Cáceres e Região

Em Cáceres: Cursos de Designer de Unha e Pequenos Reparos Residenciais são oferecidos gratuitamente para mulheres

Published

on

Reprodução

Por Beatriz Saturnino / Assessoria

Mais oportunidades estão chegando para mulheres de Cáceres (a 219 km de Cuiabá) se capacitarem e ganhar seu próprio dinheiro com cursos gratuitos de Pequenos Reparos Residenciais e Designer de Unha do projeto social Aprenda e Empreenda – Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher. Estão abertas as inscrições dos cursos a serem realizados entre os dias 12 e 30 de junho, das 19h às 22h, que inclui todos os materiais a serem utilizados, além de aulas separadas de Empreendedorismo e Redes Sociais, para que elas já saiam certificadas, com conhecimento para gerenciar seus negócios e gerar renda! São 30 vagas para cada curso, que está sendo realizado pelo Instituto Inca-Inclusão, Cidadania e Ação, conveniado pelo Ministério das Mulheres, com patrocínio do Governo Federal.

O objetivo do projeto social Aprenda e Empreenda – Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher é o de promover a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social para que elas possam produzir recursos financeiros na área do empreendedorismo de produtos e serviços. Foi idealizado por Dr. Leonardo, enquanto deputado federal, e já atendeu mais de 3 mil mulheres no Estado de Mato Grosso, mudando a realidade de muitas famílias ao longo de três edições.

Leia mais:   Vereador Jerônimo Gonçalves alerta: Cáceres vive sua pior fase fiscal atingindo nota C, a mais baixa, segundo o Tesouro Nacional

Este é o primeiro projeto no Brasil nesta formatação e com recurso Federal, pensado para mulheres, e que já se tornou um case de sucesso do Instituto INCA como referência no Terceiro Setor em Mato Grosso, pois possuem mulheres empreendendo como manicures, seja trabalhando em casa, o que auxilia muito na atenção aos filhos pequenos, ou em Salões de Beleza.

O resultado do Pequenos Reparos Residenciais proporcionou maior autonomia com as dificuldades de consertos e reparos na própria casa, bem como o atendimento exclusivo feito como prestadoras de serviço, especialmente a outras mulheres que moram sozinha, por exemplo, e tem receio de receber fornecedor homem para executar o serviço.

O Instituto INCA é uma organização sem fins lucrativos que atua há 20 anos desenvolvendo projetos nas áreas de Assistência social, cultural, ambiental, turística, científica, na Educação e nos Esportes. Com foco em controle de custos, prazos e qualidade na entrega dos projetos, desempenha a eficiência em promover impacto social positivo e valorização do capital social.

Leia mais:   Prefeitura de Cáceres e Águas do Pantanal lançam Mutirão de Limpeza “Cidade Limpa é Cidade Saudável”

COMO SE INSCREVER

Para se inscrever é muito fácil. Basta acessar as redes sociais do Instituto INCA, no site www.institutoinca.com.br , ou pelo Instagram @institutoincamt, onde terá a inscrição online de Pequenos Reparos Residenciais no formulário disponível- https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdun7pAhAf2bxGb_qGvveJVkovdUDoPnqbX5S8S99wINOHcmQ/viewform; e de Designer de Unha pelo formulário no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYOhlrkhKkh4VBmXHgyFkW5zQ-uzM41Qq13yNZDrd29SojBA/viewform.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Vereador Jerônimo Gonçalves alerta: Cáceres vive sua pior fase fiscal atingindo nota C, a mais baixa, segundo o Tesouro Nacional

Published

on

 

Assessoria

A CAPAG (Capacidade de Pagamento) é um indicador utilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional para avaliar a saúde fiscal dos municípios, com base em três critérios: endividamento, poupança corrente e liquidez. As notas variam de A (melhor) a C (pior). Nos últimos anos, o município de Cáceres (MT) vem enfrentando um processo de deterioração em sua avaliação fiscal junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), segundo dados do indicador CAPAG (Capacidade de Pagamento) (Capacidade de Pagamento).

Esse índice, utilizado pelo governo federal para medir a saúde financeira de estados e municípios, reflete diretamente a capacidade de obter financiamentos e manter o equilíbrio fiscal. De 2018 a 2020, Cáceres ostentava a nota A, a melhor possível, que indica uma gestão fiscal sólida, com equilíbrio entre receitas e despesas, endividamento sob controle e liquidez adequada para pagar obrigações de curto prazo. A partir de 2021, porém, a situação começou a se agravar. O município caiu para a nota B em 2021 e 2022, e atingiu a pior avaliação possível, nota C, nos anos de 2023 e 2024.

Notas CAPAG (Capacidade de Pagamento) de Cáceres (MT):

Ano Nota CAPAG
2018 A
2019 A
2020 A
2021 B
2022 B
2023 C
2024 C

O que pode ter causado essa queda?

O vereador Jerônimo Gonçalves, aponta com preocupação que a queda na avaliação fiscal do município pode estar relacionada a diversos fatores de má gestão, entre eles:

Leia mais:   Vereador Jerônimo Gonçalves alerta: Cáceres vive sua pior fase fiscal atingindo nota C, a mais baixa, segundo o Tesouro Nacional

– Aumento excessivo das despesas correntes, como folha de pagamento, sem aumento proporcional na receita;

– Diminuição da poupança corrente, o que significa que a cidade está consumindo tudo o que arrecada, sem margem para investimentos;

– Problemas de liquidez, dificultando o pagamento de fornecedores e compromissos em dia;

– Falta de controle orçamentário, com gastos acima do planejado;

– Baixa arrecadação própria, com alta dependência de transferências federais.

Essa situação é ainda mais preocupante quando comparamos com a gestão anterior, que deixou o município com nota A, sinalizando equilíbrio fiscal e capacidade de investimento. Infelizmente, a atual administração, mesmo herdando um cenário favorável, conduziu o município à nota C, o que representa uma situação fiscal frágil, com limitações severas para financiamentos e capacidade de cumprir obrigações financeiras.

Além disso, a cidade viu um crescimento expressivo nos repasses federais para a saúde — de R$ 14,9 milhões (2018–2020) para R$ 80,7 milhões (2021–2025) — o que indica que a queda na nota fiscal não se deu por falta de recursos, mas possivelmente por problemas na alocação e gestão desses recursos.

Quais as consequências para o município?

A nota C na CAPAG (Capacidade de Pagamento) tem efeitos imediatos e perigosos:

Leia mais:   Chefe da Casa Civil destaca protagonismo da Câmara no enfrentamento à crise da saúde em Cáceres

– Impedimento de acessar financiamentos com garantia da União, o que inviabiliza empréstimos para obras de infraestrutura ou investimentos em serviços essenciais;

– Perda de credibilidade fiscal, o que pode afastar investidores e dificultar parcerias com bancos públicos;

– Maior risco de atrasos em pagamentos e cortes em serviços públicos, especialmente se a arrecadação cair ou houver contingenciamento de recursos federais.

Caminhos para a recuperação

Para reverter o cenário, o município precisa adotar medidas urgentes de ajuste fiscal, como:

– Reduzir despesas fixas e cargos comissionados;

– Fortalecer a arrecadação própria (ISS, IPTU etc.);

– Ampliar o controle orçamentário e o planejamento financeiro;

– Priorizar gastos essenciais e melhorar a eficiência da máquina pública.

Conclusão

A queda na avaliação da STN é um sinal de alerta. A boa gestão fiscal não é apenas uma exigência técnica, mas uma condição essencial para garantir que os serviços públicos cheguem com qualidade à população. O desafio está posto: reequilibrar as contas e retomar o caminho da responsabilidade fiscal antes que os efeitos se agravem ainda mais.

Gráfico: Repasses Federais para a Saúde (2018–2025)

Abaixo, o gráfico apresenta os valores recebidos anualmente pelo município de Cáceres-MT para o custeio da saúde, evidenciando a evolução entre os anos de 2018 e 2025.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Dia das Mães – Cáceres terá temperatura amena no domingo

Published

on

Redação/Gazeta

O fim de semana de Dia das Mães será marcado por tempo instável, com manhãs frias e tardes quentes. A previsão é de que a temperatura chegue aos 19 °C em Cáceres, além da possibilidade de chuvas isoladas e dias nublados no restante do estado.

Em Cuiabá, os dias serão de muito sol, com aumento de nuvens e possibilidades de chuvas isoladas. As mínimas variam de 24 °C a 25 °C e as máximas ficam entre 33 °C e 35 °C. A umidade do ar fica na casa dos 80%.

Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) terá clima mais ameno, com céu parcialmente nublado e possibilidades de chuvas isoladas, com temperaturas variando entre 20°C a 35 °C.

Para Rondonópolis, a previsão é de predomínio do sol, muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. As mínimas serão de 23 °C, enquanto as máximas chegam até os 38 °C.

Já em Cáceres, o tempo muda e pode ficar mais ameno durante o domingo. A previsão é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada, as mínimas variam de 19 °C a 22 °C, enquanto as máximas de 33 °C a 36 °C.

Leia mais:   Dia das Mães - Cáceres terá temperatura amena no domingo

Já no nortão, Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) terá um fim de semana ensolarado com poucas nuvens. As mínimas variam de 21 °C a 22 °C e as máximas de 36 °C e 37 °C em todo domingo.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana