Cáceres e Região

PRF apreende 22,2 kg de droga durante fiscalização na BR-070, em Cáceres (MT)

Published

on

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no último sábado (25), aproximadamente 22,2 kg de substância análoga à pasta-base de cocaína no km 741 da BR-070, em Cáceres (MT). As ações ocorreram durante procedimentos de fiscalização a veículos de transporte coletivo e resultaram na detenção de sete passageiros.

A primeira ocorrência foi registrada às 17h30, em um ônibus que realizava o itinerário Pontes e Lacerda (MT) x Cuiabá (MT). Durante a entrevista de passageiros e conferência de bilhetes, a equipe constatou inconsistências nas informações prestadas e procedeu à verificação da bagagem de alguns passageiros. No compartimento inferior, foram localizadas quatro malas com compartimentos ocultos (fundos falsos) contendo 14,02 kg da droga. Também foram apreendidos valores em espécie (moeda nacional e estrangeira). Quatro pessoas foram encaminhadas à Polícia Judiciária Civil de Cáceres.

Posteriormente, às 20h20, a equipe abordou outro ônibus de transporte de passageiros. Com base em informações operacionais, foram realizadas novas entrevistas e inspeção de bagagens, resultando na localização de três malas com o mesmo padrão de fundos falsos. Nelas, foram encontrados 8,24 kg de substância análoga à pasta-base. Três passageiros foram detidos e conduzidos à Delegacia Especial de Fronteira (DEFRON).

Com estas ações, a PRF reafirma seu compromisso com a segurança pública e a proteção da sociedade, mantendo atuação permanente nas rodovias federais para o combate aos crimes transfronteiriços e ao tráfico de substâncias ilícitas.

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Cacerense abre o placar mas perde para Uirapuru Campo Verde

Cáceres e Região

Período de defeso da Piracema será entre 1º de outubro de 2026 e 31 de janeiro de 2027 em MT

Published

on

Ronivon Barros

Cepesca decidiu manter o mesmo período baseado nos estudos de monitoramento reprodutivo dos peixes de interesse pesqueiro no Estado

Renata Prata | Sema-MT

O defeso da Piracema em Mato Grosso continuará no mesmo período dos últimos anos, entre os dias 1º de outubro de 2026 e 31 de janeiro de 2027, segundo decisão do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca). A determinação ocorreu, nesta quinta-feira (23.4), durante a 2ª Reunião Ordinária do ano, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Sema. A resolução será publicada no Diário Oficial nos próximos dias.

Nesse período, será permitida a pesca de subsistência desembarcada nos rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins. A medida reforça que a pesca de subsistência é a praticada artesanalmente por ribeirinhos ou comunidades tradicionais e garante apenas a alimentação familiar, sem fins comerciais. As demais modalidades estarão proibidas.

O Cepesca decidiu manter o período baseado nos estudos de monitoramento reprodutivo dos peixes de interesse pesqueiro no Estado. Os dados técnicos foram apresentados pela pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e conselheira do Cepesca, Lucia Mateus.

Leia mais:   Cacerense abre o placar mas perde para Uirapuru Campo Verde

Em sua apresentação, a pesquisadora mostrou dados que indicam que o pico reprodutivo ocorre entre outubro e janeiro. Nestes meses, a probabilidade de encontrar peixes em atividade reprodutiva chega a 80%. “A definição do período de proibição deve buscar o equilíbrio entre a máxima proteção dos estoques com o mínimo prejuízo aos usuários do recurso. Neste período, os rios ainda estão com volume relativamente baixo de água e os peixes estão reunidos em cardumes para a migração, fator que aumenta o adensamento dos peixes e a vulnerabilidade”, explicou Lúcia.

O Monitoramento da Reprodução de Peixes de Interesse Pesqueiro no Estado de Mato Grosso tem 10 anos de análise. Desde 2015, o Cepesca, em atendimento à Notificação Recomendatória do Ministério Público, iniciou estudos e compilou dados técnicos científicos já existentes sobre o período reprodutivo dos peixes de interesse comercial nos principais rios do estado. A análise permitiu integrar dados que incluem informações mensais sobre a reprodução de várias espécies desde 2004. Os resultados desta análise vêm sendo atualizados anualmente.

“Mato Grosso é o único Estado do país que reúne o seu Conselho de Pesca para definir o período de defeso, pois temos acesso a este trabalho que é feito pelas universidades. São informações completas, de muito tempo, com dedicação de muitos profissionais. Os dados mostram que mais de 80% do período reprodutivo acontecem nestes três meses, então é uma decisão bem técnica que o Conselho coloca aqui do que é melhor para a reprodução dos peixes”, destacou o secretário executivo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e presidente do Cepesca, Alex Marega.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Encontro de Campeões reúne 350 colaboradores e reforça cultura de valorização no Grupo Cometa

Published

on

Em sua 7ª edição, evento reconheceu profissionais de destaque de cinco estados

Em uma grande celebração à cultura organizacional e ao reconhecimento de talentos, o Grupo Cometa realizou a 7ª edição do Encontro de Campeões, levando cerca de 350 colaboradores dos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para uma experiência imersiva por Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Poconé e Nobres.

Criado em 2006, o projeto reconhece anualmente os profissionais que mais se destacam em desempenho e resultados, reforçando uma cultura organizacional baseada em reconhecimento, pertencimento e desenvolvimento. “O Encontro de Campeões não é apenas sobre quem chegou lá. É sobre inspirar todos os outros a chegar também”, resume o fundador Francis Maris Cruz.

Mais do que uma premiação, o evento é uma das maiores expressões da cultura do Grupo Cometa. Em um universo de mais de 1.300 colaboradores, a iniciativa foi criada para reconhecer talentos, promover a integração entre equipes de diferentes regiões e estimular a troca de experiências e boas práticas, fortalecendo o sentimento de união e propósito dentro da empresa.

Desde a primeira edição, realizada em Cáceres, o evento evoluiu em formato e destinos, mas preserva sua essência. Ao longo dos anos, já passou por Rio Quente, contou com um cruzeiro pelo litoral brasileiro e reuniu os colaboradores em uma experiência imersiva em Balneário Camboriú.

Para Henrique Maciel, participante da 7ª edição, a experiência vai além do reconhecimento. “Foi uma experiência única, que vai ficar marcada na memória para o resto da vida. É praticamente um intercâmbio cultural: você conhece pessoas de outras regiões, troca ideias e vive algo que te transforma”.

A diretora de Recursos Humanos do Grupo Cometa, Juliane Smaniotto, destaca que a iniciativa vai além de premiar resultados. “Quando investimos em integração e convivência, fortalecemos nossa cultura e construímos resultados mais sustentáveis”.

WhatsApp Image 2026-04-27 at 08.02.03.jpeg
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana