Connect with us

No próximo domingo (15), acontecerá o primeiro eclipse lunar de 2022. Será um eclipse do tipo total, que ocorre quando a Lua cheia se move para a chamada sombra umbral profunda da Terra (parte mais interna e escura). Isso ocorre porque nosso planeta passa em frente à luz solar enviada para o nosso satélite natural.

De acordo com o astrofísico americano Fred Espenak, conhecido por prever eclipses, como a Lua cheia do dia 15 de maio é a chamada superlua, por estar no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, esse eclipse será considerado uma superlua de sangue. O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, ocorre quando a luz do sol passa pela atmosfera terrestre, mas desvia pelos comprimentos de onda para refletir de forma avermelhada na Lua.

Diagrama da sombra do eclipse lunar do dia 15 de maio. (Fonte: NASA/Divulgação.)Fonte:  NASA 

Quando acontecerá o eclipse total da Lua no domingo?

Conforme o perfil Astronomiaum no Twitter, nas cidades com fuso horário de Brasília, o eclipse lunar de domingo terá início às 22h32, e terá o seu ápice na madrugada de segunda-feira (16) à 1h11, com o término ocorrendo às 3h51. Além do Brasil, a Lua de sangue poderá ser vista também nos EUA e Canadá, além de partes da África e Europa.

Leia mais:   Bora lá? Veja as opções de lazer e entretenimentos do fim de semana em Cáceres

Diferentemente do eclipse solar, que só é observável em uma área relativamente pequena do mundo, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar no lado noturno da Terra. A sua visualização também é mais segura, pois esses fenômenos não necessitam de nenhum tipo de proteção para os olhos, pois são mais escuros do que a própria lua cheia em si.

Para quem mora em grandes cidades, e não pretende viajar para locais com baixa poluição visual para assistir ao eclipse total da Lua no domingo, será possível visualizá-lo através do canal oficial da NASA do YouTube. O telescópio da agência aeroespacial norte-americana irá iniciar a transmissão das imagens do fenômeno a partir da zero hora do dia 16 de maio, no horário de Brasília.

Para assistir, basta clicar no link acima para definir o lembrete e, na hora marcada, acompanhar os detalhes em alta resolução.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/238420-eclipse-lunar-traz-lua-sangue-domingo-15-saiba.htm

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Bora lá? Veja as opções de lazer e entretenimentos do fim de semana em Cáceres

Published

on

Expressão Notícias – Sinézio Alcântara

     Antes pacata, monótona, quase sem “vida noturna”, hoje Cáceres, se desponta como uma das cidades do interior do Estado, com maiores opções de lazer e entretenimentos, principalmente, nos fins de semana. São diversões e recreações para todos os gostos.

     Na Agenda de Fim de Semana, o site Expressão Notícias, aponta os maiores acontecimentos recreativos para que a população possa desfrutar. Na praça da Sicmatur estará acontecendo no sábado e domingo, o “Arraiá Pantaneiro”. Uma boa pedida para quem gosta de festas tradicionais.

     Para quem prefere um ambiente mais seguro e aconchegante, o restaurante Prosa da Orla, localizado na margem do rio Paraguai, estará oferecendo o melhor da culinária cacerense. Com destaque para o “Cupim na Canoa”. Além de música ao vivo com a apresentação da cantora Anny Fernandes.

     Já os amantes de uma boa música sertaneja, não podem deixar de visitar o Restaurante Porto do Sadao. Praticamente dentro do pantanal, em conta direto com a natureza, o local oferece, neste fim de semana, além da apresentação da cantora Nayane Faria, excelentes pratos a base de peixe.

Leia mais:   Bora lá? Veja as opções de lazer e entretenimentos do fim de semana em Cáceres

     A sede da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, no bairro da Cavalhada, se tornou um ponto de encontro de amigos e da família cacerense. Neste final de semana, são várias atrações e competições esportivas. E para fechar com chave de ouro, no domingo haverá almoço dançante com música ao vivo.

     Os grupos musicais “Santos & Amarildo” com o “às” do teclado Dalbiano e ainda Cleomir e Cleomar, também estarão são destaques no final de semana. Santos & Amarildo estará abrilhantando o Arraiá da Rua Riachuelo. Cleomir e Cleomar estarão em um evento semelhante. O Arraiá da Maçonaria.

     Quem aposta em um ambiente mais tranquilo. As pedidas são as inúmeras pousadas nas margens do rio Paraguai. Já para os mais agitados, além dos locais acima citados, há uma variedade de bares, como o Bar do Luiz, Botega, Dito Bendito entre outros. Vale apenas conferir!

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Prefeitura anuncia Titãs como atração no encerramento do 39º FIPE

Published

on

Assessoria

A prefeitura de Cáceres, confirmou nesta quinta-feira (23), a participação da banda Titãs no  encerramento do 39º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres,  dia 17 de julho. A banda paulistana é uma das mais bem sucedidas do gênero no Brasil com mais de  6 milhões de discos vendidos.

Os Titãs remanescentes, Branco Mello, Sergio Britto e Tony Bellotto, prometem agitar a noite de encerramento do FIPE.

Para o secretário de Turismo, Cláudio Henrique Donatoni, esta atração atrairá públicos bem ecléticos, jovens e adultos, que acompanham esta banda que iniciou sua carreira em 1982. “Com certeza será um grande show com sucessos memoráveis  de rock e pop-rock num variado repertório”, previu Donatoni.

Cláudio Henrique disse ainda que em breve estará anunciando o show de sábado. “Aguardem, estamos finalizando o contrato. Vai ser um show inesquecível no sábado dia 16,  logo anunciaremos”, concluiu o secretário.

Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Leia mais:   Bora lá? Veja as opções de lazer e entretenimentos do fim de semana em Cáceres
Continue Reading

Mais Lidas da Semana