Cáceres e Região
Vereador Flávio Negação é eleito novo presidente da Câmara de Cáceres
Sinézio Alcãntara – Expressão Notícias
Foto – Ronivon Barros
O vereador Flávio Negação(MDB) é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cáceres. A eleição e posse foram realizadas foram na manhã deste 1º de janeiro no Auditório Edivaldo Reis – Cidade Universitária na Unemat. Foram oito votos a favoráveis a Negação contra sete na chapa encabeçada pelo vereador Jorge Augusto(PP) .
Ligado ao ex-prefeito Francis Maris Cruz (PL), Negação substitui o então vereador Luiz Landim (UB) que deixa a função para assumir o cargo de vice-prefeito, na chapa da prefeita reeleita Eliene Liberato Dias (PSB). A eleição foi uma das mais concorridas dos últimos tempos. A definição da chapa só ocorreu horas antes do evento.
Havia rumores de que, o grupo de vereadores ligado a prefeita reeleita Eliene pudesse reveter a situação, a qualquerr momento, diante da “insegurança” de alguns parlamentares da chapa que detinham amigos com cargos na administração, principalmente, o vereador Isaias Bezerra (Republicanos). Porém, não houve surpresas.
Em seu discurso de posse, Negação lembrou sua caminhada durante o primeiro mandato destacando os novos desafios. O novo presidente falou da importância do lesgislativo unido a fim de legislar pelo bem da população. Negação também pediu para que a população cacerense acompanhe de perto as sessões e os trabalhos legislativos.
“Juntos seremos fortes, juntos seremos vereadores, juntos poderemos representar essa Câmara dignamente. Fiscalizando a ordem em conformidade com as leis que a regem. Zelando pelo prestígio dos seus membros enfatizando sempre a função que o cargo assim exige. Honradez tendo sempre a moral como um bem inegociável”.
Flávio Antônio Lara Silva, 48 anos, natural de Cáceres se elegeu nas eleições de 2020 com 746 votos, o segundo mais votado na época e neste ano aumentou sua votação e repetiu a segunda colocação de mais votado chegando a 1.106 votos.
Foto – Ronivon Barros
O grupo composto por oito vereadores terá Negação como vice-presidente na chapa, o vereador Isaias Bezerra (Republicanos); Elis Enfermeira (PL) como primeira secretária, o líder petista Cezare Pastorello(PT), 2º secretário, e Pacheco Cabeleireiro (PP), 3º secretário. Completou a votação do grupo, os vereadores Jerônimo Gonçalves (PL), Pastor Júnior (PL) e Marcos Ribeiro (PP).
Uma das “bandeiras” de Negação, será a defesa da independência e autonomia da Câmara.
“Nosso objetivo será representar todos os vereadores, defender as prerrogativas e manter um trabalho legislativo de forma independente e autônoma. Não houve veto à participação dos partidos PSB e UB, que fazem parte da coligação que elegeu a prefeita Eliene (PSB). Pelo contrário, todos os vereadores foram convidados a fazer parte desse projeto. No entanto, decidiram criar outra chapa, o que é legítimo, pois cada um é dono do seu voto. Após a eleição, não existirá mais lado A ou B, e todos os vereadores irão trabalhar por Cáceres”, explica Flávio Negação.
(Com informações de Antoniel Pontes)
Cáceres e Região
Deputada Álvarez denuncia biocídio de jaguar em San Matías
A deputada nacional María René Álvarez apresentou uma queixa ao Ministério Público contra os alegados responsáveis pelo biocídio de jaguares na Área Natural de Gestão Integrada de San Matías (ANMI), um crime relacionado com a caça ilegal de espécies protegidas.
“Apresentamo-nos perante o Ministério Público porque não podemos continuar a ver que, para além de invadirem as nossas terras, existem grupos organizados que atacam e traficam as nossas espécies animais protegidas e ameaçadas de extinção”, declarou a deputada.
O memorial foi apresentado como vítima, em nome do departamento, no âmbito dos seus poderes de controlo como deputada nacional. Foi apresentado à Procuradoria Especial para o Tráfico de Estupefacientes, Crimes Ambientais, Perda de Propriedade, Financiamento do Terrorismo e Legitimação de Ganhos Ilícitos.
A queixa identifica duas pessoas como os alegados autores dos crimes de biocídio e destruição ou deterioração do património do Estado e da riqueza nacional.
De acordo com a exposição dos factos, desde setembro de 2023, um grupo que operava sob a fachada de uma empresa de turismo entrou na IMNA de San Matías, na província de Ángel Sandoval, e causou a morte de cinco jaguares de forma premeditada e violenta.
“A conduta dos arguidos é ilícita, pois viola normas explícitas que visam a proteção da biodiversidade e do ambiente. Além disso, não há razões para justificar a caça de onças em áreas protegidas, uma vez que estas acções não respondem a necessidades de subsistência, mas a interesses económicos e recreativos contrários às disposições legais”, diz parte da queixa.
As primeiras investigações apontam para uma rede que opera a partir da Argentina e que coordena actividades ilegais no Brasil e na Bolívia.
“Pedimos também que os responsáveis pela proteção dos nossos recursos faunísticos façam parte do processo para fornecer informações. É por isso que estamos convocando os chefes do Sernap e do Ministério do Meio Ambiente”, acrescentou Alvarez.
Por: El Deber e Cia de Notícias
Cáceres e Região
PM intensificará fiscalização de motocicletas com uso irregular de escapamentos em Cáceres
Durante o lançamento da Operação Tolerância Zero nesta sexta-feira (10), o Tenente-Coronel Adão César Rodrigues Silva, afirmou que irá lançar em breve a “Operação Descarga Livre” em Cáceres.
A operação tem o objetivo de tirar de circulação motociclistas que emitem ruídos acima do permitido por lei.
A ação é uma resposta a diversas reclamações da comunidade em Cáceres, especialmente dos moradores da área central da cidade, que têm relatado o uso de escapamentos barulhentos, principalmente durante o período noturno, gerando perturbação e afetando o sossego da população.
De acordo com a PM, conduzir veículos com descarga livre é uma infração prevista em lei.
Além de comprometer o bem-estar de idoso, crianças autistas e animais, essa prática pode resultar em penalidades para os condutores.
“Que fique bem claro, andar com escaneamento alterado ou inoperante, isso é infração de trânsito gravíssima, e cabe retenção e até remoção do veículo, até que sane as alterações da motocicleta”, afirmou o comandante.
Por Joner Campos/Cáceres Notícias
-
Cáceres e Região7 dias ago
Tolerância zero – Gefron atinge número histórico de 19 toneladas em apreensões de drogas na fronteira em 2024
-
Destaque7 dias ago
Botão do Pânico já preservou a vida de 16 mil mulheres em MT
-
Cáceres e Região6 dias ago
Volume de água do rio Paraguai em Cáceres é o maior dos últimos 5 anos para o período
-
Destaque7 dias ago
Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar
-
Cáceres e Região6 dias ago
Em Mirassol criminoso invade casa, mata homem e deixa outro baleado
-
Cáceres e Região6 dias ago
Justiça Federal destina R$ 190 mil a projetos sociais em Cáceres e região
-
Cáceres e Região4 dias ago
Grupo Juba apoia possível vinda da Havan e reforça compromisso com o crescimento de Cáceres e recebe Luciano Hang
-
Cáceres e Região7 dias ago
REVIRAVOLTA: Justiça decide a favor da Mesa Diretora da Câmara de Cáceres