ter a certeza de dever cumprido” assinala.

Para acessar o artigo na integra clique no link: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/15485/12462

Leia mais:   Curvelândia (MT): Tremor de magnitude 2,8 é registrado no município

Autor do trabalho, Marcelo Renato, destaca também a importância da Unemat e do curso de geografia para a cidade. 

“A Unemat é filha de Cáceres e o Curso de Geografia fortalece a relação sócio – espacial e econômico na vida da sociedade. Organizar o endereço é fundamental para garantir divisas e oferecer qualidade de vida aos munícipes, por ter hoje um endereço oficial com o desenvolvimento”.

O trabalho foi elaborado pelos autores, geógrafo Marcelo Renato de Souza, Profª Drª Dilma Lourença da Costa, Profª Drª Tânia Paula da Silva e mestre Clóvis Vailant que destacam a relevância da ação para a organização espacial afim de oferecer cidadania aos cacerenses e fortalecer a educação superior oferecida pela UNEMAT

O autor é líder comunitário e suplente de vereador por Cáceres, especialista em segurança privada e na atividade junto a Redes inteligentes Soluções criativas (Risc – UNEMAT).

Marcelo Renato expressa “o comprometimento com a ciência na educação superior, com políticas públicas que garantam o direito do cidadão que é o principal foco desse trabalho. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer o Curso de Geografia através da equipe organizadora da Semageo-2022 por proporcionar essa publicação na referida revista”.

Leia mais:   Em Cáceres - Corpo de Bombeiros socorre condutor após caminhão tombar em avenida

Enaltece a iniciativa da instituição para parabenizá-la pelo transcurso de seus 45 anos de fundação, comemorada neste ano (2023). Assim como o município de Cáceres pelos seus 245 anos que será comemorado no dia 6 de outubro.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Jovem é executado a tiros em Cáceres no bairro Vista Alegre

Published

on

Um jovem identificado como Douglas da Silva Lara, 19 anos, foi morto a tiros no fim da tarde desta sexta-feira (3), no bairro Vista Alegre, em Cáceres (MT). A Polícia Militar trabalha com a hipótese de que o crime tenha relação com a disputa entre facções criminosas.

Por: 24MT

Segundo o boletim de ocorrência, a equipe foi acionada por volta das 18h40 para atender uma denúncia de disparos de arma de fogo na esquina das ruas das Begônias e Parauapebas. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima caída ao solo, já sem vida.

Durante as diligências, a irmã da vítima, uma adolescente de 16 anos, relatou aos policiais que, no dia anterior ao homicídio, uma mulher identificada apenas como Emily, conhecida pelo apelido de “Kauane”, teria sido vista filmando Douglas com um telefone celular.

Ainda conforme o relato, a suspeita circulava em um veículo prata na companhia de um homem conhecido como Rian, morador da região do bairro Massa Barro.

Leia mais:   Câmara de Cáceres avança para implantar TV digital; torre deve ficar pronta em três meses

De acordo com informações levantadas pela Polícia Militar no local, a motivação do crime pode estar ligada à rivalidade entre facções criminosas. Conforme a apuração preliminar, Emily seria integrante do Comando Vermelho (CV), enquanto a vítima teria suposta ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Essas informações ainda serão investigadas pela Polícia Civil.

Testemunhas informaram que os autores dos disparos eram dois homens que chegaram em uma motocicleta antiga de cor escura. Um deles vestia camiseta preta e o outro camiseta branca. Após efetuarem os disparos, os suspeitos fugiram pela Rua das Begônias.

A área foi isolada para os trabalhos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), enquanto a Polícia Civil iniciou as investigações para esclarecer a motivação do homicídio e identificar os autores do crime. Até o momento, ninguém foi preso.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Sessão Solene homenageia 55 profissionais da saúde e da educação

Published

on

Por Marcio Camilo – Imprensa Câmara de Cáceres

A Câmara de Cáceres realizou na noite de quarta-feira (02) uma sessão solene para entrega de 55 moções de aplausos a profissionais da saúde e da educação do município. As honrarias, de autoria do vereador Pacheco Cabeleireiro (PP), foram aprovadas por unanimidade em sessão ordinária na segunda-feira (29/07).

