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Polícia Civil entrega armamentos não letais para servidores habilitados

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Foram investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões na aquisição dos equipamentos
Assessoria | Polícia Civil-MT

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A Polícia Civil de Mato Grosso iniciou a entrega dos instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO), conhecidos como equipamentos não letais, visando permitir que o policial civil tenha alternativas para trabalhar o uso proporcional e racional da força.

Com investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões, a aquisição foi feita pelo Programa Mais MT, que busca reduzir os índices de criminalidade em Mato Grosso e a modernização da Segurança no Estado.

Foram comprados 1,5 mil itens, entre espargidores de spray e espuma de pimenta e lacrimogêneo, granadas de efeito moral, lacrimogênea, indoor, som e fumaça, projeteis longo alcance lacrimogêneo, cartucho com carga múltipla de gás lacrimogêneo e projétil de borracha de precisão.

Também foram adquiridos mais de 230 pistolas modelo Taser, que são armas de incapacitação neuromuscular com mecanismo de funcionamento que possibilita múltiplos disparos, coldres, cartuchos operacionais com alcance mínimo de 7,5 metros e dispositivo de coleta de dados para esse tipo de armamento.

O kit será distribuído para cada delegacia do Estado e contém espargidor de turbo médio, pistola Taser e acessórios para uso da unidade. As granadas são de uso exclusivo da Gerência de Operações Especiais (GOE), que tem atividade diferenciada e atua no apoio operacional para todas as delegacias.  

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As policiais femininas da Polícia Civil receberão individualmente, um espargidor portátil de tamanho pequeno, para uso de defesa pessoal. Todas as entregas ocorrerão conforme plano de distribuição elaborado pela Diretoria de Execução Estratégica (DEE).

O uso do armamento não letal possibilita tanto para o agente de segurança pública quanto para o cidadão abordado maior segurança durante o procedimento de abordagem policial.

HABILITAÇÃO

Para o uso de qualquer equipamento de menor potencial ofensivo (armamento não letal) é obrigatório a capacitação prévia, habilitando o policial a utilizar o instrumento.

Dentro do cronograma de distribuição, a Academia da Polícia Civil iniciou o Curso de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo, para na sequência proceder com a entrega dos equipamentos.

Nessa primeira etapa foram habilitados 40 servidores lotados em Cuiabá, Várzea Grande e em algumas unidades da Diretoria de Atividades Especiais.

Com carga horária de oito horas, o treinamento com aulas teóricas e práticas foi realizado nos dias 18 e 19 de abril, com aprendizado intenso, estudos de casos, exercícios e outras contextualizações necessárias para o bom emprego dos novos instrumentos.

Conforme o diretor da Acadepol, delegado Fausto José Freitas da Silva, a previsão para esse ano é a formação de turmas no interior, e a expectativa é que de forma gradativa as capacitações sejam realizadas em todo Estado. A unidade de ensino conta com operadores capacitados para de forma qualificada difundir as instruções.

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“Com a realização das capacitações, ocorrerão as distribuições programadas no plano de distribuição da Gerência de Armas, Explosivos e Munições”, destacou o diretor.

O idealizador do projeto, delegado Carlos Francisco de Moraes, falou da alegria em coordenar a construção e execução desse trabalho, que possibilitou para a instituição o alcance de mais uma ferramenta para a melhor prestação de serviço para a sociedade.

Os diretores Metropolitano e de Atividades Especiais, Wagner Bassi e Vitor Hugo Bruzulato, enalteceram a dedicação de toda equipe da Acadepol pela organização e dedicação visando habilitar os policiais civis, para atuarem nessa nova modalidade de atendimento das ocorrências.

“A diretoria tem buscado oferecer condições adequadas de trabalho, e agradece seus servidores por estarem se desdobrando e correspondendo com o crescimento e fortalecimento da instituição”, finalizaram eles.

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Polícia Civil investiga mineradora por venda de água mineral contaminada

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Análises evidenciaram presença de coliformes e bactéria Escherichia Coli na água engarrafada pela empresa
Assessoria | Polícia Civil-MT

PC-MT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), instaurou nesta sexta-feira (03.05), inquérito policial para apurar a prática de crime contra as relações de consumo pelos responsáveis pela mineradora que engarrafa a água mineral da marca Finíssima.

Os responsáveis pela empresa responderão pela prática de crime de ter em depósito para vender ou expor à venda mercadoria em condições impróprias para consumo, com pena de prisão que pode chegar a cinco anos e multa.

As investigações contra a mineradora iniciaram no mês de abril quando policiais civis da Delegacia do Consumidor e fiscais do Procon Estadual de Mato Grosso e da Vigilância Sanitária Estadual estiveram em uma distribuidora em Várzea Grande e na mineradora localizada no Município de Santo Antônio do Leverger coletando amostras da água mineral envasada pela empresa.

Análises realizadas pelo Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen) evidenciaram a presença de coliformes totais e Escherichia Coli nas amostras dos lotes 475 e 479 do produto.

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Na quinta-feira (02.05), a mineradora foi interditada e a Vigilância Sanitária Estadual determinou a suspensão imediata do envase, da comercialização e do consumo da água mineral da marca Finíssima.

Conforme o delegado titular da Decon, com a confirmação de que o produto estava impróprio para o consumo humano, foi instaurado inquérito policial na especializada para apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos.

“As investigações buscam identificar se houve falha em algum momento do engarrafamento, assim como eventuais responsáveis. A ação de todos os órgãos envolvidos é essencial para preservar a saúde e a vida dos consumidores, assim como a qualidade dos produtos expostos à venda”, disse o delegado.

Denúncias

Consumidores que forem vítimas ou que quiserem denunciar a prática de crimes contra as relações de consumo podem acionar a Decon no endereço: Avenida Gov. Dante Martins de Oliveira (Avenida dos Trabalhadores, bairro Planalto), em Cuiabá, durante o horário comercial de segunda a sexta-feira, pelo telefone (65) 3613-8923 ou por meio do e-mail: [email protected].

O consumidor também pode formalizar denúncia anônima pelo telefone 197 da Polícia Civil ou registrar boletim de ocorrência em qualquer Delegacia da Polícia Civil, ou pela Delegacia Virtual (https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam).

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Prefeitura de Cáceres anuncia asfaltamento em 71 Ruas e inicia obras de drenagem e terraplanagem

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Legenda: Prefeita Eliene e Dr. Leonardo visitam o início da pavimentação da rua dos Desenhistas na Cavalhada
Autor da Foto: Ronivon Barros

Em um evento realizado no início desta semana, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, oficialmente lançou um projeto de proporções impressionantes,  o asfaltamento de 71 ruas na área urbana do município. Com um investimento total estimado em R$ 13 milhões, provenientes de uma emenda do ex-deputado Federal Dr. Leonardo, e com a contrapartida do município de R$ 29 mil reais, essa iniciativa promete melhorar a infraestrutura urbana da cidade.

O projeto abrange uma série de melhorias, que vão além do simples asfaltamento. Além da pavimentação, estão previstas obras de drenagem, sinalização e calçadas com acessibilidade, visando não apenas aprimorar a mobilidade, mas também garantir um ambiente mais seguro e inclusivo para todos os cidadãos.

As ruas contempladas situam-se em diversos bairros, incluindo Vila Irene, Cavalhada I, Cavalhada II, Cavalhada III, Massa Barro, Santa Isabel, Marajoara, Vila Mariana, Santa Cruz, Guanabara, Residencial Tia Ainda e Santos Dumont.

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A prefeita Eliene Liberato Dias ressaltou a importância dessa obra para o desenvolvimento e qualidade de vida dos moradores de Cáceres. “Ruas pavimentadas não só melhoram o aspecto urbano, mas também facilitam o tráfego de veículos e pedestres, além de proporcionar um ambiente mais limpo e seguro”, destacou. Ela enfatizou que, com o asfaltamento, os moradores ganham em qualidade de vida, reduzindo problemas de saúde causados pela poeira e lama, além de facilitar a mobilidade no trânsito.

Além dos benefícios imediatos, a prefeita salientou que o asfaltamento é um investimento de longo prazo, demandando menos manutenção do que vias de terra ou calçadas de bloquetes. Essa visão de futuro é respaldada pela parceria entre a prefeitura e o ex-deputado Dr. Leonardo, refletindo um comprometimento sólido com o desenvolvimento e bem-estar da comunidade.

Para Dr. Leonardo Albuquerque, que hoje representa o Escritório do Governo de Mato Grosso em Brasília, esse é o início  de uma grande caminhada o maior  programa de pavimentação asfáltica em Cáceres de todos os tempos. “O desafio é grande mas isso é fruto  do nosso trabalho como deputado e da prefeita Eliene que busca sempre a melhoria do município”, destacou Leonardo.

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As obras já estão em andamento, seguindo um plano estratégico em diversas fases. Na primeira etapa, as atividades de terraplenagem tiveram início nos bairros Cavalhada II e Cavalhada III, simultaneamente com as obras de drenagem no bairro Cavalhada I. Essa abordagem sequencial visa otimizar o progresso das obras e minimizar o impacto nas comunidades afetadas.

À medida que o projeto avança, outras regiões serão beneficiadas, incluindo Vila Irene, Residencial Tia Aida, Guanabara, Vila Mariana, Massa Barro, Santa Isabel, Santos Dumont, Marajoara e Santa Cruz. Cada fase do processo é meticulosamente planejada, com foco na eficiência e na qualidade do resultado final.

Com essa iniciativa, a prefeitura de Cáceres reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. O asfaltamento de 71 ruas não é apenas uma obra física, mas sim um símbolo de progresso e transformação, preparando o caminho para um futuro mais próspero e inclusivo para todos.

Esdras Crepaldi

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