Cultura

Maioria do público do show do Guns N’ Roses é de MT e 33% de outros estados, aponta pesquisa

Published

on

A contagem parcial da pesquisa realizada durante o show do Guns N’ Roses, realizado em Cuiabá na última sexta-feira (31.10), revela que 66,14% do público era formado por moradores de Mato Grosso, enquanto 33,46% veio de outros estados e 0,39% de países vizinhos, como a Bolívia. O levantamento é conduzido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio do programa Descubra Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, UFMT, IFMT e Unic. O resultado completo deve ser divulgado em até 20 dias.

O estudo busca traçar o perfil dos turistas e mensurar o impacto econômico de um dos maiores eventos já realizados na capital. As equipes estiveram na Arena Pantanal na última sexta-feira aplicando questionários com uma amostra do público estimado em 40 mil pessoas. Foram coletadas informações sobre origem, hospedagem, gastos, tempo de permanência e intenção de retorno à cidade.

De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Planejamento da Secretaria Adjunta de Turismo, Gláucia Regina da Silva, cerca de 300 questionários foram aplicados entre 15h e 18h, com boa receptividade do público.

Leia mais:   Com apoio da Sedec, Expoind MT 2025 destaca sustentabilidade e inovação na indústria no Estado

“As pessoas demonstraram muito interesse em participar. Muitos visitantes de fora disseram querer conhecer melhor Mato Grosso e pediram mais eventos desse porte. Agora iniciamos a tabulação dos dados, e acreditamos que em até 20 dias teremos o resultado final consolidado. Foi uma equipe pequena, mas muito comprometida. Essa integração entre Estado, município e universidades faz a diferença na geração de dados de qualidade, que podem orientar novas ações de promoção do turismo”, avaliou.

O coordenador de pesquisa da Unic, Osvaldo Borges, lembrou que o trabalho serve de referência para futuras análises sobre grandes eventos. Ele destacou que aprendizado coletivo que ajuda o poder público a melhorar a estrutura e o atendimento ao turista.

“É muito importante que as instituições se unam para poder gerar conhecimento, informação para o Estado e os entes públicos, no modo geral. Às vezes a instituição tem uma base de pesquisadores, tem a metodologia para desenvolver pesquisa, e as entidades públicas precisam de informação. Quando se dá a junção das instituições de ensino e o Estado, isso gera informações de qualidade que possam contribuir para o desenvolvimento do setor público”, afirmou.

Leia mais:   Seduc abre chamada internacional para consultoria do Programa de Fortalecimento de Práticas Pedagógicas

Após a conclusão da tabulação, os dados serão comparados com informações de emissão de passagens aéreas e rodoviárias, além de indicadores de arrecadação do ICMS em setores ligados ao turismo, como hospedagem, alimentação e transporte. O objetivo é quantificar o impacto real de um evento internacional sobre a economia local e o comportamento do visitante em Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Cultura

Maria e José são os nomes mais comuns entre os mato-grossenses

Published

on

Maria e José são os nomes mais comuns entre os mato-grossenses

Thalyta Amaral | Muvuca Popular

O IBGE divulgou nesta terça-feira (4) a segunda edição do levantamento dos nomes mais frequentes no Brasil, com base no Censo Demográfico de 2022. Em Mato Grosso, a maior parte dos registros é de Marias, com 154,2 mil pessoas com esse nome. Em seguida vem José, com 72,9 mil registros.

O levantamento inclui todas as pessoas vivas registradas no estado, independentemente do ano de nascimento. No entanto, ao longo dos anos, a preferência pelos nomes foi mudando.

Entre os nascidos a partir de 2020, Maria ainda é o nome mais popular, com 10,5 mil registros, seguido por Ana, com 6,3 mil, e João, com 6,1 mil. Já entre os bebês nascidos entre 1990 e 1999, o nome mais comum foi Ana, com mais de 9 mil registros, seguido de Lucas, com 7,4 mil registros.

O levantamento mostrou ainda que Silva é o sobrenome mais comum, com 651,3 mil registros, o que corresponde a 17,8% da população. O sobrenome é derivado do latim e significa “selva” ou “floresta”.

Leia mais:   Corpo de Bombeiros controla incêndio em caminhão no pátio de posto de combustível

Em segundo lugar está Santos, com 313,8 mil registros, e em terceiro Oliveira, com 216,9 mil. O top cinco sobrenomes mais utilizados tem ainda Souza e Pereira.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA: Câmara de Cáceres cancela audiência por vício de Inconstitucionalidade

Published

on

Sessão Extraordinária sobre Lei do Silêncio é cancelada por vício de Inconstitucionalidade

Por Ana Maria Pereira de Souza

A Presidência da Mesa Diretora anunciou o cancelamento da sessão extraordinária que estava marcada para manhã desta sexta-feira (31.10). A sessão, que teria como pauta exclusiva a análise de uma proposta de emenda à chamada “Lei do Silêncio”, foi suspensa após parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) apontar vícios de inconstitucionalidade no projeto de lei.

A decisão, assinada pelo Presidente da Mesa, Flávio Negação, foi tomada com base no entendimento da CCJ, órgão técnico responsável pela análise da aderência das proposições legislativas à Constituição.

A Presidência afirma que, diante do parecer contrário da comissão, “perde-se o objeto da sessão, tornando sua realização inviável”.

A Presidência reitera o compromisso com a legalidade, a constitucionalidade e o respeito ao devido processo legislativo, assegurando que novas deliberações sobre o tema serão comunicadas à população e aos parlamentares no momento oportuno.

Conforme Negação, o cancelamento evidencia a importância do crivo constitucional no processo de criação das leis, atuando como um filtro para garantir que as propostas estejam em conformidade com a carta magna antes de seguirem para votação em plenário.

Comentários Facebook
Leia mais:   Ação integrada apreende 210 kg de drogas e dá prejuízo de R$ 843 milhões às facções criminosas
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana