
O Santos agora vai ter de se acostumar a jogar sem o lateral-esquerdo Zeca, o volante Thiago Maia e o atacante Gabriel. Os três se apresentam à seleção brasileira para a Olimpíada nesta segunda-feira e, se forem até a final (disputada no dia 20 de agosto), podem desfalcar o Peixe em até oito jogos.
O técnico Dorival Júnior já tem em mente a escalação do Alvinegro sem três de seus principais jogadores. Caju, na vaga de Zeca, Yuri, na de Thiago Maia, e Jonathan Copete, na de Gabigol, devem ser os escolhidos pelo treinador.

Outros que andam “encostados”, porém, podem vir a ter mais chances. O meia Rafael Longuine, por exemplo, perdeu espaço com a chegada de reforços, mas não será liberado pelo Santos para ser emprestado. Dorival Júnior conversou com o armador após um dos treinos da última semana para motivá-lo e reforçar o desejo de utilizá-lo, principalmente durante a Olimpíada.
A entrada de Caju na lateral esquerda aumenta o poder ofensivo do Peixe por esse lado, mas diminui um pouco a qualidade na marcação. Zeca, que antes era volante, marca mais do que ataca e dá bastante segurança à zaga. Mesmo assim, Dorival confia no futuro titular e não pretende improvisar outro jogador na posição. Vale lembrar que, em alguns jogos, Victor Ferraz chegou a jogar na esquerda no ano passado.
Já Yuri é um volante bem diferente de Thiago Maia. O garoto que vai defender a seleção brasileira na Olimpíada é rápido, chega bastante ao ataque e tem bastante liberdade. Seu substituto é um pouco mais comedido. Em contrapartida, o ex-volante do Audax tem mais qualidade no passe e finaliza melhor, além de poder atuar também como zagueiro.

No ataque acontecerá a principal mudança no time comandado por Dorival Júnior. Gabriel joga pela direita e é um dos melhores finalizadores do elenco: não costuma desperdiçar chances na frente do goleiro e arrisca bastante de fora da área, mas ainda é garoto. Jonathan Copete, o substituto, dará mais um toque de experiência ao ataque (ele tem 28 anos).
O jogador colombiano atua pelo lado oposto, pela esquerda, e isso deve fazer Vitor Bueno ser recuado ou jogar pela direita. Recém-contratado, Copete aposta mais em jogadas de velocidade na linha de fundo para cruzar para dentro da área.
A escalação, então, deve ficar assim: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe (David Braz), Gustavo Henrique e Caju; Renato, Yuri, Lucas Lima e Vitor Bueno; Copete e Ricardo Oliveira.
Veja os jogos em que Zeca, Thiago Maia e Gabriel podem desfalcar o Santos:
Campeonato Brasileiro
24/07 – Vitória x Santos ? Barradão
31/07 ? Santos x Cruzeiro ? Vila Belmiro
03/08 ? Santos x Flamengo ? Vila Belmiro (deve ir para a Arena Pantanal)
07/08 ? América-MG x Santos ? Independência
14/08 ? Santos x Atlético-MG ? Vila Belmiro
22/08 ? Coritiba x Santos
– Couto Pereira
Copa Brasil
20/07 ? Gama x Santos ? Bezerrão
27/07 ? Santos x Gama ? Vila Belmiro
