
O Santos será o time com mais desfalques por causa da Olimpíada do Rio de Janeiro. Zeca, Thiago Maia e Gabriel foram convocados para a seleção olímpica pelo técnico Rogério Micale nesta quarta-feira. O técnico Dorival Júnior não contará com o trio entre as rodadas 17 e 22 do Campeonato Brasileiro.
A ausência mais sentida, certamente, é a de Gabigol, que também vinha sendo convocado por Dunga para a seleção principal. O camisa 10 é o artilheiro do Peixe em 2016, com 11 gols marcados em 24 partidas disputadas.
VEJA A LISTA DE CONVOCADOS PARA A SELEÇÃO OLÍMPICA
O substituto natural do atacante é o colombiano Copete, recém-chegado ao Alvinegro após investimento de cerca de R$ 5 milhões e boa passagem pelo Atlético Nacional. Se ele for o escolhido, Dorival deve mexer na estrutura do ataque.
Isso porque, atualmente, Lucas Lima joga como meia centralizado, Gabriel pela direita e Vitor Bueno pela esquerda. Canhoto, Copete sempre jogou pelo lado esquerdo. Com isso, Vitor seria deslocado para a outra ponta. Outras alternativas para as vagas são Léo Cittadini e Paulinho.
Na lateral esquerda, o Santos só tem um jogador de origem no elenco para substituir Zeca: Caju. Também revelado pelo Peixe, o jogador é reconhecido por apoiar bastante o ataque, representando uma mudança no sistema defensivo.
Como Victor Ferraz apoia bastante o ataque, e até cria jogadas pelo meio, Zeca costuma “guardar mais a posição”. Com Caju no time titular, Ferraz teria que ter mais atenção. Outra possibilidade é o meia Jean Mota, que atuou como lateral-esquerdo em várias ocasiões por Portuguesa e Fortaleza.
? Acordei cedinho, ansioso. Sabia que a convocação era hoje.
Liguei a TV para ver, todo mundo bravo
com o volume alto (risos). Graças a Deus fui convocado. Meus avós me ligaram chorando. Agradeço a todos. Estou muito
feliz. É um sonho poder buscar um título inédito para o Brasil ? comemora Zeca.
No meio-campo, Yuri deve substituir Thiago Maia. O volante ex-Audax tem agradado muito a Dorival nos treinamentos e atuou nas últimas quatro partidas do Peixe, todas desde que foi regularizado na CBF.
Yuri pode repetir as funções de Thiago Maia, que protege a defesa, mas chega muito ao ataque, como pode ser um “líbero” e liberar Renato para ajudar mais os meias e atacantes. Alison, Fernando Medeiros e Valencia correm por fora para ocupar a lacuna.
? Eu estava dormindo, preferi dormir para conter a ansiedade. Ainda bem que a convocação foi de manhã, se fosse a noite, não ia jogar direito, não (risos). Segurança bateu na porta, me acordou, não entendi nada. Achei que eu estava atrasado (risos). Emoção é enorme, minha cara está até inchada. É fruto do trabalho desde pequeno. Nós merecemos ? vibra Thiago.
Os escolhidos para representar a seleção brasileira se apresentarão na Granja Comary no dia 18 de julho – a disputa da medalha de ouro será no dia 20 de agosto.
*Colaborou sob supervisão de Juliano Costa