Cáceres e Região

Apoiado pelo deputado Moretto e o vice-governador Piveta, Taisir Karim entra na disputa pela prefeitura de Cáceres

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Professor e ex-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Taisir Karim é o mais novo na disputa pela prefeitura de Cáceres. Taisir vem avalizado, por um dos maiores líderes políticos da atualidade na região, deputado Valmir Moreto (Republicano), além do vice-governador Otaviano Piveta.

O anúncio da pré-candidatura foi confirmado na tarde desta quinta-feira (02/10). “Na verdade estamos conversando, há mais de dois meses, com os principais líderes do partido, que veem a necessidade de lançar candidatura própria. A decisão que foi tomada nos últimos dias” assinalou.

Professor e ex-reitor Taisir ressaltou que “já estamos em processo de construção e dispostos a conversar com dirigentes de outras siglas”. A proposta, segundo ele, é ampliar o leque de opções e concorrer em igualdade de condições com os demais pré-candidatos. .

Além do apoio de lideranças como o deputado Valmir Moreto e do vice-governador Otaviano Piveta, Taisir Karim, destaca com trunfo para a disputa, sua experiência administrativa de 8 anos na reitoria da Unemat – Foi reitor de 2002 a 2010, sendo o único reitor reeleito da instituição -.

Leia mais:   Programa recebe visitantes para conhecer o trabalho do Poder Legislativo

Com a entrada de Taisir Karim, soma-se 7 pré-candidatos a prefeito de Cáceres nas eleições de 6 de outubro.

Além do ex-reitor, estão no páreo o ex-prefeito Francis Maris Cruz (PL), o professor vereador Leandro dos Santos (PSD), o médico Vicente Palmiro (MPB), o também médico Sérgio Arruda (PP), o professor James Cabral (PT) e a atual prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), candidata a reeleição.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Alerta para seca severa no Pantanal

Published

on

Rio Paraguai – Foto por: Arquivo/Secom-MT

 

O nível do Rio Paraguai desce de maneira preocupante. Ontem, em Brasília (DF), a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou no Diário Oficial da União a Resolução que admite a escassez severa na Bacia do Rio Paraguai, principal formador da Planície Pantaneira.

De acordo com as previsões da ANA, toda a região abrangida pelo Pantanal mato-grossense, incluindo desde Cáceres, onde inicia a maior planície alagada do mundo, até o outro extremo em Porto Murtinho, no estado do Mato Grosso do Sul, banhando a cidade de Corumbá, Ladário, Bela Vista no mesmo estado, deverá registrar índices de seca só ocorridos em 1964, ou seja, semelhantes há seis décadas.

A resolução tem vigência até o final de outubro deste corrente ano. Conforme estudos de pesquisadores ambientais, as chuvas no último verão não foram suficientes para abastecer os principais rios que desaguam suas águas no Rio Paraguai, são eles Sepotuba, que nasce em Tangará da Serra; Cabaçal, que brota em Reserva do Cabaçal; e o Jauru, que flui desde o município com o mesmo nome. Em comum, os três rios decorrem da Serra dos Parecis, que divide as duas bacias hidrográficas Amazonas e do Prata em Mato Grosso.

Leia mais:   Deputados aprovam a obrigatoriedade de uniforme nas escolas estaduais

Entre os pecuaristas criadores de gado, que representam a base econômica dessa região, a preocupação é relacionada à alimentação do numeroso rebanho bovino, tanto Cáceres (MT) quanto Corumbá (MS) lideram o ranking de produção bovina entre os cinco municípios maiores do país. Com a estiagem prolongada, haverá escassez das pastagens.

 

Por João Arruda | Cáceres

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Cuiabá e Cáceres têm menor temperatura no ano

Published

on

Cuiabá teve acentuada queda da temperatura provocada pela chegada do ar frio de origem polar. Hoje a madrugada foi a mais fria do ano, até agora, com temperatura mínima de 18,4°C, informa o Instituto Clima Tempo. O recorde anterior era de 20,6°C, em 28 de janeiro. O ar frio de origem polar também derrubou a temperatura em várias capitais que registraram, hoje, as menores temperaturas.

Em Cuiabá, a máxima hoje não deve passar de 27º. Nesta quinta, a mínima prevista é de 22º e a máxima de 36º, domingo a mínima deve ir a 2º, máxima deve ser de 30º e, na segunda-feira, a mínima, de madrugada, ficará em 19º.

Cáceres (230 km de Cuiabá) na região Oeste, teve uma das menores temperaturas do Estado, esta madrugada, 15º. Amanhã a mínima deve ser 21º, no domingo 19º com máxima de 30º. Em Juína, na região Noroeste, Só Notícias apurou junto ao Clima Tempo que a mínima hoje de madrugada foi 16º. Na sexta-feira, a mínima prevista é 23º e máxima 33º. Na quinta-feira que vem deve fazer 19º.

Leia mais:   Programa recebe visitantes para conhecer o trabalho do Poder Legislativo

Em Barra do Garças, na região Araguaia, a temperatura também baixou, a mínima prevista para amanhã e sábado é de 20º, na segunda 19º e máxima 33º.

Em Sinop e Sorriso, a mínima hoje de madrugada foi 19º a máxima vai ser 30º e não chove. Neta quinta-feira, a mínima é de 20º, no sábado 20º e a máxima 34º. Na próxima terça-feira, o Clima Tempo está prevendo temperatura mínima de 18º e na quinta-feira (23º) mínima de 19º e máxima de 33º.

Nova Mutum teve mínima de 18º esta madrugada. No sábado é previsto 19º e máxima de 33º assim como na próxima terça-feira (21). Guarantã do Norte deve ter 21º de mínima amanhã e máxima de 35º. No sábado, 20º e máxima de 34º.

 

Por: Só Notícias

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana