Sem categoria

Festeja Sinop: Gigante do Norte recebe Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex e gravação de DVD de Wesley & Conrado na segunda-feira (14)

Published

on

O Estádio Municipal Massami Uriú, o Gigante do Norte, será palco da programação de aniversário de Sinop nesta segunda-feira (14), data em que o município completa 52 anos. A partir das 18h, o público terá acesso gratuito aos shows nacionais de Jefferson Moraes e Pedro Paulo & Alex, além da gravação do quarto DVD da dupla Wesley & Conrado. Os portões abrem às 17h.

A gravação do DVD terá participações especiais de Zezé Di Camargo, Ícaro & Gilmar e Traia Véia. A iniciativa integra o Festeja Sinop 2026 e marca a primeira gravação de um DVD de uma dupla nacional em Sinop, com participação de nomes de destaque da música sertaneja.

A programação fecha o calendário de atrações do Festeja Sinop em celebração aos 52 anos do município. Para o prefeito Roberto Dorner, a data merece uma festa com atrações de alcance nacional à população. “Sinop completa 52 anos e nós queremos celebrar essa história junto com a nossa população. Preparamos uma grande festa, com entrada gratuita, para que as famílias possam vir ao Gigante do Norte e aproveitar os shows e a gravação do DVD de Wesley & Conrado. É um momento para comemorar tudo o que Sinop representa e também para valorizar a nossa cidade. Esperamos todos no Gigante do Norte para celebrar os 52 anos do nosso município”, disse.

Leia mais:   Várzea Grande realiza Balcão de Empregos nesta quarta-feira (16) com vagas para todos os níveis de escolaridade

O vice-prefeito Paulinho Abreu ressaltou a estrutura preparada para receber o público e a importância da programação para o aniversário da cidade. “Estamos fechando o Festeja Sinop com uma programação especial no dia em que Sinop completa 52 anos. O público terá Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex e a gravação do DVD de Wesley & Conrado, com participações de grandes nomes da música sertaneja. A entrada é gratuita e a Prefeitura preparou o evento para que a população possa comemorar o aniversário da cidade com segurança, organização e atrações de qualidade. É uma festa para Sinop e para todos que fazem parte da história do nosso município”, afirmou.

Orientações de segurança

Para garantir a segurança do público, haverá revista pessoal nas portarias de acesso ao estádio. Não será permitida a entrada de garrafas de vidro, objetos perfurocortantes e bebidas. Água, cerveja e refrigerante estarão disponíveis para venda no interior do estádio.

A alimentação também será comercializada no local pelas entidades do município que participam da Festa das Entidades. A iniciativa permite que o público tenha acesso aos alimentos dentro do espaço do evento e, ao mesmo tempo, contribua com as instituições participantes.

Festeja Sinop

O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte MT e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município.

Leia mais:   Prefeitura reforça parceria com Corpo de Bombeiros e Sinop terá terceira viatura de resgate em operação simultânea

Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:

12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.

13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.

14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Shows nacionais com Pedro Paulo & Alex, Jefferson Moraes e Gravação de DVD de Wesley & Conrado com participações de Zezé Di Camargo, Ícaro & Gilmar e Traia Véia – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook

Sem categoria

Setembro Amarelo leva acolhimento, escuta e informação sobre saúde mental à comunidade de VG

Published

on

Uma manhã de acolhimento, escuta e muita emoção marcou a ação do Setembro Amarelo realizada na Unidade de Saúde da Família do Jardim Santa Isabel, em Várzea Grande. Coordenada pela equipe da unidade, sob responsabilidade da enfermeira Cida Campos, a programação levou informações sobre saúde mental para perto da comunidade de forma leve, participativa e descontraída.

A atividade começou com um alongamento conduzido pelo professor de Educação Física Jonas, preparando os pacientes para uma manhã de interação. Em seguida, a equipe propôs a dinâmica “Explosão de Alívio: você não está sozinho”.

Em um painel, balões traziam palavras que representam sentimentos e situações vivenciadas por muitas pessoas, como medo, raiva, ansiedade e insegurança. Cada participante escolhia um balão relacionado ao sentimento que estava enfrentando naquele momento. Ao estourá-lo, encontrava uma mensagem de encorajamento, como forma de enfrentar e ressignificar aquela emoção.

Depois, a atividade continuava com uma corda, utilizada pelos participantes para extravasar os sentimentos. A proposta era colocar para fora aquilo que, muitas vezes, fica guardado.

A aposentada Maria Lúcia Zanon Ramos, de 64 anos, participou da dinâmica e lembrou de um momento em que precisou do acolhimento da equipe da unidade durante um tratamento para depressão. Segundo ela, após suspender a medicação por conta própria, chegou à unidade nervosa e chorosa e encontrou profissionais dispostos a ouvi-la e orientá-la.

“Quando fiz tratamento de câncer, também precisei muito de pessoas que me ouvissem. Eu precisava falar, desabafar. Então, quando a gente encontra um amigo, uma pessoa que dá atenção, isso é muito importante”, contou.

Na dinâmica, Maria Lúcia escolheu a mensagem “Bota para fora tudo que está dentro do meu coração”. Depois, usou a corda para representar esse momento de colocar para fora aquilo que sentia.

Leia mais:   Preço reage e produtor acelera venda de soja, algodão e milho

“Eu sacudi aquela corda com toda a força para botar para fora tudo o que sinto dentro de mim”, relatou.

Atenção aos sinais começa dentro de casa

Durante a programação, o médico de família Anderson Leal também conversou com os pacientes sobre a importância de observar mudanças de comportamento, palavras e atitudes de familiares e pessoas próximas.

Ele reforçou que sinais de sofrimento emocional não devem ser ignorados e que buscar ajuda é fundamental. As unidades de saúde podem realizar o acolhimento, orientar e encaminhar os pacientes quando necessário, de acordo com cada situação.

Para a gerente da unidade, Maristela de Moraes, realizar ações como essa junto à comunidade faz parte do papel da saúde pública.

“É muito importante a unidade estar à frente de ações como essa, próxima da comunidade, principalmente para tratar de um assunto tão importante como o Setembro Amarelo. Nosso papel como saúde é acolher, orientar e encaminhar os pacientes que estão enfrentando problemas como depressão e ansiedade”, destacou.

Olhar atento pode ajudar a identificar sinais

A responsável técnica da unidade, enfermeira Cida Campos, ressalta que o cuidado com a saúde mental precisa acontecer durante todo o ano, e não somente em setembro.

“É muito importante que toda a equipe se mobilize, tanto pelos profissionais da saúde quanto pela população que precisa de ajuda. Temos que estar aqui de braços abertos para acolher, dar um abraço e uma palavra de conforto. O Setembro Amarelo reforça essa atenção, mas esse cuidado precisa existir o ano inteiro”, afirmou.

Leia mais:   Várzea Grande, Sine e empresas promovem Balcão de Empregos no dia 16

Cida também chama a atenção para a necessidade de profissionais e familiares observarem mudanças no comportamento, principalmente entre adolescentes. Segundo ela, a unidade já recebeu casos de adolescentes em sofrimento emocional que apresentavam sinais de automutilação.

Em um dos casos, uma adolescente chegou acompanhada pela coordenadora da escola. Ela era retraída, falava pouco e costumava usar blusas de manga comprida mesmo em dias de calor. A escola não havia identificado inicialmente o motivo do comportamento, mas buscou a unidade para pedir orientação.

A equipe realizou o acolhimento e, diante dos sinais identificados, fez o encaminhamento adequado para acompanhamento especializado.

“É muito importante nós, profissionais da saúde, estarmos atentos. Muitas vezes, os adolescentes usam blusas de frio, capuz ou mangas compridas para esconder as marcas. Precisamos ter essa percepção no olhar e prestar atenção às mudanças de comportamento”, explicou Cida.

Quando necessário, os casos são encaminhados para os serviços da Rede de Atenção Psicossocial, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além de acompanhamento com profissionais especializados e ações integradas ao Programa Saúde na Escola.

A ação no Jardim Santa Isabel mostrou que falar sobre saúde mental também pode ser uma oportunidade para criar vínculos, estimular a escuta e lembrar que ninguém precisa enfrentar sozinho sentimentos que parecem difíceis de suportar.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Sem categoria

Obras e ampliação avançam na Emeb Emanuel Benedito de Arruda com previsão de entrega antes do ano letivo de 2027

Published

on

Os serviços de obras, manutenção e ampliação da Emeb Emanuel Benedito de Arruda, em Várzea Grande, seguem em ritmo acelerado, com o objetivo de garantir que a unidade esteja totalmente revitalizada e ampliada antes do início do ano letivo de 2027. A equipe do setor de Obras da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) acompanha de perto a execução dos trabalhos na escola.

Entre as intervenções já realizadas está a substituição completa do telhado da unidade. A antiga cobertura, que era de telhas de cerâmica, foi substituída por um novo material, proporcionando melhores condições estruturais e de segurança para o prédio.

A próxima etapa contempla a substituição do forro e a renovação da instalação elétrica. Os trabalhos de troca do forro já foram iniciados e avançam conforme a conclusão da parte elétrica. A unidade também passa por serviços de pintura, enquanto as próximas fases incluem a finalização do piso e dos banheiros.

De acordo com a diretora da Emeb Emanuel Benedito de Arruda, Miriam Alves Nogueira, as intervenções atendem a uma antiga necessidade da comunidade escolar e representam uma transformação importante para a unidade.

“Era um anseio da comunidade ter uma escola nova, organizada e limpinha. A escola estava precisando muito. Estamos muito felizes com tudo o que está sendo feito e, principalmente, com a ampliação, que veio no momento exato para atender à nossa demanda”, afirmou a diretora.

Além da revitalização da estrutura existente, a escola está passando por uma ampliação que deverá elevar significativamente a capacidade de atendimento. Atualmente, a unidade atende cerca de 630 estudantes e, após a conclusão dos trabalhos, a expectativa é chegar a aproximadamente 1 mil a 1,1 mil alunos.

Leia mais:   Fim do uso da biomassa nativa abre corrida para plantar mais de 400 mil ha de eucalipto

Segundo Miriam, a ampliação já é aguardada por famílias que estão na fila de espera por vagas.

“Já temos uma fila de espera aguardando essas vagas. Com o redimensionamento, também teremos alunos que serão encaminhados para a nossa unidade. Então, a ampliação veio no momento exato”, explicou.

A assessora de Obras da SMECEL, Aliestt Rodrigues, destaca que o acompanhamento permanente da equipe busca garantir que cada etapa seja executada com qualidade e dentro do cronograma previsto.

“Estamos acompanhando de perto cada etapa da obra, desde os serviços de manutenção e adequação da estrutura existente até a ampliação da unidade. A determinação da gestão é avançar com os trabalhos para que a escola esteja preparada para receber os estudantes no ano letivo de 2027, com uma estrutura mais ampla, segura, adequada e capaz de atender à crescente demanda da comunidade”, destacou Aliestt.

Mesmo com a realização dos serviços, a gestão da unidade trabalha para preservar o calendário escolar e evitar prejuízos aos estudantes. Conforme a diretora, apenas um dia de aula precisou ser suspenso durante a execução dos trabalhos, com reposição já prevista no calendário.

Leia mais:   Várzea Grande, Sine e empresas promovem Balcão de Empregos no dia 16

“Estamos conduzindo tudo para que nossos alunos tenham garantido o direito aos 200 dias letivos. O calendário está sendo cumprido rigorosamente, com todo cuidado e olhar para que nenhuma criança se machuque ou seja envolvida em alguma situação indesejável. Todo cuidado e todo zelo estamos tendo com nossos alunos”, ressaltou Miriam.

A diretora também reconheceu o trabalho realizado pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da SMECEL, e destacou o olhar da gestão para as necessidades da comunidade escolar.

“Só temos a agradecer à prefeita e à nossa secretária por esse olhar para a unidade. Toda a equipe que está trabalhando aqui merece nosso agradecimento. Estamos muito felizes com o resultado e com a transformação que está acontecendo na nossa escola”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana