Mato Grosso

Polícia Civil cumpre mandados contra investigados por tráfico interestadual de drogas

Published

on

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na tarde desta quarta-feira (30.4), a Operação Fantasma do Cárcere, como mais uma fase da investigação voltada ao combate ao tráfico interestadual de drogas, realizada por policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc).

A ação resultou no cumprimento de cinco ordens judiciais, sendo três mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e uma ordem de bloqueio de contas bancárias, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo de Garantias – Polo Cuiabá. O cumprimento das ordens judiciais contou com o apoio da equipe da Delegacia de Mirassol D’Oeste.

A ação é desdobramento de uma operação realizada em agosto de 2025, ocasião em que uma mulher foi presa em flagrante na rodoviária de Cuiabá, no momento em que embarcava com destino à cidade de Recife (PE), transportando aproximadamente quatro quilos de cloridrato de cocaína.

A partir da prisão em flagrante, a equipe da Denarc deu continuidade às investigações e conseguiu identificar o responsável pela droga apreendida. Mesmo preso no presídio de Mirassol D’Oeste, o suspeito comandava a logística de distribuição de entorpecentes, inclusive com envio interestadual.

Leia mais:   Batalhão Ambiental da PM prende homem transportando 52 unidades de pescado irregular

As investigações também revelaram a atuação de duas mulheres (mãe e filha), subordinadas ao investigado, que exerciam papel fundamental na distribuição da droga, realizando o transporte e a intermediação das remessas ilícitas.

Com base nos elementos colhidos, a autoridade policial representou pela adoção de medidas cautelares, que foram deferidas pelo Poder Judiciário. Os mandados foram cumpridos nos municípios de Cuiabá e Mirassol D’Oeste, com o objetivo de coletar novas provas, interromper a atividade criminosa e enfraquecer financeiramente o grupo investigado.

Segundo o delegado Ronaldo Binoti Filho, responsável pelas investigações, a operação reforça o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento qualificado do tráfico de drogas, especialmente no combate a facções criminosas.

“As investigações seguem em andamento para identificação de outros suspeitos e aprofundamento das responsabilidades penais dos envolvidos”, disse.

Operação Pharus

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.

Leia mais:   Gestores debatem alimentação escolar como parte da aprendizagem na Rede Estadual

Renorcrim

As atividades em curso estão inseridas no cronograma da Operação Nacional da Renorcrim (Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas). A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e sua Diopi (Diretoria de Operações Integradas e Inteligência). A rede articula as unidades especializadas das Polícias Civis de todo o país, promovendo uma resposta unificada e de alta precisão contra as estruturas do crime organizado.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governador determina retomada de contratos do Samu na Baixada Cuiabana

Published

on

O governador Otaviano Pivetta determinou, nesta quinta-feira (30.4), a retomada dos contratos dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que haviam sido encerrados no fim do mês passado.

“Em consideração à contribuição e ao histórico do serviço prestado, o Governo de Mato Grosso decidiu pela recontratação dos profissionais. O mais importante é garantir o atendimento à população. O Samu e o Corpo de Bombeiros vão seguir atuando juntos, com qualidade, rapidez e eficiência”, afirmou o governador.

A decisão foi tomada durante reunião com a Comissão de Saúde e representantes do setor, no Palácio Paiaguás.

Segundo a secretária-adjunta do Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fabiana Bardi, a medida também define os procedimentos administrativos para o retorno dos profissionais.

“O governador decidiu que esses profissionais retomem seus postos aos quais eram vinculados. Todo o processo de retomada será feito em conjunto com a Seplag, conforme os procedimentos administrativos necessários”, explicou.

A enfermeira do Samu, Damares Figueiredo, destacou a importância da decisão para a continuidade do serviço. “Essa decisão do governador garante a continuidade do trabalho e traz segurança tanto para os profissionais quanto para a população. Com isso, conseguimos manter o atendimento dentro dos padrões do SUS, com qualidade e segurança. O Samu é um serviço essencial, que atende toda a população”, disse.

Leia mais:   Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra investigado por ameaça à ex-companheira

Também participaram da reunião a secretária adjunta de Administração Sistêmica da SES, Cristiane Mello, e os deputados estaduais Dr. João, Paulo Araújo e Lúdio Cabral.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Mato Grosso discute fortalecimento do sistema de defesa civil em encontro nacional

Published

on

Mato Grosso participou, nos dias 28 e 29 de abril, do encontro do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, que reuniu representantes de todo o país para debater o fortalecimento das políticas públicas voltadas à gestão de riscos e desastres.

Durante a reunião, os estados receberam o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e discutiram estratégias para aprimorar a atuação integrada em todo o Brasil.

Um dos pontos abordados foi a necessidade de tornar o sistema cada vez mais preventivo, antecipando os riscos e adotando ações estruturadas para diminuir a atuação apenas reativa diante dos desastres.

“Precisamos sair de um modelo reativo e avançar para uma atuação cada vez mais preventiva, com planejamento, integração e antecipação dos riscos. Mato Grosso vem buscando adotar esse caminho, com o mapeamento de áreas de risco nos municípios, mas ainda é um desafio em todo o país”, destacou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel BM Marcelo Reveles.

Outro tema discutido foi a elaboração do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, que deverá identificar os cenários de risco e definir a atuação dos órgãos responsáveis, garantindo mais organização, rapidez e eficiência no atendimento à população em situações de emergência.

Leia mais:   Corpo de Bombeiros resgata cascavel e boipeva em áreas de risco

As boas práticas desenvolvidas em Mato Grosso também foram discutidas durante troca de experiências entre os Estado e reconhecidas como referência nacional, especialmente no levantamento de áreas vulneráveis e o trabalho de enfrentamento aos incêndios florestais.

Para as temporadas de incêndio no Estado, a Defesa Civil estadual faz a locação de aeronaves agrícolas que são utilizadas de forma estratégica, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para o combate ao fogo. A medida tem sido fundamental para ampliar a capacidade de resposta e mitigar os impactos ambientais e sociais durante o período mais crítico.

Mato Grosso também apresentou o trabalho de orientação e acompanhamento junto aos municípios durante o período de chuvas intensas.

“Foi um encontro bastante produtivo, uma oportunidade importante para aprender com outros estados e também mostrar o que Mato Grosso tem feito. Essa troca fortalece o trabalho de todos e melhora a resposta à população. Isso fortalece o trabalho de todos e nos permite evoluir de forma mais rápida na gestão de riscos e desastres”, finalizou o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:   CGE e PGE reforçam proibição do uso de bens públicos nas eleições

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana