Cáceres e Região

Pelo menos nove turmas de medicina em Cáceres sofreram golpe milionário após empresa fechar, diz delegado

Published

on

Reprodução

O delegado da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), Rogério Ferreira, afirmou que a empresa Imagem Eventos também aplicou golpes em estudantes de Cáceres. Pelo menos nove turmas universitárias foram lesadas financeiramente. Os empresários Márcio Nascimento e Elisa Severino foram alvos da operação Ilusion nesta terça-feira (20) e estão foragidos.

As investigações revelaram que os empresários já sabiam que não teriam condições de honrar os contratos e, mesmo assim, continuaram a firmar novos acordos, muitos com exigência de pagamento à vista. As investigações, conduzidas pela Delegacia do Consumidor, apontaram que foram prejudicados aproximadamente mil formandos de mais de 40 turmas de diversas universidades e faculdades.

Entre as cidades estão Cáceres, Cuiabá, Várzea Grande e Rondônia. O prejuízo estimado é de pelo menos R$ 7 milhões. Somente no município de Cáceres, nove turmas de Medicina foram lesadas. Ainda conforme a autoridade policial, cada formatura gira em torno de R$ 2 milhões.

“Eu sei que Cáceres teve muitas turmas de medicina, Sinop, Nova Mutum, diversas cidades do interior do estado de Mato Grosso, não só Cuiabá e Várzea Grande, também diversas cidades do estado de Rondônia. Nós falamos agora que muitas turmas de medicina de uma faculdade que fica localizada na cidade de Cáceres que foram lesadas. Ao todo, se eu não me engano, nove turmas de medicina, só em Cáceres. Cada formatura de medicina ultrapassa 2 milhões de reais. E o valor individual varia muito”, disse.

Leia mais:   EM CÁCERES - Adolescente suspeito de participação em triplo homicídio é apreendido pela Polícia Militar

 

Por: Joner Campos I Cáceres Noticias

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Alunos da rede municipal vivenciam a tradição do bolo de arroz da Dona Regina em Cáceres

Published

on

Autor da Foto: Drielly Monise

Por Assessoria

Na semana passada, alunos do 4º e 5º anos das escolas municipais Eduardo Benevides Lindote, Jardim Guanabara e Santos Dumont participaram de uma experiência educativa enriquecedora por meio do projeto “Olha o Bolo de Arroz: Tradições da Dona Regina”, que reconhece o tradicional bolo de arroz assado no forno à lenha como parte do Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Cáceres.

A iniciativa levou os estudantes até a casa de Dona Regina, figura querida e respeitada na comunidade, onde acompanharam o preparo artesanal do bolo, ouviram histórias sobre a origem da iguaria e conheceram relatos dos tradicionais boleiros que percorrem as ruas da cidade vendendo o produto. A visita foi precedida por atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores da rede municipal, que abordaram o valor histórico, simbólico e social da gastronomia local.

Idealizado pela nutricionista e coordenadora de Nutrição e Alimentação Escolar, Elianne Arruda Pires, o projeto foi contemplado pelo Edital 09/2024 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com recursos da PNAB, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que viabilizou a participação dos alunos em atividades de educação cultural e gastronômica.

Leia mais:   Terceira vítima de ataque a tiros em conveniência morreu nesta madrugada no Hospital Regional de Cáceres

Segundo Elianne, a proposta nasceu de uma vivência pessoal:
“A ideia surgiu durante uma visita à casa da Dona Regina. Enquanto saboreava um bolo de arroz recém-saído do forno à lenha, acompanhado de um café fresco, e ouvia suas histórias e os relatos dos boleiros, percebi o quanto essa comida, repleta de memórias e saberes, carrega um valor cultural profundo. Valorizar o que é nosso é preservar a história, os sabores e as memórias que compõem a identidade do povo cacerense. Foi com esse propósito que o projeto foi idealizado: para que essas tradições sejam reconhecidas, valorizadas e compartilhadas com a comunidade, especialmente com as novas gerações.”

A professora Denise Amorim de Carvalho, da E.M. Jardim Guanabara, ressaltou que a atividade pedagógica em sala, aliada à visita de campo, aproximou os alunos da rica tradição cultural de Cáceres, proporcionando uma vivência significativa e transformadora. Já a professora Rosa Para de Araújo, da E.M. Santos Dumont, complementou,
“Ao conhecerem a história e o processo de preparo do tradicional bolo de arroz da Dona Regina, os alunos aprenderam a importância de preservar e compartilhar nossa identidade cultural.”

Leia mais:   Unemat abre processo seletivo de bolsistas para contratação de professor formador

Para a coordenadora pedagógica Luciana Gattass Crepaldi, a experiência foi uma oportunidade valiosa.
“Ao participarem dessa vivência, nossos alunos mergulharam em saberes que vão além dos livros. Aprendem com a história viva de Dona Regina e compreendem, na prática, o valor da memória, da identidade e da cultura local”, ressalta Luciana.

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, destacou que ações como essa fortalecem o sentimento de pertencimento e inspiram os estudantes a se engajarem no resgate e celebração das tradições.
“Projetos como este valorizam a gastronomia local por meio da educação cultural, despertando nos alunos a consciência do que nos define como povo”, enaltece Piovesan.

Mais do que o ensino de uma receita, o projeto “Olha o Bolo de Arroz” evidenciou o bolo como um verdadeiro legado cultural, reafirmando o compromisso de Cáceres com a preservação da cultura alimentar como expressão autêntica de sua identidade.

Ficha Técnica:

Projeto: Olha o Bolo de Arroz: Tradições da Dona Regina

Proponente e Produção Executiva: Elianne Arruda Pires

Audiovisual: Cubo Mágico Produções (Leandro Peska)

Fotografia: Drielly Monise C. Messias

Publicidade: Juliana Giraldini

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Prefeitura de Cáceres remarca Festival Internacional de Pesca para agosto; evento é o maior do turismo em MT

Published

on

Reprodução

Inicialmente marcado para julho, o Festival Internacional de Pesca de Cáceres teve suas datas alteradas para agosto, mantendo a expectativa de ser o maior evento turístico do estado.

Por: Joner Campos I Cáceres Noticias

O Festival Internacional de Pesca (FIPe) de Cáceres, em Mato Grosso, teve sua data de realização para 2025 alterada para o período de 6 a 10 de agosto. A confirmação foi feita pela Prefeitura de Cáceres, reafirmando a importância do evento como o maior do turismo em Mato Grosso e o maior festival de pesca esportiva do Brasil.

Inicialmente, a prefeitura havia divulgado que o FIPe 2025 seria realizado de 3 a 6 de julho. A nova data de 6 a 10 de agosto consolida o festival no calendário de grandes eventos do estado.

A mudança para agosto mantém a tradição do FIPe de ocorrer no meio do ano, seguindo as edições anteriores. Em 2024, a 41ª edição do festival foi realizada entre 2 e 7 de julho, enquanto a 40ª edição aconteceu de 4 a 9 de julho de 2023.

A Prefeitura de Cáceres ressalta que a alteração na data não diminui a expectativa para a 42ª edição do FIPe, que continua sendo aguardada como um importante motor para a economia local e um grande atrativo para turistas de todo o Brasil e exterior. O evento promete movimentar a cidade com diversas atrações ligadas à pesca esportiva, cultura e entretenimento.

Comentários Facebook
Leia mais:   Influenza aviária: Caso detectado em granja comercial no Brasil acende alerta sanitário e econômico
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana