Cáceres e Região

Detran de Mato Grosso começa emitir nova carteira de habilitação a partir de 1º de junho

Published

on

Assessoria

Detran de Mato Grosso começa a emitir, a partir de 1º de junho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a nova identidade visual. A nova versão foi determinada pela resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e será impressa para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez a partir de junho.

“O novo modelo da CNH vai evitar fraudes, pois traz novos itens de segurança em relação à anterior e não sofrerá alteração na taxa, permanecendo o mesmo valor”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Devido à necessidade de ajustes no sistema das gráficas para a impressão do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação, a emissão das CNHs estará suspensa do dia 27 de maio a 1º de junho em todo Estado, conforme já deliberado com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O que vai mudar

A nova versão da CNH terá as cores em verde e amarelo, identificação das categorias com equivalência internacional e, no verso, texto em português, inglês e espanhol facilitando a identificação dos condutores brasileiros em solo estrangeiro. No verso da CNH, além do QR Code o documento também terá um código de leitura internacional de dados.

Leia mais:   ORIENTAÇÃO - Saiba como buscar negociação de pagamentos atrasados do IPVA 2025

A categoria da CNH ficará visível na primeira coluna junto a imagem do tipo de veículo o qual o condutor está habilitado. No canto superior direito do documento terá uma indicação por meio da letra P (se o condutor tiver apenas permissão para dirigir) e a letra D (se a CNH for definitiva).

Lidiana Cuiabano/Detran-MT

Nova CNH

     O documento também terá um campo para indicar se o condutor exerce atividade remunerada e outro campo para anotação de possíveis restrições médicas. A nova CNH contará com mais dispositivos de segurança como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações.

O Detran-MT reforça aos condutores que possuem o documento na versão antiga e dentro do prazo de validade, que não precisam se preocupar, pois o mesmo continuará válido até a sua data de vencimento para renovação.

Documento obrigatório

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir em território nacional e também serve como documento individual de identificação em todo País. Atualmente em Mato Grosso, cerca de 1,5 milhão de condutores são habilitados em todas as categorias.

Leia mais:   Com concursados na espera, atendimento a crianças autistas é suspenso; Pastorello cobra prefeitura

O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, reforça que, por mais que a nova versão da CNH tenha informações em português, inglês e espanhol, para dirigir nos mais de 150 países que assinaram a Convenção de Viena, ainda é obrigatório o porte da Permissão Internacional para Dirigir (PID), se o condutor for permanecer por mais de 180 dias.

“A nova CNH pode ser utilizada nos países que não participaram da convenção, mas que possuem acordo bilateral com o Brasil, como o acordo Mercosul. Para trafegar nos demais países é obrigatório o porte da PID, caso o condutor fique viajando por mais de 180 dias”, ressaltou.

A CNH está disponível na versão física e digital. O acesso à versão eletrônica é somente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado em aparelhos celulares com tecnologias Android e IOS.  (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Tentativa de homicídio em Cáceres: homem se esconde em árvore para escapar de ataque

Published

on

Na madrugada desta quarta-feira (10/09), um homem de 41 anos sobreviveu a uma tentativa de homicídio no bairro Vila Irene, em Cáceres . Segundo a Polícia Militar, dois criminosos armados invadiram o quintal da casa da mãe da vítima e efetuaram disparos, mas o alvo conseguiu fugir sem ferimentos.

O ataque aconteceu por volta de 00h30. A vítima estava em um barraco nos fundos do terreno quando ouviu uma motocicleta parando em frente à residência. Ao olhar por cima do muro, viu vários homens armados pulando para dentro do quintal. Em seguida, os criminosos atiraram duas vezes em sua direção.

Sem ser atingido, o homem pulou o muro e se escondeu em uma mangueira no quintal da casa vizinha. Os suspeitos ainda tentaram encontrá-lo, mas acabaram fugindo sem sucesso.

À polícia, a vítima contou que está “decretado” por uma facção criminosa, e que já sofreu outras tentativas de execução. Imagens de câmeras de segurança mostram os suspeitos chegando em um GM Celta branco, ano 2003, e uma motocicleta com um único ocupante.

Leia mais:   Estudo científico sobre questões econômicas e tributárias em lojas francas de Mato Grosso

Durante as buscas, a mãe do homem entregou aos policiais um carregador de pistola 9mm com 16 munições intactas, encontrado no quintal  possivelmente deixado pelos criminosos.

A vítima também relatou que, ao longo do dia anterior, uma motocicleta com um homem e uma mulher circulava repetidamente em frente à casa, o que levantou suspeitas.

Guarnições realizaram rondas na região, mas até o momento ninguém foi preso. O caso segue sob investigação.

 

Por Jaconias Neto | TVCO

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Câmara de Cáceres empossa Wesley Lopes como novo vereador em sessão solene

Published

on

Reprodução

Por Marcio Camilo – Imprensa/CMC

A Câmara de Cáceres realiza nesta sexta-feira (12.09), às 10h, sessão solene para dar posse ao novo vereador, Wesley de Sousa Lopes. O evento, aberto à população, acontecerá no plenário da Câmara e marcará a entrada do primeiro suplente do União Brasil no Legislativo municipal.

Wesley Lopes assume a vaga deixada pelo vereador Rubens Macedo, que se licenciou do cargo por 121 dias para assumir a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos. Engenheiro de formação, Lopes chega à Câmara com a missão de somar forças no trabalho legislativo e representar os anseios da população cacerense. Lopes já possui experiência na admistração pública, como secretário de Infraestrutua e Logística do município.

A solenidade contará com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil, que acompanharão o juramento e a assinatura do termo de posse de Wesley Lopes. A Mesa Diretora da Câmara destaca a importância da participação da comunidade nesse momento de renovação e fortalecimento da representatividade democrática.

Comentários Facebook
Leia mais:   Bombeiros militares combatem incêndio em vegetação às margens da BR-364
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana