Política

Wilson Santos reforça apoio à valorização da geodiversidade de Chapada dos Guimarães

Published

on

Autor da Lei n.° 12.023/2023, que concedeu ao município de Chapada dos Guimarães – o título de Capital Estadual da Geodiversidade, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, na última sexta-feira (17), do V Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães, realizado na Câmara Municipal. O evento foi conduzido pelo presidente da Federação Brasileira de Geólogos, Caiubi Emanuel Souza Kuhn, e contou com palestras sobre acesso à água, áreas de risco, o Portão do Inferno, mudanças climáticas, fósseis, geomorfologia e aquíferos, entre outros temas voltados à educação e à conservação do patrimônio natural.

Durante o encontro, o parlamentar destacou o compromisso da Assembleia Legislativa com as pautas ambientais e o desenvolvimento sustentável da região. “Quem vive em Chapada é um povo preocupado com o meio ambiente e com a qualidade de vida. Os geólogos, como Caiubi, que é filho da cidade, podem ter certeza de que têm um parceiro na Assembleia. Chapada é a terra dos dinossauros e uma das nossas ideias é instalar réplicas dessas espécies nas entradas e saídas do município nos próximos anos”, afirmou.

Leia mais:   Wilson Santos garante lei que amplia acesso à Tarifa Social de Energia em MT

Segundo Caiubi, o Geoparque Chapada dos Guimarães é um modelo de gestão territorial com 25 geossítios catalogados. Ele relembrou que o projeto começou a se fortalecer após uma audiência pública realizada por Wilson Santos, em 2016, na Assembleia Legislativa, que marcou o início de um conjunto de ações voltadas à valorização da geologia na educação, no turismo e na conservação ambiental. “O deputado sempre foi um grande parceiro do Geoparque. Destinou emendas parlamentares que permitiram desenvolver estudos, projetos e qualificar profissionais na área. Nosso objetivo é obter o reconhecimento da Unesco e o apoio de Wilson tem sido fundamental nessa caminhada”, destacou o geólogo.

Durante o workshop, o público pôde ver de perto réplicas de fósseis e uma vértebra de dinossauro do grupo Sauropoda, encontrada recentemente na comunidade Jangada do Roncador, a cerca de 80 km da área urbana de Chapada. “Chapada é um território de riquezas naturais e científicas únicas. Aqui já existiram cordilheiras, vulcões, desertos e rios antigos. Esse patrimônio conta a história do planeta e precisa ser valorizado e preservado. O apoio de Wilson Santos é essencial para fortalecer essa iniciativa”, completou Caiubi.

Leia mais:   Prefeitura de Cáceres emite nota de pesar

O Geoparque Chapada dos Guimarães é um projeto de conservação geológica e desenvolvimento sustentável. O território passou por avaliação da Unesco em 2022 e está em fase de adequações para obter o título de Geoparque Mundial, o que trará maior visibilidade e investimentos para a região.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política

Assembleia discute mudança em lei para melhorar acolhimento de mulheres vítimas da violência

Published

on

Tramita na Assembleia Legislativa (ALMT) o projeto de lei nº 1658/2025 que pode transformar a vida de milhares de mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. A proposta, de autoria da deputada Marildes Ferreira (PSB), prevê a implantação de casas de acolhimento temporário que vão receber e dar a assistência necessária para que as vítimas rompam o ciclo de violência e recomecem a vida com segurança e apoio.

“Serão espaços de proteção integral, com moradia provisória, alimentação, apoio psicológico, social e jurídico – inclusive com encaminhamento para programas de emprego renda e moradia definitiva. Essas casas vão ser um refúgio de dignidade, escuta e de reconstrução de vidas”, explica Marildes.

A iniciativa propõe uma alteração na Lei nº 12.025, que instituiu várias ações de combate ao feminicídio. Conforme o novo texto, a implantação das casas caberá ao Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania. Elas estarão vinculadas à rede estadual de enfrentamento ao feminicídio e a gestão poderá ser feita diretamente pelo Estado ou pelos municípios e entidades parceiras.

Leia mais:   Assembleia discute mudança em lei para melhorar acolhimento de mulheres vítimas da violência

“Não é uma ação pontual. Queremos garantir uma Política Pública capaz de libertar Mato Grosso da lamentável condição de estado campeão em feminicídios”, ressalta a parlamentar.

Ao justificar a medida, Marildes apresentou dados oficiais mostrando que só no ano passado 47 mulheres foram assassinadas por companheiros ou ex-companheiros, deixando 89 crianças órfãs em Mato Grosso. “83% desses feminicídios ocorreram dentro da própria casa da vítima. Se houvesse um local para abrigar estas mulheres com dignidade, muitas teriam buscado ajuda e poderiam estar vivas hoje”, avalia.

O projeto da deputada também determina a criação de um cadastro estadual de casas de acolhimento integrado ao Observatório Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Com isso, o estado passará a contar com um sistema transparente de acompanhamento, monitoramento e articulação com todos os municípios.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

DESTAQUE NACIONAL: Presidente da Câmara de Cáceres concorre à Troféu da União dos Vereadores do Brasil

Published

on

Por: Marcio Camilo da Cruz

O presidente da Câmara de Cáceres, vereador Flávio Negação (MDB), figura entre os presidentes de câmaras municipais de todo o Brasil selecionados para concorrer ao prestigiado Troféu Presidente Destaque 2025. A primeira parte da lista de indicados foi divulgada na página oficial do Instagram da União dos Vereadores do Brasil (UVB), entidade responsável pela premiação.

O reconhecimento visa destacar líderes do legislativo municipal que demonstram excelência em gestão, transparência e um forte compromisso com o fortalecimento das câmaras municipais em suas respectivas cidades.

Ao receber a notícia da sua seleção, Negação expressou0 gratidão pelo reconhecimento e fez questão de compartilhar o mérito com a equipe da Câmara Municipal. “Ninguém faz nada sozinho. Este reconhecimento é fruto do apoio e do trabalho dedicado de todos os servidores da nossa Casa de Leis e dos meus colegas vereadores”, declarou Negação.

Ele ressaltou que a indicação ao troféu é um reflexo do esforço conjunto em construir um legislativo municipal de qualidade e transparente. “Compartilho esta indicação com todos, pois cada um faz parte dessa construção. Temos buscado continuamente aprimorar a gestão e garantir a transparência das nossas ações”, afirmou o presidente.

Leia mais:   Wilson Santos garante lei que amplia acesso à Tarifa Social de Energia em MT

A Câmara de Cáceres tem se destacado como uma das casas legislativas mais transparentes do país, conforme a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana