Cáceres e Região
Unemat recebe Selo Recomenda OAB em Cáceres
O vice-reitor da Unemat, Alexandre Porto, recebeu o selo das mãos da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Gisela Alves Cardoso
Por Hemília Maia
(Foto: Abner Miranda)
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu na manhã desta terça-feira, 1º de outubro, o Selo Recomenda da OAB, em Cáceres (MT), algum tempo depois da cerimônia de entrega da 8ª edição do Selo de Qualidade OAB, sob a temática “O fortalecimento da advocacia brasileira a partir do ensino jurídico de excelência”, realizada em 19 de junho, em Brasília.
Na ocasião o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, explicou que o Selo não estabelece preferências, mas uma regularidade de desempenho, e é concedido com base nos resultados do Exame de Ordem e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com destaque das instituições comprometidas com a primazia educacional.
O vice-reitor da Unemat, Alexandre Porto, recebeu o selo das mãos da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT), Gisela Alves Cardoso. Porto explicou que, na ocasião, a reitora e os coordenadores dos cursos de Direito recomendados não puderam ir a Brasília receber o Selo, mas que a cerimônia realizada em Cáceres foi ainda mais especial. “Às vezes lá é mais bonito, mas aqui veio a presidente da OAB entregar para todos nós, professores, alunos, técnicos; lá, só o coordenador receberia”, brincou o vice-reitor, que se atentou para o espaço de realização da entrega. “Nós estamos aqui, na Escola Técnica Adriano Silva, o professor da Unemat que ampliou a oferta dos cursos de Direito na Unemat”, referindo-se ao falecido professor do curso de Direito e ex-reitor, Adriano Silva.
Gisela Cardoso, presidente OAB/MT
“É uma grande alegria estar de volta a Cáceres, num momento especial, importante como esse. Fazer a entrega para a Unemat do Selo OAB Recomenda, que representa a excelência e o reconhecimento de que o curso de Direito desta Instituição preenche os requisitos para ser, assim, recomendado pelo Conselho Federal da Ordem de Advogados do Brasil. Então, nós que estamos no dia a dia defendendo a advocacia e o ensino jurídico, é sempre importante estarmos em uma Instituição que realmente vem sendo reconhecida, e a Unemat tem sido uma grande parceira também da OAB”, disse a presidente da OAB/MT.
A Unemat foi reconhecida novamente pela OAB como Instituição de Ensino Superior por ter qualidade reconhecida no ensino jurídico brasileiro. Mais uma vez, o Selo foi concedido em Mato Grosso apenas à Unemat e à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nesta 8ª edição, o Selo Recomenda da OAB foi concedido aos cursos de Direito da Unemat dos câmpus de Alta Floresta, criado em 2013, e de Cáceres, o primeiro curso de Direito da Universidade, com 30 anos de funcionamento.
César Davi, diretor da Facisa
O diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa), Cesar Davi Mendo, afirmou que o curso de Direito é um dos mais procurados no vestibular da Unemat, parabenizou os alunos pela conquista, os citou como a razão de ser da Universidade e afirmou que a conquista é um somatório de “coisas que vão convergindo”. Cesar Davi ainda recordou Carlos Alberto Reyes Maldonado, primeiro reitor da Unemat, professor que atuou no curso de Direito do câmpus de Cáceres e também formulou e implantou o projeto nos moldes multicâmpus adotados até hoje pela Unemat. “Conseguir um selo é difícil. Mantê-lo é mais difícil ainda”, advertiu o diretor.
Em um universo com mais de 1.900 cursos de Direito no País, apenas 10% deles são reconhecidos e recomendados pela Ordem. Nesta edição, 198 cursos de Direito das cinco regiões do Brasil foram contemplados com o reconhecimento. O curso de Direito de Cáceres recebe o Selo OAB Recomenda desde que foi criado; já o curso de Alta Floresta, recebeu nas duas últimas, das quatro edições realizadas.
Nilce Maria, pró-reitora de Ensino de Graduação
“Esse trabalho coletivo e bonito é o trabalho de todos nós. É o trabalho de cada aluno fazendo bem feito, estudando, sendo responsável pelo seu processo de formação. Porque não é só o professor que é responsável. Você, aluno, é responsável pelo seu processo de formação. Nós, professores, somos responsáveis por caminhar com vocês, por levar vocês, por direcionar vocês para aquilo que é o melhor da nossa formação”, destacou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria.
Além do Selo Recomenda, a Unemat ainda comemora a recente aprovação do novo curso de doutorado interinstitucional (Dinter) em Direito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O Dinter em Direito será oferecido em cooperação com a Universidade Federal do Pará (UFPA).
“Nós estamos em vias de começar um novo Dinter para a formação dos nossos professores, para a qualificação, para logo, logo, termos um mestrado ou um doutorado em Direito da própria Unemat”, contou Porto. “A ideia de fazer um programa de pós-graduação stricto sensu é especialmente para qualificar nosso povo do interior. Não que não venham pessoas de outros lugares, e que serão muito bem-vindas, mas nós qualificamos, especialmente, quem é daqui do interior do Mato Grosso e que não tem tão fácil acesso aos grandes centros”, reforçou Nilce Maria.
Armandinho, coordenador do curso de Direito
Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) – Não é possível citar Selo OAB Recomenda sem mencionar o NPJ. O coordenador do curso de Direito, Antonio Armando Ulian do Lago Albuquerque, agradeceu também pelo reconhecimento das atividades que o curso desenvolve. “Estamos na formação da 60ª turma de Direito e a dedicação com que os estudantes e professores ao longo desse tempo vêm trabalhando o ensino jurídico e fazendo o ensino jurídico no interior do Mato Grosso com muita qualidade, com muita dedicação, reverbera, sobretudo, nas atividades que desenvolvemos, alinhadas a uma perspectiva de direitos humanos, de afirmação do Direito em conjunto com as comunidades da nossa região e da nossa cidade. É esse o comprometimento do nosso curso e do nosso Núcleo de Prática Jurídica”, contextualizou o coordenador.
Em Cáceres, o NPJ atua há 27 anos, recebendo todos os alunos a partir do 6º semestre. Os NPJs da Unemat promovem experiência para os alunos, que vivenciam na prática a realidade junto ao Poder Judiciário. Os núcleos atendem pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, que possuem renda de até 2,5 salários mínimos, principalmente em processos que envolvam questões familiares, de alimentos e menores.
Rinalda Bezerra, DPPF do câmpus de Cáceres
A diretora político-pedagógica e financeira do câmpus de Cáceres, Rinalda Bezerra, citou a importância de pertencimento e a razão pela qual o câmpus abriga o NPJ. “A universidade é um lugar de acolhimento, e o curso de Direito é um lugar de formação de pessoas num processo de humanização e de inclusão. Porque o sentimento de pertencimento é muito forte quando a gente está no nosso lugar de identidade. Então, um dos princípios que adotamos, foi trazer todo mundo pra casa”, explicou Rinalda referindo-se ao período de obras que o câmpus está submetido e consequentemente a alocação de parte da comunidade acadêmica em outros prédios no município e do próprio NPJ, que funcionava em prédio alugado. “Agora voltamos para nossa casa, graças a Deus”, comemora César Davi.
Atualmente o espaço conta com acréscimo de novas salas, entre elas, a de atendimento e de audiência, mais secretaria, recentemente incorporadas à estrutura física do NPJ que funciona na biblioteca do câmpus, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas.
Idos da década de 1994 – A cerimônia, repleta de relatos de incontáveis memórias, trouxe à tona algumas curiosidades.
Ussiel Tavares, membro nonorário vitalício da OAB/Cáceres
O professor do curso de Direito, Danilo Atala, egresso da 1ª turma de Direito da Unemat, rememorou sua turma que iniciou com 40 alunos e formou sete, e agradeceu à OAB, que foi de grande contribuição à época, e se dirigiu aos alunos. “Apesar de todas as nossas dificuldades, começando numa época que a internet era discada, celular não era para todos, e celular com internet, nem pensar. Formamos com conceito A no provão do MEC. A Unemat faz o curso de Direito no interior do interior e consegue surpreender com uma turma conceito A. O DNA da Unemat, do curso de Direito, é a superação. Estudem, cresçam, e se superem” aconselhou o professor.
Membro honorário vitalício da Seccional Mato Grosso da OAB, Ussiel Tavares então presidente da OAB Cáceres na ocasião do reconhecimento do primeiro curso de Direito da Unemat, contou que até campanha para arrecadação de livros ele fez, para atender uma exigência do MEC que estipulava uma quantidade mínima de livros para aprovar e reconhecer não só o curso de Direito da Unemat, como também da UFMT.
“Na primeira turma aqui da Unemat, víamos a questão do curso não estar reconhecido ainda e a questão do exame da OAB. Só poderia fazer o exame quem tivesse uma faculdade devidamente reconhecida pelo MEC. E aí começou a minha batalha. Esse Danilo, que é um grande amigo, um grande batalhador, ele era da primeira turma, mas ele mexia o dia inteiro, me azucrinava pra conseguir o reconhecimento. Eu dizia, não posso reconhecer, não é competência da OAB fazer isso. Foi uma batalha! E aconteceu, e acabou dando certo. Eu tenho muito orgulho de ter participado disso”.
A mesa de cerimônia foi composta pelas autoridades jurídicas: presidente da OAB/MT, Gisela Alves Cardoso; membro honorário vitalício da OAB/MT, Ussiel Tavares; presidente da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA/MT), Giovane Santin; e presidente da OAB/Cáceres, Cibele Simões; e pelas autoridades acadêmicas da Unemat: vice-reitor, Alexandre Porto; pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria; diretora política-pedagógica e financeira do câmpus de Cáceres, Rinalda Bezerra Carlos; diretor da Facisa, Cesar Davi Mendo; coordenador do curso de Direito, Antonio Armando Ulian do Lago Albuquerque; e presidente do Centro Acadêmico de Direito de Cáceres, Geovana Alves.
