Política
Deputada defende lei que cria banco de empregos para mulheres vítimas de violência
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
Durante votação em plenário na manhã desta quinta-feira (3.10), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) pediu vista ao Projeto Lei nº 81/2017, de própria autoria, que prevê a criação de um banco de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A matéria, que iria para a segunda votação, estava com parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e poderia ter sua tramitação findada na manhã de hoje. A parlamentar deve propor ajustes para que ele não padeça mais de vício de iniciativa e seja aprovado.
“Eu pedi vista para tentar identificar onde é que o projeto padeceu de vício de iniciativa para tentar sanar essa questão. Esse projeto é muito importante porque autoriza o governo do estado a criar esse banco de empregos para essas mulheres. Acredito que o vício constitucional esteja nessa obrigatoriedade das empresas que recebem benefício fiscal do estado de contratarem essas mulheres, porém, mesmo se retirarmos isso do projeto esse banco será extremamente útil para as empresas que se compadecem, acreditam na causa e querem ajudar essas mulheres a terem uma nova chance de se reerguerem depois de serem vítimas de violência”, explica.
Consta do projeto original que o Poder Executivo poderá firmar convênios com entidades públicas ou privadas para a devida consecução da Lei e que as empresas beneficiadas com incentivos fiscais, deverão destinar 1% de suas vagas as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Janaina lembra que os números de violência contra a mulher em Mato Grosso são crescentes e que muitas mulheres que apanham de seus companheiros, continuam em relacionamentos abusivos pela dependência financeira. “Já temos uma Câmara Setorial Temática aqui na Assembleia e se essa lei fosse aprovada ajudaria muito essas mulheres a tocarem suas vidas da forma mais digna possível”, finalizou.
Estadual
ALMT e Senado Federal realizam audiência conjunta nesta segunda-feira (20) em Cuiabá
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Carlos Avallone (PSDB) e o senador Wellington Fagundes (PL), integrante da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, coordenam nesta segunda-feira (20) uma audiência pública conjunta para discutir as propostas de Mato Grosso que serão levadas à COP 30, a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática que acontecerá em Belém (PA) em novembro.
A audiência será realizada às 9h, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, com transmissão online pela TV Assembleia e TV Senado. A reunião terá a presença de parlamentares estaduais e federais, gestores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Federação das Indústrias, Federação da Agricultura e Pecuária, Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal, Corpo de Bombeiros, Sebrae, TCE, especialistas, representantes da sociedade civil e autoridades ambientais.
O deputado Carlos Avallone explica que tomou a iniciativa de convocar a audiência conjunta como forma de oportunizar o debate dos agentes públicos locais com a sociedade organizada.
“Depois da participação no Seminário Pré-COP30 realizado pelo governo do Estado e o Instituto Produzir Conservar Incluir (PCI), na semana passada em Brasília, estamos realizando esta discussão de caráter regional aqui na Capital. Assim como em Brasília, vamos discutir as propostas que Mato Grosso vai levar à Conferência da ONU. Vamos mostrar que somos referência mundial em desenvolvimento sustentável, utilizando apenas 40% do território na produção agropecuária. Aqui mostramos que é possível conciliar desenvolvimento com respeito ao meio ambiente, mas estas ações demandam muitos investimentos e por isso vamos cobrar também que os países desenvolvidos ajudem a financiar a preservação”.
O deputado informou que serão discutidas também os avanços em termos de legislações em defesa do meio ambiente, como a nova Lei do Pantanal, de sua autoria, e o Estatuto do Pantanal de autoria do senador Wellington Fagundes (PL) e sancionado pelo presidente da República no dia primeiro de outubro.
O senador Wellington Fagundes destaca a importância de políticas públicas que unam produção, conservação ambiental e inclusão social. Segundo o parlamentar, o estado de Mato Grosso, que abriga os biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia, tem papel estratégico nas discussões ambientais nacionais e globais.
