Destaque
Governo de MT nomeia 283 agentes penitenciários aprovados em concurso público
As nomeações foram publicadas em dois atos e contemplam 184 homens e 99 mulheres; Secretaria de Justiça será responsável pela lotação e curso de formação

O Governo de Mato Grosso nomeou 283 candidatos aprovados no concurso público para o cargo de agente penitenciário do Sistema Penitenciário. A convocação foi anunciada pelo governador Otaviano Pivetta no dia 9 de junho. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (16.6), por meio dos Atos nº 1.238/2026 e nº 1.239/2026. Do total de nomeados, 184 são candidatos às vagas masculinas e 99 às vagas femininas. Todos serão vinculados à Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
O Ato nº 1.238/2026 reúne 221 candidatos nomeados pela classificação geral, sendo 161 homens e 60 mulheres. A Sejus ficará responsável pela distribuição desses profissionais, observada a classificação no concurso, entre unidades localizadas em 19 municípios. Estão previstos para receber os servidores os municípios de Alta Floresta, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Colniza, Colíder, Juara, Nortelândia, Nova Xavantina, Paranatinga, Porto dos Gaúchos, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, São Félix do Araguaia, Sorriso, Sinop, Vila Rica e Várzea Grande. A definição da unidade de lotação de cada candidato será formalizada posteriormente por meio de portaria da Secretaria de Justiça, a ser publicada no Diário Oficial.
Já o Ato nº 1.239/2026 nomeia outros 62 candidatos para municípios definidos, sendo 23 homens e 39 mulheres. As nomeações são destinadas a Araputanga, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Cuiabá receberá o maior número de profissionais deste segundo ato, com 30 nomeações, das quais 10 são para vagas masculinas e 20 para vagas femininas. Rondonópolis terá oito novos agentes, sendo quatro homens e quatro mulheres. Várzea Grande contará com seis profissionais para vagas femininas.
As nomeações são referentes ao concurso regido pelo Edital nº 01/2016 da então Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), destinado à formação de cadastro de reserva para agentes penitenciários e profissionais de nível superior do Sistema Penitenciário. O resultado final foi homologado em fevereiro de 2018 e o prazo de validade do concurso foi posteriormente retificado.
O local e as orientações referentes ao curso de formação previsto no edital serão divulgados posteriormente pela Secretaria de Estado de Justiça.
Cáceres e Região
Polícia Civil de MT institui protocolo para atendimento e investigação de pessoas desaparecidas

Assessoria
A Polícia Civil de Mato Grosso publicou a Resolução nº 130/2026/CSPJC-MT, que institui o Protocolo de Atendimento e Investigação de Pessoas Desaparecidas, estabelecendo procedimentos padronizados para garantir maior agilidade, integração e eficiência na busca e localização de pessoas desaparecidas em todo o Estado.
A normativa, publicada no Diário Oficial do Estado em 11 de junho, está alinhada à Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e à Política Estadual sobre o tema, reforçando a atuação integrada entre os órgãos de segurança pública, saúde, assistência social e demais instituições envolvidas.
O Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi estabelecido como órgão central de assessoramento técnico às demais unidades da Polícia Civil de Mato Grosso, além de ser responsável pelo gerenciamento e integração das informações relativas a pessoas desaparecidas e pessoas sem identificação no Estado.
Entre as principais diretrizes previstas pela resolução está a obrigatoriedade do registro imediato do boletim de ocorrência de desaparecimento, sem a necessidade de aguardar qualquer prazo para comunicação do fato. Também está prevista a instauração do Procedimento de Investigação de Pessoa Desaparecida (PIPD), no Sistema Geia, com a adoção de diligências preliminares e emergenciais para localização da vítima.
A resolução ainda estabelece procedimentos para coleta de material genético de familiares e inserção das informações no Banco Nacional de Perfis Genéticos (CODIS), além de disciplinar que exames de confronto de DNA para identificação de cadáveres ou restos mortais somente poderão ser realizados mediante prévio registro de ocorrência de desaparecimento.
Outra medida prevista é a obrigatoriedade do cadastro dos casos no módulo Abitus do Sistema Geia, com inclusão de fotografia, elaboração de cartazes e preenchimento das entrevistas necessárias para ampliar as chances de localização. Quando a pessoa for encontrada, deverá ser registrado um novo boletim de ocorrência com a natureza “Localização de Pessoa Desaparecida”, permitindo a atualização e baixa das informações nos sistemas oficiais.
A resolução também define que, nas sedes das Delegacias Regionais e nos municípios que possuem núcleos de investigação de homicídios, essas equipes atuarão como pontos focais para o tratamento dos casos.
De acordo com a resolução, nos casos em que houver indícios de desaparecimento criminoso, a natureza “Desaparecimento de Pessoa” deverá ser mantida no boletim de ocorrência, sendo acrescentadas outras naturezas penais, como sequestro ou homicídio, conforme a evolução das investigações.
Com a instituição do protocolo, a Polícia Civil busca uniformizar os procedimentos em todas as unidades do Estado, fortalecer a integração entre os órgãos envolvidos e garantir maior celeridade e efetividade nas ações voltadas à localização de pessoas desaparecidas e ao atendimento de seus familiares.
Cáceres e Região
Gefron e Força Tática apreendem 248 quilos de cocaína e provocam prejuízo de R$ 4 milhões às facções criminosas
Três suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e dois veículos apreendidos

Uma operação integrada do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Força Tática do 12º Comando Regional da Polícia Militar resultou na apreensão de 248 quilos de cloridrato de cocaína, nesta segunda-feira (15.6), em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá). A ação provocou um prejuízo estimado em R$ 4 milhões às facções criminosas.
Três suspeitos, sendo dois homens e uma mulher, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Foram apreendidos também dois veículos que estavam sendo utilizados para o transporte dos entorpecentes.
Após receber a informação de que dois veículos estariam transportando entorpecentes da Bolívia com destino a Pontes e Lacerda, equipes do Gefron e da Força Tática, da Polícia Militar, realizaram um bloqueio na MT-473.
Os veículos monitorados se aproximaram do bloqueio e foram abordados. Durante as buscas no Fiat Palio Adventure, os policiais encontraram um aparelho de comunicação via satélite. Já as drogas, armazenadas em diversos fardos, estavam em um VW Gol.
Os suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados, junto com os veículos e os fardos de drogas, para a Polícia Federal.
-
Cáceres e Região6 dias agoCáceres recebe a terceira edição do projeto Multiação 2026 neste sábado (13)
-
Cáceres e Região5 dias agoSindicato Rural de Cáceres institui Núcleo Regional da Comissão Famato Mulher para fortalecer a liderança feminina no agro
-
Estadual5 dias agoPolícia Militar lança operação “Escudo Feminino” nesta quinta-feira (11)
-
Destaque5 dias agoLei que restringe hormonioterapia e cirurgias de redesignação sexual para menores é sancionada em MT
-
Cáceres e Região5 dias agoCombate ao garimpo: mais de mil operações já atingiram garimpeiros na terra indígena Sararé
-
Cáceres e Região5 dias agoIntegrante de facção envolvido em tentativa de homicídio é preso em flagrante em São José dos Quatro Marcos
-
Cáceres e Região4 dias ago2º Encontro de Clássicos reúne apaixonados por carros antigos em Cáceres no dia 20 de junho
-
Cáceres e Região4 dias agoTortura na delegacia de Pontes e Lacerda – Investigador é afastado após decisão da Justiça