Premiação
Na sequência do evento, a presidente da OAB/MT Gisela Cardoso e o presidente da ESA OAB/MT realizaram a palestra “Os desafios da advocacia na construção de uma sociedade justa e igualitária” para os alunos do curso de Direito, aberta à comunidade.
Fotos: Abner Miranda
Assessoria de Comunicação – Unemat
Contato:
[email protected]
Cáceres e Região
Eleitos em Cáceres serão diplomados nesta sexta-feira
Assessoria
A diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições 2024 para o município de Cáceres será realizada na próxima sexta-feira (13). segundo informações prestadas pela coordenadora do cartório eleitoral da 6ª eleitoral, Daniele Cavalcante Dias. A cerimônia terá inicio as 17h, no Plenário do Júri do Fórum de Cáceres.
A coordenação dos trabalhos será feita pela 6ª Zona Eleitoral, através do juiz, José Eduardo Mario, que foi o responsável pela condução das eleições do dia 06 de outubro deste ano. A realização da solenidade, terá o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
“A diplomação é a validação oficial dos resultados das urnas e a legitimação dos novos mandatos. Este momento solene marca o ápice das Eleições de 2024, uma vez que, a partir da diplomação, os candidatos eleitos recebem a autorização formal da Justiça Eleitoral para assumir os cargos que lhes foram confiados pela população. É uma ocasião que celebra a democracia, o compromisso com o bem-estar coletivo e a responsabilidade no serviço público”, ressaltou a juíz eleitoral da 6ª ZE.
Na cerimônia, receberão seus diplomas a prefeita reeleita de Cáceres, Eliene Libertado Dias (PSB), o vice-prefeito eleito, vereador Luiz Landim (União Brasil),além dos 15 vereadores(as) que foram eleitos. Vale ressaltar que a posse dos eleitos está prevista para acontecer em janeiro na Câmara Municipal de Vereadores.
SERVIÇO:
Evento: Diplomação dos eleitos (as)
Local: Plenário do Fórum de Cáceres
Dia: Sexta-feira (13)
Horário: As 17h
Cáceres e Região
Forças policiais de MT apreenderam mais de 13 mil armas de fogo ilegais entre 2019 e 2024
Fabiana Mendes | Sesp-MT
As forças de segurança pública de Mato Grosso retiraram 13.097 armas de fogo ilegais de circulação entre 2019 e novembro de 2024, conforme dados do Observatório da Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Apenas neste ano, foram apreendidas 2.170 armas, número que já supera em 4% o total registrado em 2023, quando 2.072 armas foram apreendidas.
As apreensões foram realizadas em ocorrências das Polícias Militar e Civil contra o tráfico de drogas, organizações criminosas e entre outras ações.
Do total apreendido, 5.239 eram carabinas, espingardas, rifles ou garruchas. Além disso, foram retirados de circulação 67 fuzis, 32 submetralhadoras, 2.527 pistolas e 5.135 revólveres. Outras 97 armas foram classificadas como não identificadas.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que o aumento na apreensão de armas de fogo é reflexo dos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
“Os investimentos foram essenciais e os dados refletem isso. São mais armas retiradas das mãos de criminosos graças ao trabalho dos nossos profissionais das Polícias Militar e Civil. O trabalho integrado, com cada instituição contribuindo dentro de sua expertise, é uma ferramenta essencial no combate à criminalidade”, disse.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Fernando Carneiro Tinoco, destacou que a instituição tem intensificado operações em todo o estado, com foco na retirada de armas de fogo ilegais de circulação.
“A Polícia Militar tem realizado operações em todo o estado com o objetivo de garantir a ordem pública. A retirada de armas de fogo é uma das nossas principais estratégias, pois enfraquece as organizações criminosas e contribui para a redução de crimes como roubos e homicídios, que impactam diretamente a sensação de segurança da população”, afirmou o coronel.
“Sem recursos financeiros, as organizações criminosas ficam limitadas na aquisição de armamentos. Por isso, o planejamento estratégico é essencial, principalmente com ações que impeçam o acesso a armas de fogo ilegais e retirem de circulação aquelas que já estão nas mãos de criminosos”, explicou o delegado.
-
Destaque7 dias ago
Forças Armadas publicam regras sobre alistamento militar feminino obrigatório
-
Cáceres e Região5 dias ago
Em Cáceres – Revenda clandestina de gás de cozinha se alastra colocando em risco a população
-
Cáceres e Região7 dias ago
AÇÃO NA FRONTEIRA – Forças de segurança apreendem 113 tabletes de cocaína em veículo; prejuízo ao crime é de R$ 2,2 milhões
-
Cáceres e Região7 dias ago
Caravana de Natal da Coca-Cola estará em Cáceres na sexta-feira
-
Cáceres e Região4 dias ago
Desde a pandemia – PF desarticula esquema de fraude que desviou verba do SUS no Hospital Regional de Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Prefeita de Cáceres reforça preocupação com crise hídrica e alerta para conscientização ambiental
-
Cáceres e Região4 dias ago
Servidores terceirizados da empresa Bem Estar que prestam serviços a Autarquia Águas do Pantanal em Cáceres, cruzam os braços
-
Destaque5 dias ago
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá