Mato Grosso

Corpo de Bombeiros integra programa que agiliza atendimento a pacientes com suspeita de infarto

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) passou a integrar o Programa SOS Infarto APH, que tem como objetivo agilizar a assistência a pessoas com suspeita de infarto e ampliar as chances de recuperação por meio da identificação precoce dos sintomas e do encaminhamento rápido ao tratamento especializado.

Desenvolvido em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso (HCAC), o programa foi lançado na última sexta-feira (19.6), no HCAC, e entrou oficialmente em funcionamento nesta segunda-feira (22.6). Inicialmente, atenderá moradores de Cuiabá e Várzea Grande, com previsão de expansão para outros municípios futuramente.

Com a atuação integrada dos serviços de emergência e do Hospital Central, pessoas com sintomas sugestivos de infarto poderão ser encaminhadas diretamente para a unidade de referência, reduzindo o tempo entre os primeiros socorros e o início do tratamento. A medida também permite o acionamento antecipado dos profissionais especializados, garantindo mais agilidade na assistência.

Durante os atendimentos realizados pelo CBMMT e pelo Samu, os pacientes passam por avaliação clínica imediata e, sempre que possível, realizam eletrocardiograma (ECG) ainda no ambiente pré-hospitalar. As informações são compartilhadas com a equipe médica da unidade hospitalar antes mesmo da chegada do paciente, permitindo a análise antecipada dos exames e o preparo da estrutura necessária para o atendimento.

Leia mais:   Força Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas

O protocolo prevê o reconhecimento precoce de pessoas com dor torácica e outros sinais sugestivos de infarto, possibilitando o encaminhamento conforme critérios clínicos estabelecidos. A medida reduz o tempo para diagnóstico e tratamento, fator considerado decisivo para aumentar as chances de sobrevivência e diminuir possíveis complicações.

Além da atuação conjunta dos serviços de emergência, o Hospital Central conta com estrutura especializada para atendimento cardiológico, incluindo serviço de hemodinâmica, cirurgia cardíaca e equipes médicas preparadas para receber os casos encaminhados pelo protocolo.

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a implantação do programa representa um avanço para a rede de urgência e emergência em Mato Grosso, fortalecendo a integração entre os serviços de atendimento e ampliando o acesso da população ao tratamento especializado.

“A implantação do SOS Infarto APH fortalece a rede de urgência e emergência em Mato Grosso e amplia o acesso da população ao atendimento especializado em menor tempo, contribuindo para melhorar o prognóstico dos pacientes atendidos. Essa atuação integrada entre as instituições reforça nosso compromisso com a preservação da vida e com a prestação de um serviço cada vez mais eficiente à população”, afirmou.

Leia mais:   Seciteci abre 160 vagas para cursos técnicos gratuitos em Cuiabá, Várzea Grande e Itanhangá

Em casos de suspeita de infarto, a orientação é acionar imediatamente os números de emergência 193, do Corpo de Bombeiros Militar, ou 192, do Samu. Quanto mais rápido o socorro for iniciado, maiores serão as chances de recuperação.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Procons de Mato Grosso definem ações conjuntas em Reunião Técnica em Cuiabá

Published

on

Servidores e dirigentes dos Procons de Mato Grosso participam nesta terça e quarta-feira (23 e 24.6) da 51ª Reunião Técnica de Procons. O evento, promovido pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), ligada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), tem o objetivo de promover a capacitação dos servidores e buscar soluções conjuntas para os principais problemas de consumo que a população relata aos Procons.

De acordo com a secretária adjunta do Procon-MT, Ana Rachel Pinheiro Gomes, entre os principais temas discutidos na capacitação, que acontece no Auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá, estão as atualizações legislativas no Direito do Consumidor; estruturação e fortalecimento dos Procons Municipais; aumento abusivo de preços; Programa Desenrola Brasil; técnicas de audiência de conciliação; Processo Administrativo no Procon; uso da Inteligência Artificial na Fiscalização; e conflitos de consumo.

“A Reunião Técnica de Procons é uma ação permanente do Procon Estadual que visa capacitar os Procons e qualificar o serviço que prestamos aos cidadãos. São momentos importantes para trocar experiências e buscar soluções conjuntas para os principais problemas que afligem os consumidores. Essas soluções são implementadas em todo o Estado, fortalecendo a atuação e o trabalho dos Procons na proteção dos direitos dos consumidores”, salientou Ana Rachel.

Crédito: João Reis/Setasc-MT

A coordenadora do Procon Municipal de Juara (677 km de Cuiabá), Rita de Cássia Pereira, considera que as Reuniões Técnicas são momentos essenciais para os Procons.

Leia mais:   Força Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas

“Em Mato Grosso, temos 142 municípios. Mas quantos têm Procons instalados? Meu sonho é que tenhamos Procons em todos os municípios do Estado, que eles sejam organizados, com conselhos de defesa do consumidor funcionando. E que os Procons Municipais possam atuar plenamente, fortalecendo a defesa dos consumidores mato-grossenses. Fortalecendo os municípios, estaremos fortalecendo todo o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor”, ponderou a coordenadora.

A conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon-MT, Gisela Simona, lembrou que cerca de 80% da população do país está endividada e grande parte não consegue pagar suas dívidas no final do mês.

“Isso significa que o poder de compra está diminuindo. Mas como as taxas de juros estão altíssimas, pegar crédito nesse momento é quase um suicídio. Por isso, se há abusos no mercado de consumo, precisamos estar atentos. Os Procons são o ‘pronto-socorro da cidadania’ e precisam agir para garantir que continuemos a ter produtos e serviços de qualidade e com preços justos”, destacou a conciliadora.

Programação

A capacitação iniciou com as palestras “Atualizações legislativas no Direito do Consumidor: análise das recentes inovações normativas e seus reflexos práticos”, com Gisela Simona; e “Estruturação e fortalecimentos dos Procons Municipais: diretrizes institucionais e boas práticas administrativas”, com o coordenador de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo, Rogério Sena.

Leia mais:   Seciteci abre 160 vagas para cursos técnicos gratuitos em Cuiabá, Várzea Grande e Itanhangá
Crédito: João Reis/Setasc-MT

O encontro prosseguiu à tarde, com as palestras “Análise jurídica do aumento abusivo de preços: parâmetros normativos e atuação dos órgãos de Defesa do Consumidor”, com o fiscal de Defesa do Consumidor, Rogério Chapadense; e “Aplicabilidade da repetição de indébito nas relações de consumo: fundamentos jurídicos e perspectivas jurisprudenciais”, com a coordenadora de Conciliação e Turma Recursal, Maria Cândida Crotti.

Nesta quarta-feira (24), estão sendo tratados os temas “Programa Desenrola Brasil 2026: inovações normativas e impactos nas relações de consumo”, com a secretária adjunta do Procon-MT e conciliadora de Defesa do Consumidor, Ana Rachel; “O processo administrativo nos Procons: aspectos procedimentais e garantias do devido processo legal”, com a coordenadora de Gestão de Processos e Documentos, Michelle Lorna; e “Audiência de conciliação nas relações de consumo: técnicas, princípios e efetividade na solução de conflitos”, com o coordenador de Atendimento e Orientação do Procon-MT, Jeferson Neves.

O encontro será finalizado à tarde, com as palestras “Fiscalização 4.0: automatizando tarefas com auxílio de Inteligência Artificial (IA)”, com o coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon-MT, André Badini; e “Conflitos de consumo em transformação: das reclamações individuais aos desafios da tutela coletiva e da mudança de comportamento dos fornecedores”, com o superintendente de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do Procon-MT, Ivo Vinícius Firmo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

“Indicações Geográficas e Marcas Coletivas fortalecem agricultura familiar”, afirma produtora

Published

on

A médica veterinária e empreendedora Ludymila Caramori, do Sítio Milagre da Vida, avaliou de forma positiva a criação do Fórum Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas de Mato Grosso. Representante do setor produtivo, ela participou da reunião realizada no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, que marcou o lançamento da iniciativa.

A iniciativa reúne governo, universidades, setor produtivo e instituições parceiras para incentivar o reconhecimento e a valorização de produtos e serviços que possuem características únicas ligadas ao território onde são produzidos.


Para Ludymila, a iniciativa representa uma oportunidade de fortalecer a identidade dos produtos mato-grossenses e ampliar mercados para quem produz.

“Além de valorizar e dar visibilidade aos produtos, a origem, a história e a identidade de cada região, agregando valor e fortalecendo a produção local, é mais uma ação do Governo do Estado que traz benefícios concretos para quem produz e para toda a cadeia produtiva”, afirmou.


Quem também destacou a importância da medida foi o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso (Fetagri-MT), Divino Martins de Andrade. “Essa iniciativa do Governo do Estado é muito importante para fortalecer a organização dos produtores rurais e valorizar a qualidade dos produtos de Mato Grosso”, disse.

Leia mais:   Setasc realiza workshop para fortalecer atendimento a situações de violação de direitos nos municípios

Segundo ele, o reconhecimento da origem e da qualidade dos produtos pode abrir novas oportunidades de comercialização e gerar mais renda para os agricultores familiares.

“Precisamos ampliar o acesso a mercados, investir em assistência técnica e garantir certificações que agreguem valor à produção, gerando mais renda para os agricultores familiares, assentados, quilombolas e extrativistas que representamos”, acrescentou.

As Indicações Geográficas (IGs) e as Marcas Coletivas são instrumentos que reconhecem e valorizam produtos e serviços associados a determinada região, destacando atributos como tradição, qualidade, cultura e identidade territorial. Além de proteger o patrimônio local, esses mecanismos contribuem para aumentar a competitividade dos empreendimentos e fortalecer a economia regional.

A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, destacou que a criação do Fórum reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o desenvolvimento da agricultura familiar e a valorização dos territórios.

“Este Fórum nasce para agregar valor à produção, fortalecer a identidade dos territórios e ampliar as oportunidades para as famílias que vivem e produzem no campo”, destacou.

De acordo com a secretária, a iniciativa se soma a uma série de investimentos realizados pelo Estado para fortalecer a produção familiar. Nos últimos sete anos e seis meses, mais de R$ 817 milhões foram aplicados em ações, programas e projetos voltados ao setor. Atualmente, também estão em andamento investimentos por meio do Fundaaf – Incentivo à Produção e de programas voltados à inclusão produtiva e ao desenvolvimento sustentável no meio rural.

Leia mais:   Polícia Civil de MT captura em São Paulo condenado a mais de 12 anos por estupro qualificado

O Fórum Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas conta com a participação das secretarias de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Meio Ambiente (Sema), Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e Desenvolvimento Econômico.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana