Cáceres e Região

PRF apreende 22,2 kg de droga durante fiscalização na BR-070, em Cáceres (MT)

Published

on

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no último sábado (25), aproximadamente 22,2 kg de substância análoga à pasta-base de cocaína no km 741 da BR-070, em Cáceres (MT). As ações ocorreram durante procedimentos de fiscalização a veículos de transporte coletivo e resultaram na detenção de sete passageiros.

A primeira ocorrência foi registrada às 17h30, em um ônibus que realizava o itinerário Pontes e Lacerda (MT) x Cuiabá (MT). Durante a entrevista de passageiros e conferência de bilhetes, a equipe constatou inconsistências nas informações prestadas e procedeu à verificação da bagagem de alguns passageiros. No compartimento inferior, foram localizadas quatro malas com compartimentos ocultos (fundos falsos) contendo 14,02 kg da droga. Também foram apreendidos valores em espécie (moeda nacional e estrangeira). Quatro pessoas foram encaminhadas à Polícia Judiciária Civil de Cáceres.

Posteriormente, às 20h20, a equipe abordou outro ônibus de transporte de passageiros. Com base em informações operacionais, foram realizadas novas entrevistas e inspeção de bagagens, resultando na localização de três malas com o mesmo padrão de fundos falsos. Nelas, foram encontrados 8,24 kg de substância análoga à pasta-base. Três passageiros foram detidos e conduzidos à Delegacia Especial de Fronteira (DEFRON).

Com estas ações, a PRF reafirma seu compromisso com a segurança pública e a proteção da sociedade, mantendo atuação permanente nas rodovias federais para o combate aos crimes transfronteiriços e ao tráfico de substâncias ilícitas.

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Polícia Civil desarticula núcleo de facção envolvido com crimes de tortura em São José dos Quatro Marcos

Cáceres e Região

‘Bíblia do crime’ é encontrada em cela de faccionado de Cáceres na PCE

Published

on

Anotações manuscritas por membro de facção foram encontradas com presídiário durante Operação Mãos da Lei.

Por: Mariana Lenz | Primeira Página

Cadernos com anotações manuscritas sobre formas de organização e comunicação interna de facções criminosas em Mato Grosso foram recolhidos na cela do detento Joilson Pereira Pinto, nesta quinta-feira (11) durante a Operação “Mãos da Lei”, deflagrada na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

Os objetos foram recolhidos pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), além do Grupo de Intervenção Rápida, do Canil e do Núcleo de Inteligência da unidade prisional, em cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres.

Primeira Página apurou que Joilson é tido como liderança da facção criminosa Comando Vermelho em Cáceres e ostenta condenações por roubo, por receptação, homicídio qualificado, porte liegal de arma de fogo e organização criminosa, e ainda ameaça e lesão corporal.

Os crimes ocorreram em Cuiabá e em Cáceres.

primeira pagina 2026 06 11T181823.959
Detento faz sinal de facção em cela durante audiência virtual com magistrados em Cáceres. – Foto: Reprodução

Vistoria revela anotações

A vistoria na cela do reeducando foi determinada após uma investigação ser aberta em função do réu fazer um gesto com as mãos que remeteria à sigla associada à facção Comando Vermelho, na presença de autoridades, durante audiência realizada em Cáceres.

O gesto chamou a atenção das autoridades e foi interpretado como possível demonstração de vínculo com organização criminosa, além de desrespeito à autoridade.

Leia mais:   Lei que restringe hormonioterapia e cirurgias de redesignação sexual para menores é sancionada em MT

Diante disso, a magistrada responsável pela audiência encaminhou o caso ao Gaeco, juntamente com imagens que comprovam o gesto do réu.

primeira pagina 2026 06 11T181908.023
Equipes do Gaeco fazem busca e apreensão em cela de detento na Penitenciária Central do Estado (PCE). – Foto: Reprodução

Com base nessas informações, o Gaeco iniciou diligências para apurar a relação do investigado com atividades criminosas na região. A partir de agora os materiais apreendidos serão periciados e analisados para subsidiar as investigações contra o crime organizado.

Operação Mãos da Lei

O nome da operação, “Mãos da Lei”, faz alusão à resposta das autoridades diante da conduta investigada, reforçando a atuação do Estado no combate ao crime organizado.

O Gaeco é uma força-tarefa permanente composta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Senac inaugura nova unidade em Cáceres no próximo dia 19 de junho

Published

on

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) inaugura, no próximo dia 19 de junho, uma nova unidade educacional em Cáceres. Instalada em um imóvel histórico na região central da cidade, a estrutura ampliará a oferta de cursos profissionalizantes e fortalecerá a qualificação de trabalhadores e empreendedores da região Oeste do estado.

Com 653 metros quadrados de área construída, o novo espaço conta com cinco ambientes educacionais, incluindo laboratórios de gastronomia, informática e tecnologia, enfermagem e beleza, além de sala polivalente para atividades diversas. A capacidade de atendimento é de até 282 pessoas por dia.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a nova unidade representa um marco para o desenvolvimento local. “Cáceres exerce um papel estratégico para o comércio, os serviços e o turismo da região Oeste. A inauguração desta unidade amplia o acesso à educação profissional de qualidade e cria novas oportunidades para que a população esteja preparada para as transformações do mercado de trabalho”, destaca.

O diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, ressalta que o investimento reforça a presença da instituição no município. “Estamos entregando uma estrutura moderna, equipada e preparada para atender diferentes perfis de alunos. Nosso objetivo é aproximar cada vez mais a qualificação profissional das necessidades das empresas e contribuir para o crescimento econômico sustentável da região”, afirma.

Leia mais:   CPI da Saúde mira caos em Hospital Regional de Cáceres

O imóvel que abrigará a nova unidade foi tombado em 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Todas as intervenções realizadas pelo Senac-MT seguiram as diretrizes de preservação do patrimônio histórico, conciliando a valorização da memória arquitetônica local com a implantação de uma estrutura educacional contemporânea.

Com a nova unidade e a manutenção do atual Centro de Educação Profissional em funcionamento, o Senac ampliará sua capacidade de atendimento em Cáceres para até 462 pessoas por dia. Estão previstos 38 cursos no plano anual da instituição, abrangendo áreas como gestão, comércio, saúde, tecnologia, gastronomia, beleza e comunicação.

A cerimônia de inauguração será realizada no dia 19 de junho, às 19h, na Avenida General Osório, nº 619, Centro, em Cáceres.

Por Karina Arruda

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana