Estadual

25 mulheres já foram assassinadas este ano em MT

Published

on

Vinte e cinco mulheres foram assassinadas este ano em Mato Grosso, a maioria vítima de feminicídio. Para a delegada Juliana Chiquito Palhares, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), este é um crime anunciado. Está inserido na violência doméstica e a morte da vítima é o ápice de uma situação de abusos que evoluiu até a tragédia.

O homem que assassina uma mulher com requintes de crueldade é motivado, na maioria das vezes, pelo sentimento de posse. Crime é reflexo de uma sociedade machista, que “coisifica” a mulher, afirma Palhares.

Ela destaca ainda que o criminoso não mata apenas, mas mutila o corpo, principalmente o rosto de sua vítima. Nos 3 casos investigados recentemente por Juliana, as características são as mesmas. Assassinos que não aceitavam o fim do relacionamento.

A suspeita de uma traição justifica para eles a morte das companheiras. Desta forma eles planejam os crimes e ao desfigurar os rostos e mutilar os corpos mandam o recado para toda sociedade, de que conseguiram destruir o que para elas era o mais belo.

Leia mais:   Edição 2024 - Cáceres, Sorriso e Sinop são destaques nas etapas Oeste e Centro-Norte das competições escolares

No final de semana, a estudante de direito Dineia Batista Rosa, 35, foi uma das vítimas deste crime hediondo. O homem com quem manteve relacionamento por 2 anos a esganou com as mãos, depois a enforcou usando um fio elétrico e por fim, com tijolos, desfigurou seu rosto, deixando-a irreconhecível para os próprios familiares.

Preso pela Polícia Militar 8 horas depois, disse que matou Dineia por ela o ter denunciado à Policia por agressões e pela suspeita de que ela estaria traindo-o. Este foi o segundo crime com as mesmas características praticado por Welington Fabrício de Amorim Couto, 31. Ele foi condenado a 17 anos de prisão pelo assassinato da primeira esposa, Danevimar da Silva Dias, 23. Ela foi estrangulada com um fio elétrico no dia 23 de abril de 2008, após uma briga do casal. Welington ainda cortou com uma faca um pedaço do seio de Danevimar.

Justificou o crime dizendo que era humilhado constantemente pela esposa por estar desempregado. Já o enfermeiro Luís Otávio da Silva deixou a faculdade de direito junto com a sua vítima e foi até a quitinete dela. Lá a matou por esganadura, usou uma faca para dar diversos golpes em seu pescoço e desfigurar o rosto. Lavou as mãos para tirar o sangue na pia do banheiro e foi para casa. Contou ao pai o que fez. Tomou um remédio para dor de cabeça e foi dormir. Foi preso no dia seguinte ao crime, ocorrido no dia 15 de março deste ano. A justificativa era a suspeita que estava sendo traído.

Leia mais:   Vídeo - Paciente é transportada em ambulância com porta aberta

Silvana Ribas, repórter de A Gazeta

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Edição 2024 – Cáceres, Sorriso e Sinop são destaques nas etapas Oeste e Centro-Norte das competições escolares

Published

on

                                          Seleção de Cáceres é campeão de futsal da região oeste
Cida Rodrigues | Secel-MT
      As duas primeiras etapas regionais dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses definiram as equipes campeãs das regiões esportivas Oeste e Centro-Norte. Promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), as competições foram realizadas simultaneamente em Araputanga e Lucas do Rio Verde, de 30 de abril a 1º de maio.

Abrangendo equipes masculinas e femininas, as modalidades em disputa foram basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e os da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções.

As equipes escolares e seleções municipais consagradas como campeãs regionais irão disputar os títulos de campeãs mato-grossenses nas etapas estaduais de suas respectivas competições, que ocorrem no mês de julho. Até lá, serão realizadas outras nove etapas regionais, envolvendo todas as regiões de Mato Grosso, conforme calendário AQUI.

Leia mais:   Governador prevê de 20% a 25% de perda de arrecadação em MT com a Reforma Tributária
Na etapa regional Oeste, o município de Cáceres foi o destaque da competição ao conquistar dez títulos de campeão. O evento esportivo foi realizado em Araputanga e contou com 39 equipes disputando os Jogos Escolares e mais 39 seleções, os Jogos Estudantis.

Na etapa regional Centro Norte, os municípios com mais times vencedores foram Sorriso, com sete títulos, e Sinop, com quatro. Sediados em Lucas do Rio Verde, os Jogos Escolares foram disputados por 46 equipes e os Jogos Estudantis por mais 46 seleções municipais.

Confira a relação completa de equipes e seleções campeãs.

Região Oeste – Jogos Escolares
Basquetebol Masculino: E.E Arlete Maria, Várzea Grande
Basquetebol Feminino: E. E. João Sato, Araputanga
Handebol Masculino: COL. Analia Franco – CEAF, Cáceres
Handebol Feminino: COL. Analia Franco – CEAF, Cáceres
Futsal Masculino: E. E. Salin Nadaf, Várzea Grande
Futsal Feminino: E. E. Fernando Leite de Campos, Várzea Grande
Voleibol Masculino: E. E. Rangel Torres, Rio Branco
Voleibol Feminino: COL. Adventista, Cáceres

Leia mais:   Confira a lista dos primeiros beneficiários do SER Família CNH Social

Região Oeste – Jogos Estudantis de Seleções
Basquetebol Masculino: Cáceres
Basquetebol Feminino: Araputanga
Handebol Masculino: Cáceres
Handebol Feminino: Cáceres
Futsal Masculino: Cáceres
Futsal Feminino: Cáceres
Voleibol Masculino: Cáceres
Voleibol Feminino: Cáceres

Região Centro Norte – Jogos Escolares
Basquetebol Masculino: E.E Arlete Maria Cappellari, Sorriso
Basquetebol Feminino: Colégio Regina Pacis, Sinop
Handebol Masculino: E.M Eça de Queiroz, Lucas do Rio Verde
Handebol Feminino: E.E 13 de Maio, Sorriso
Futsal Masculino: Colégio La Salle, Lucas do Rio Verde
Futsal Feminino: E.E André Antônio Maggi, Ipiranga do Norte
Voleibol Masculino: Colégio São José, Sorriso
Voleibol Feminino: Colégio São José, Sorriso

Região Centro Norte – Jogos Estudantis de Seleções
Basquetebol Masculino: Nova Mutum
Basquetebol Feminino: Sinop
Handebol Masculino: Sorriso
Handebol Feminino: Sorriso
Futsal Masculino: Sorriso
Futsal Feminino: Nova Mutum
Voleibol Masculino: Sinop
Voleibol Feminino: Sinop

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaque

Confira a lista dos primeiros beneficiários do SER Família CNH Social

Published

on

Governo de Mato Grosso publicou, no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (02/05), a lista de chamamento dos primeiros beneficiários do Programa SER Família CNH Social, para abertura dos processos da primeira habilitação gratuita.

O programa é liderado pela primeira-dama de Mato GrossoVirginia Mendes, e vai fornecer a primeira carteira nacional de habilitação gratuitamente para 10 mil pessoas de baixa renda.

 “Assim como os outros programas do SER Família, o CNH Social ajuda as pessoas que mais precisam. Com a habilitação gratuita elas vão ter mais oportunidades de trabalho e melhorar de vida”, disse a primeira-dama de MT.

Nesta primeira lista foram chamadas 1.670 pessoas, que devem comparecer em uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) munidos de documento oficial com foto e CPF, nos dias estipulados no edital, para iniciar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os atendimentos serão realizados sem necessidade de agendamento prévio, facilitando o acesso durante todo o dia, conforme as datas e horários estabelecidos. Os convocados devem comparecer aos seguintes locais de atendimento:

Leia mais:   Vídeo - Paciente é transportada em ambulância com porta aberta

– Em Cuiabá, o atendimento será aos sábados, nos dias 11 e 18 de maio de 2024, na sede do Detran-MT, localizada na Avenida Doutor Hélio Ribeiro, nº 1.000, Centro Político Administrativo, das 8h às 16h.

– Em Várzea Grande, aos sábados, nos dias 11 e 18 de maio de 2024, no Centro Estadual de Cidadania do Shopping Várzea Grande, das 10h às 18h.

– No interior do Estado, o atendimento será de segunda a sexta, das 8h às 16h, de 13 a 24 de maio de 2024.

Confira a lista dos convocados aqui.

Fonte: Folha5

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana