Cáceres e Região
Gefron apreende 12,9 toneladas de drogas em ações integradas e provoca prejuízo de R$ 222 milhões ao crime

As operações integradas do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) com outras forças de segurança de Mato Grosso e de estados da Amazônia Legal resultaram na apreensão histórica de 12,9 toneladas de drogas no primeiro quadrimestre de 2026.
A quantidade representa um prejuízo estimado em R$ 222 milhões às facções criminosas que atuam com o tráfico de drogas produzidas na Colômbia e Bolívia, e que utilizam Mato Grosso como rota de transporte com destino às grandes cidades brasileiras e outros continentes.
O volume de drogas apreendido é 55% maior em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o Gefron apreendeu 8,3 toneladas em operações dentro e fora do estado. Além do entorpecente, as ações também resultaram na apreensão de nove aeronaves e 20 veículos e embarcações usados para o transporte das drogas. 39 suspeitos foram presos.
Conforme o levantamento do Gefron, a maior parte dos entorpecentes apreendidos é de Skunk, conhecido como supermaconha: 4,9 toneladas. Também foram apreendidas 4,1 toneladas de cloridrato de cocaína, 3,2 toneladas de pasta base e 748 quilos de maconha.
Desse volume, 3,6 toneladas de drogas foram retiradas de circulação em Mato Grosso e 9,3 toneladas em ações conjuntas nos estados de Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins, além do Peru.

O coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Airton Feitosa, destaca que a integração entre as forças de segurança tem sido fundamental para ampliar os resultados no combate ao tráfico internacional de drogas, principalmente para os estados localizados na região de fronteira.
“O tráfico de drogas não possui fronteira e interliga todos os estados brasileiros que estão na rota percorrida pelo entorpecente até chegar a outros continentes. Isso exige que nós trabalhemos de forma integrada, na colaboração ou troca de informações de inteligência. Nosso foco central é apreender a maior quantidade de drogas possível, retirando esses entorpecentes de circulação, e pela primeira vez chegamos a essa quantidade histórica”, observa.
As apreensões contabilizadas fazem parte da Operação Protetor da Fronteira, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com o programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas, do Governo de Mato Grosso, que fortalece a atuação integrada das forças de segurança estaduais e federais.

Cáceres e Região
SES distribui mais de 619 mil doses da vacina contra influenza; mais de 320 mil já vacinaram em MT

Luiza Goulart | SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já distribuiu 619.070 doses da vacina contra a gripe aos 142 municípios desde o final de março. Até a última quinta-feira (7.5), 322.835 pessoas do grupo prioritário foram vacinadas nos postos de saúde de Mato Grosso. No Dia D da vacinação contra a gripe, realizado no dia 25 de abril no estado, 38.855 doses foram aplicadas pelos municípios em todo território mato-grossense.
“A vacinação de idosos, crianças e gestantes é fundamental para evitar casos graves da doença, com complicações que demandam internação hospitalar e que podem até matar. Por isso, os pais devem levar os seus filhos pequenos ao posto de saúde mais próximo para garantir essa proteção”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.
A vacina contra a influenza é segura, gratuita e está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, pessoas em situação de rua, forças armadas e profissionais do sistema de privação de liberdade.
Conforme o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Marcos Roberto Dias, é muito importante que toda a população se conscientize sobre a importância da vacinação contra a gripe.
“A SES ainda vai receber novas remessas do Ministério da Saúde para distribuição aos municípios, pois a meta no Estado é vacinar 1.350.115 pessoas do grupo prioritário neste ano. A vacinação também é fundamental para ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do SUS, melhorando o atendimento em diversas outras áreas”, explicou o superintendente.
Cáceres e Região
CLIMA DE MISTÉRIO: VÍTIMA ENCONTRADA MORTA EM CÁCERES É IDENTIFICADA

A vítima encontrada morta no começo da manhã desta segunda-feira (11/05), na Rua Joaquim Moreira, nas proximidades de uma marcenaria, no bairro Vila Nova, foi identificada por um familiar que compareceu à unidade policial logo após o corpo ser encaminhado ao IML.
O familiar, inclusive, apresentou a carteira de identidade da vítima, identificada como Felipe Elias de Souza Lemes, de 27 anos.
Segundo informações, Felipe já vinha recebendo ameaças, porém, não foi informado o motivo, nem quem estaria o ameaçando.
O caso segue sendo investigado.
Por Ripa Nos Malandros
-
Destaque7 dias agoJuros do programa Reforma Casa Brasil são reduzidos
-
Cáceres e Região6 dias agoCacerense supera jogos nacionais e registra maior público do fim de semana na 2ª Divisão do Mato-grossense
-
Destaque6 dias agoAnvisa determina recolhimento de produtos da marca Ypê e suspende fabricação dos itens (Veja quais)
-
Cáceres e Região5 dias agoTroco Solidário do Grupo Juba avança e abraça a causa animal em nova etapa da campanha
-
Esportes5 dias agoUnemat conquista medalhas e domina pódios no Nacional de Parabadminton em SP
-
Cáceres e Região6 dias agoPRF apreende Toyota Hilux com sinais de adulteração na BR‑070 em Cáceres (MT)
-
Cáceres e Região7 dias agoA polícia de San Matías reforçou o efetivo em resposta à criminalidade
-
Cáceres e Região5 dias agoICMBio – MT abre seleção para brigadistas e chefes de esquadrão em Cáceres