CONFIRA NA ÍNTEGRA A GALERIA DE IMAGENS DA SESSÃO SOLENE
Enfermagem e regulação da saúde

Na área da saúde, 22 profissionais foram homenageados – seis enfermeiros que atuaram na linha de frente durante a pandemia de Covid-19 e 16 servidores da regulação da Saúde municipal.

Pacheco justificou a homenagem aos enfermeiros destacando o papel essencial que desempenharam no enfrentamento da pandemia:

“Com profissionalismo, empatia e espírito de serviço, estiveram presentes nos hospitais, unidades de saúde, centros de triagem e campanhas de vacinação, contribuindo decisivamente para a proteção da vida e para a recuperação de milhares de pessoas.”

Enfermeiros homenageados: Fernando Jorge Corrêa de Paula, Ademir Jesus de Morais Leite, Hely Martins da Silva Junior, Leonardo de Souza Toledo, Nayane Crystine Sales Siqueira e Ana Beatriz Passos de Meirelles.

Sobre os profissionais da regulação, o vereador ressaltou que exercem função essencial ao organizar, priorizar e garantir o acesso da população a serviços de média e alta complexidade.

Leia mais:   Complexo da Secretaria de Turismo e Cultura de Cáceres terá, pela primeira vez, alvará definitivo do Corpo de Bombeiros

Homenageados da regulação: Silvana Maria de Souza, Thais Vettorazi Fernandes, Adelaine Aparecida Pereira, Luiz Batista França Ribeiro, Carla Patricia Soares Andrade, Henrique de Sá Martins, Andressa Rodrigues de Souza, Maiara Ribeiro Varjão, Diana Espinoza Ferreira, Edemilson da Silva Santos, Gismar de Fatima Simoes, Romilda Ramires Magalhães, Cauani Onhara Nobrega, Larissa Costa Ortega, Larissa da Silva Almeida e Nairly Vieira de Melo.

Centro de Especialidades Médicas (CEM)

A solenidade também contemplou 11 servidores do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Cáceres. Pacheco destacou o papel fundamental da unidade na promoção da saúde e no atendimento humanizado à população:

“Os servidores, profissionais da saúde, equipe administrativa e demais colaboradores do CEM exercem suas funções com responsabilidade, zelo e espírito público, contribuindo diariamente para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que necessitam de atendimento especializado.”

Homenageados do CEM: Vanessa Fonseca Rodrigues, Dyone Rocha Teotônio, Camila da Silva Campos Teixeira, Luciene Geralda de Andrade, Adrienny Gonçalves Basto, Marina da Silva Kirnew, André Amaral Luis Silva do Amaral, Ana Karolina Pacheco Marçal, Gerusa de Souza Silva, Nádia Aparecida Aniceto e Rosane Alves Vilela Gaiva.

Leia mais:   Alexandre de Moraes nega habeas corpus a casal condenado por tráfico em Cáceres

Educação: Escola Municipal Duque de Caxias

As outras 22 moções foram destinadas a servidores da Escola Municipal Duque de Caxias, abrangendo docentes, equipe gestora, colaboradores administrativos, serviços gerais e apoio.

Segundo Pacheco, a unidade é referência em boas práticas educacionais em Cáceres, resultado direto do esforço coletivo de sua equipe:

“Essa equipe não mede esforços para proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e estimulante. Esses servidores não apenas desempenham suas funções técnicas, mas também constroem vínculos, acolhem famílias, promovem valores e ampliam oportunidades para as crianças da nossa comunidade.”

Homenageados da Escola Duque de Caxias: Aline Eliane da Silva, Catia Aparecida Sousa, Eliane Aparecida da Silva Belasco, Eliane dos Santos Martinez Paezano, Eliane Pires de Almeida, Fabiane Araujo Queiroz Teixeira, Gilson de Oliveira Carvalho, Joana Divina Ferreira Mendes, Juliana Figueiredo, Liliane de Oliveira do Espirito Santo, Luiz Magno de Miranda Barbosa, Marco Antonio Souza Oliveira, Marli Oliveira da Silva Seonaca, Marinete da Silva Rego, Marittyzza Pollyanna dos Santos, Moacir José Ferri, Patricia Campos Silva Miranda, Renata Gomes da Silva, Rosangela Cristina da Silva, Rosemeyre Tieko Une, Rosineide Luiz e Thalia Silva Costa.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana