Galeria de Fotos

Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, o FIPe 2019

Published

on

Comentários Facebook

Destaque

CPI das Obras – Câmara adia para próxima semana votação de requerimento que prevê oitiva de citados em aberto ao público

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Cáceres, a chamada CPI das Obras, que investiga supostas irregularidades em obras públicas suspeitam que integrantes da base aliada da administração municipal, pretendem evitar a exposição de pessoas, a maioria empreiteiros, que serão ouvidos pela comissão.

A hipótese foi levantada, na sessão desta segunda-feira pelos vereadores Jerônimo Gonçalves e Elis Enfermeira – relator e presidente da CPI, respectivamente -, após o vice- presidente da Casa, vereador Isaias Bezerra, que presidia a sessão, protelar para a próxima semana, a votação de requerimento apresentado pelo relator para que as oitivas dos citados fossem feitas abertas ao público.

Relator da comissão, Jerônimo assegurou que “as oitivas abertas ao público é uma forma de mostrar a transparência dos atos”. Inconformado com a decisão de “jogar” para próxima sessão a votação do requerimento, ele denunciou que “o prazo para conclusão da CPI está se esgotando devido as barreiras da CPI”. E, que faltam pouco mais de 60 dias para a conclusão dos trabalhos, sem muito avanço”.

Relator da CPI vereador Jerônimo Gonçalves, autor do requerimento

Presidente, a vereadora Elis Enfermeira, acrescentou que “é um direito do cidadão assistir e saber o que realmente se passa na Câmara Municipal”. Vereador Pacheco Cabeleireiro, disse que “não vejo motivo para que as oitivas não sejam públicas. A população tem o direito de saber o que está acontecendo com essa CPI. Estão negando um direito legítimo da população”.

O vereador Cesare Pastorello, explicou que “na administração pública a transparência é a regra o sigilo é exceção. Por isso, vemos depoimentos na CPI no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas etc. O requerimento de oitiva pública dos depoimentos na CPI está conforme o que prevê o Regimento Interno da Câmara”.

Explicou ainda que o Artigo 46$ 6º estabelece o sigilo dos documentos inerentes à CPI: “São expresso consentimento do plenário, os documentos inerentes a Comisso o Parlamentar de Inquérito são declarados de absoluto sigilo interno da Câmara Municipal, não podendo, consequentemente serem divulgados aos público até a conclusão dos trabalhos”.

Também contrário a decisão de adiar a votação do requerimento Pastorello disse que “na administração pública a transparência é a regra o sigilo é exceção”

Pivô da polêmica, o vereador Isaias Bezerra, que presidiu a sessão, negou possível beneficiamento às pessoas que serão ouvidas pela comissão.  Explicou que “Temos um documento que veio do Ministério Público orientando para que as pautas devem ser prévia e pública”.

E que “o prazo é na sexta-feira, que antecede a sessão, na chamada reunião de pauta, quando são protocolados os requerimentos e indicações”. Na hora da sessão, segundo ele, é discricionário do presidente aceitar ou vetar. “Quando eu estiver presidente não vou receber documento de última hora. O vereador tem tempo para apresentar documento no tempo certo. Não foi nenhuma decisão arbitrária” afirmou.

Comentários Facebook
Continue Reading

Galeria de Fotos

Os 30 Anos do CEAF

Published

on

DSC06947 DSC06941 DSC06940 DSC06939DSC06919 DSC06926 DSC06925 DSC06924 DSC06923

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana