Sem categoria
Várzea Grande realiza sua primeira cirurgia bariátrica do Fila Zero
“Não esperava ser chamado, foi uma surpresa. Tenho certeza que agora vou ter mais disposição no trabalho, mais saúde e qualidade de vida”
Como parte das ações de celebração aos 158 anos de fundação de Várzea Grande, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá mais um passo inédito e histórico na área da saúde pública: a realização da primeira cirurgia bariátrica. O procedimento, que simboliza um novo momento para a rede municipal, foi viabilizado dentro do programa Fila Zero, que tem como objetivo reduzir a espera por procedimentos eletivos e garantir mais qualidade de vida à população.
O paciente que vai estrear essa nova fase da saúde de Várzea Grande, Everton Rodrigues da Silva, tem 33 anos, é secretário escolar, e está na fila desde de 2024 aguardando pela cirurgia, mas, na fila de regulação do Estado. Com 215 quilos, Everton viu no procedimento a chance de uma vida mais saudável e com mais autoestima. “Não esperava ser chamado, foi uma surpresa. Tenho certeza que agora vou ter mais disposição no trabalho, mais saúde e qualidade de vida”, relatou.
A cirurgia será realizada no dia do aniversário de Várzea Grande, 15 de maio, no Hospital Santa Rita, pelo cirurgião doutor Emanuel Almeida, profissional renomado e especializado em procedimentos bariátricos. Segundo doutor Emanuel, o paciente Everton vem se preparando para a cirurgia há três meses, para cumprir as etapas exigidas pelo protocolo médico, incluindo consultas, exames laboratoriais, avaliações digestivas e cardíacas, além do acompanhamento com equipe multidisciplinar.
Conforme o doutor Emanuel, a escolha da técnica da cirurgia deve ser feita em conjunto com um profissional de saúde, considerando os benefícios, riscos e as particularidades de cada paciente. No caso de Everton, a indicada foi a By-pass Gástrico, que é a técnica mais realizada no Brasil. Ela consiste em reduzir o tamanho do estômago criando um pequeno reservatório e fazendo uma ligação do intestino delgado a esse reservatório. Ele tem o objetivo de reduzir a ingestão e absorção de calorias. O procedimento cirúrgico será por laparoscopia.
Segundo a subsecretária da Atenção Terciária, Érica Auxiliadora Carvalho, a realização da cirurgia bariátrica em Várzea Grande é um marco histórico. “A rede municipal de saúde não tinha suporte para esse tipo de procedimento. Agora, com a parceria com o Hospital Santa Rita, mostra o quanto estamos avançando e contribuindo para a descentralização dos serviços de alta e média complexidade no município”, destacou.
Para a secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, que também, já passou por uma cirurgia bariátrica, conhece bem a transformação que o procedimento promove na vida de uma pessoa. “Poder proporcionar a população várzea-grandense uma cirurgia bariátrica pelo SUS não é apenas uma conquista da gestão municipal, mas um reflexo do compromisso com uma saúde pública mais humanizada, acessível e eficiente”, comemora.
Segundo a superintendente de Regulação, do município, Mariely Patrícia Monteiro, há cerca de 341 pacientes de Várzea Grande regulados em Cuiabá, aguardando a cirurgia bariátrica, mas que ainda não deram continuidade aos protocolos exigidos. “Com a estrutura disponível em Várzea Grande, a expectativa é que esses pacientes possam ser beneficiados, desde que cumpram os protocolos obrigatórias para a realização da cirurgia”, enfatiza Mariely.
Além da cirurgia bariátrica, outros procedimentos também estão sendo realizados como parte do programa Fila Zero, incluindo histerectomias e retirada de vesícula. Já exames de imagem, como tomografias, ressonâncias magnéticas e ultrassonografias, acontecerão nos dias 15 e 16 de maio no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande, por meio de parceria com a empresa Diagnóstico e Imagem Santa Rosa.
Sem categoria
Após nove anos, Várzea Grande realiza nova Conferência Municipal das Cidades
Momento ímpar para tratar do futuro da cidade. O encontro abre importante espaço para população expor necessidades e ideias que serão amparadas de forma técnica. A articulação política vai transformar sugestões em propostas concretas para viabilidade de financiamento junto aos governos estadual e federal
A Prefeitura de Várzea Grande, realizou, ontem (23), a primeira reunião da comissão organizadora da 7° Conferência Municipal das Cidades. O Município, desde 2016, não realiza uma Conferência Municipal. O evento está previamente agendado para ser realizado no dia 10, a partir das 07h30, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
Conforme a secretária de Planejamento, Drielli Martinez, a conferência será histórica, além disso, a ação visa o desenvolvimento do Município com a participação efetiva da sociedade. “No evento, ouviremos as propostas dos munícipes, da sociedade civil organizada e outras instituições. Estamos felizes por voltar a realizar um evento tão importante para nosso Município”, destaca Drielli.
“Estamos nos preparando para discutir Várzea Grande com o povo várzea-grandense e técnicos em diversas áreas como: mobilidade urbana, coleta de lixo, desenvolvimento urbano, saneamento básico, entre outros assuntos importantes. Essa é a missão da gestão Flávia Moretti e Tião da Zaeli, construir uma cidade mais moderna e mais desenvolvida”, reforça Drielli Martinez.
O secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, explica que a 7° Conferência Municipal é uma etapa preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades e da 6ª Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso. “Na ocasião, podemos debater e votar pontos importantes para o desenvolvimento de Várzea Grande e, posteriormente, levar essas demandas para as conferências nacionais e estaduais para lutarmos por recursos para nosso Município”, disse Marcos.
Fazem parte da organização do evento os seguintes membros: Secretaria de Planejamento, Jackeline Alves de Azevedo Brandão; Secretaria de Viação e Obras, Everson Sanchez Parra; Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Alexandre Costa Amorim; Departamento de Água e Esgoto (DAE), Marcos Sabas Alves Ferreira; Secretaria de Desenvolvimento Urbano Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon Ourives; Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria; Secretaria de Gestão Fazendária, Vicente Gomes de Lacerda; Secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Turismo, Mário Quidá Neto; Câmara Municipal, Gisa Barros; Lar dos Idosos São Vicente de Paulo/VG (SSVP), João Gumercindo Cassim; Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis/VG (ASCAVAG), Valquíria Pereira de Barros; Sindicado do Comércio Atacadista e Distribuidor (SINCAD-MT), Paulo Cesar Coelho Backes; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLVG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLVG), David Pintor; Associação de Construtoras e Incorporadoras (ACI-MT), Marcleide Rocha de Souza; Associação Comercial e Empresarial (ACIVAG), Rafael Clerio dos Santos; OABVG – Subseção Várzea Grande/MT, Gilson Soares; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), Vanor Oliveira Arantes; Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso (SENGE), João Nobres Neto; Sindicato de Compra Venda Locação Administração de Imóveis (SECOVI-MT), Manoel Gomes Coelho; Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MT), Kamilla Auxiliadora Monteiro Fujita.
Sem categoria
SAE e CTA de Várzea Grande passam por reforma
Essa intervenção é mais uma ação da atual gestão municipal para recuperar estruturas públicas deterioradas, priorizando o acesso digno da população aos serviços de saúde
Entre as unidades de saúde listadas como prioridade para reforma pela atual gestão estão o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que passado o processo burocrático, finalmente começaram a receber as melhorias estruturais tão aguardadas e necessárias.
A unidade, que estava com portas danificadas – após um ato de vandalismo ocorrido no final do ano passado – apresentava ainda infiltrações, goteiras e problemas na parte elétrica, cenário que exigia intervenções urgentes.
Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde já havia identificado a necessidade de reforma na estrutura do prédio, que presta atendimento especializado à população. A obra em andamento contempla serviços de manutenção, pintura e reparos elétricos, com o objetivo de garantir mais conforto, segurança e qualidade nos serviços prestados.
A intervenção no SAE/CTA é mais uma ação da atual gestão municipal para recuperar estruturas públicas deterioradas, priorizando o acesso digno da população aos serviços de saúde.
Durante esta semana, os atendimentos presenciais no SAE/CTA estão temporariamente suspensos para a realização dos trabalhos. No entanto, a farmácia da unidade segue funcionando em regime de escala, com os seguintes horários:
• Quarta-feira: manhã e tarde
• Quinta-feira: manhã e tarde
• Sexta-feira: tarde
Segundo a gerente da unidade, Lidiane Cunha Siqueira, para minimizar os impactos da obra “temos adotado medidas que visam organizar o fluxo de atendimento e acolhimento, além de alternativas que assegurem o acompanhamento dos pacientes mesmo durante o período de reforma”, explica.
A partir da próxima semana, o sistema de atendimento no SAE/CTA será ampliado. Já a reforma seguirá em andamento, com previsão de conclusão e restabelecimento integral dos atendimentos no início de julho.
-
Cáceres e Região7 dias ago
Em Pontes e Lacerda entregador e irmão de comerciante são baleados em marmitaria
-
Cáceres e Região7 dias ago
Corpo de jovem que estava desaparecido é encontrado na zona rural de Pontes e Lacerda
-
Cáceres e Região6 dias ago
Mulas Humanas – Dois suspeitos morrem em confronto com Gefron em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Festival Cultural da Cáceres – Cidade terá no final de semana uma das maiores festas religiosas da região
-
Cáceres e Região4 dias ago
SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS – Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e prende mulher por porte ilegal
-
Destaque6 dias ago
Brasil se declara livre de gripe aviária em granjas comerciais
-
Cáceres e Região4 dias ago
Corpo é encontrado enrolado em lona e com sinais de tortura em Cáceres
-
Cáceres e Região4 dias ago
Reconhecimento – Projeto de lei do vereador Franco Valério visa instituir em Cáceres “Lei Airton dos Reis Júnior”