Se a reta inicial do Grêmio apresenta confrontos considerados complicados, o clube gaúcho tira forças de si mesmo para encontrar inspiração por uma nova vitória. Na quinta-feira, às 21h, o Tricolor enfrenta o Atlético-MG, no Independência, pela terceira rodada do Brasileirão. E o confronto remete diretamente a uma atuação de luxo em 2015, quando o time de Roger Machado realizou um “jogo perfeito” para sair com o triunfo por 2 a 0 diante do Galo (relembre no vídeo acima).
LEIA MAIS
> Roger testa opções para Bolaños
> Edílson vibra com “energia” na estreia
> Fred vibra com gol contra o Fla
No discurso de cada atleta, há a esperança de repetir o nível de atuação alcançado naquele episódio. Em 13 de agosto do ano passado, o Grêmio teve uma atuação cirúrgica nos contra-ataques e se segurou na defesa para conter o então líder do Brasileirão – com a derrota, o Galo seria ultrapassado pelo campeão Corinthians.
– Com certeza temos que nos espelhar naquele jogo. Não são os mesmos jogadores, mas a vontade precisa ser a mesma, a pegada. Vencerá quem tiver maior capacidade de finalização – destacou o volante Walace.
– No ano passado foi importante, mas já faz parte de um passado recente que a gente construiu um jogo de nível muito alto. Tenho a convicção que a gente pode atingir isso, sim. Esses dois jogos me deram certeza de que temos um grupo qualificado e que podemos fazer um campeonato do mesmo nível ou maior que no ano passado – acrescentou o técnico Roger.
Luan marcou o segundo gol contra o Galo em 2015 (Foto: Estadão Conteúdo)
A equipe de Roger Machado soube aguardar o adversário e sair nos contra-ataques. Foram duas transições rápidas da defesa para o ataque que resultaram nos gols de Douglas e Luan. Aos 40 do primeiro tempo, o Tricolor abriu o placar após contragolpe fulminante, na primeira finalização do time na partida, feita pelo camisa 10. No segundo tempo, aos nove, Douglas não marcou, mas conseguiu belo lançamento para Giuliano, que deixaria Luan livre para matar o jogo: 2 a 0.
O modelo é tão exitoso que até mesmo quem não estava em campo naquele dia usa o duelo como exemplo. O zagueiro Fred, à época no Goiás, assistiu ao confronto pela televisão e
ficou impressionado com o desempenho tricolor.
– Sempre que se vence o
jogo, você tira de exemplo as boas atuações. Claro que nem sempre as
coisas acontecem, sabemos que há uma equipe qualificada do outro lado. O
pessoal comenta do jogo do Mineirão. Eu estava concentrado (pelo Goiás)
e acabei olhando a partida. Sabemos que será difícil. A ideia é ir a
Belo Horizonte para vencer – ressalta o zagueiro, autor do gol da
vitória contra o Flamengo, no domingo.
O retrospecto recente do
Grêmio diante do Galo é outro fator que serve de incentivo. No segundo
turno do Brasileirão, o Tricolor voltaria a vencer o rival – desta vez
por 2 a 1, na Arena (confira no vídeo acima). A última derrota diante do Atlético-MG foi em
setembro de 2013, quando Fernandinho – atualmente emprestado pelo clube
gaúcho ao Flamengo – daria a vitória ao time de Ronaldinho por 1
a 0, na Arena.
O Tricolor retoma os trabalhos nesta terça-feira à tarde, no CT Luiz Carvalho, e tem ainda um treinamento na quarta-feira antes de rumar a Belo Horizonte. Na quinta, o Grêmio encara o Atlético-MG, no Independência, pela 3ª rodada do Brasileirão.
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs
Fonte: Globo Esporte