“O Estatuto do Pantanal, recentemente sancionado, representa uma conquista para o Brasil. É um instrumento moderno e equilibrado, que visa proteger o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. A realização dessa audiência mostra o protagonismo de Mato Grosso nas pautas ambientais, especialmente com a proximidade da COP 30”, destacou Fagundes.
Serviço
Audiência Pública Conjunta ALMT/Senado Federal preparatória à COP 30
Local: Auditório Renè Barbour – Assembleia Legislativa
Data: 20/10/1025
Hora: 9h
Fonte: ALMT – MT
Política
Audiência requerida por Lúdio Cabral convoca secretário de Infraestrutura para tratar das obras do BRT
Por indicação do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realiza, na segunda-feira (20), uma audiência de convocação do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, para tratar dos reiterados atrasos e problemas nas obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande. A reunião será realizada às 9h, na Sala das Comissões do Parlamento.
Esta é a segunda audiência pública requerida pelo deputado Lúdio neste ano sobre o modal de transporte, cujas obras se arrastam há mais de uma década. A convocação do secretário foi aprovada em agosto. As obras do BRT passaram, desde então, pela destruição de parte da construção feita na Avenida do CPA, entrega do trecho sob acordo com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, entre outros andamentos que deverão ser esclarecidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
“Não é nem mais uma novela. É uma série com várias temporadas com episódios muito infelizes ao longo desse tempo. Era BRT, depois VLT, depois BRT de novo, atrasos sucessivos na execução da obra e o atraso recente, rescisão do contrato com o consórcio que era responsável pela obra, um acordo que foi feito para que até o final de agosto, todo o trecho que está em obra, do CREA até o Hospital de Câncer, deveria estar concluído e ainda não foi concluído… havíamos feito uma convocação do secretário no começo do ano, exatamente por causa do atraso e da confusão no contrato com o consórcio, e agora convocamos novamente para esclarecer sobre o que está acontecendo, as razões para continuar atrasado”, explicou Lúdio.
O deputado lembrou que, além do trecho da Avenida do CPA, atualmente em obras, o modal está previsto para ser implantado também na região da Avenida Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainha, onde as intervenções tiveram início recentemente. Outro trecho a ser construído é da Prainha até a Avenida Fernando Corrêa da Costa, ainda sem previsão. O Governo de Mato Grosso decidiu, após romper o contrato com o Consórcio Construtor BRT, licitar separadamente outros itens do modal, como as estações e os sistemas eletrônicos.
Serviço
O quê: Audiência do deputado Lúdio Cabral sobre o BRT com convocação do secretário da Sinfra
Quando: 20/10 – segunda-feira – às 9h
Onde: Sala das Comissões da ALMT
Fonte: ALMT – MT
-
Destaque5 dias ago
HOMEM INVADE CASA, MATA A EX E ACABA MORTO PELO ATUAL NAMORADO DELA EM MT
-
Cáceres e Região4 dias ago
Porto Esperidião: Motorista atropela animal, bate em caminhão e morre em rodovia
-
Cáceres e Região6 dias ago
Oito empresas manifestam interesse em concessão da hidrovia do Rio Paraguai
-
Cáceres e Região3 dias ago
Cáceres: Ministro nega agravo e mantém ‘influencer do Tigrinho’ condenado por tráfico de drogas
-
Cáceres e Região5 dias ago
Apreensões de drogas em 2025 geram prejuízo de R$ 574 milhões às facções criminosas
-
Cáceres e Região6 dias ago
Senador Wellington Fagundes e representantes de Cáceres (MT) debatem futuro aquaviário com DAQ e FRENLOGI
-
Cáceres e Região7 dias ago
Turismo forte – Exuberância da natureza no Pantanal impressiona jornalistas estrangeiros
-
Mato Grosso6 dias ago
Perícias da Politec auxiliam na recuperação de mais de R$ 1 milhão em veículos adulterados