Educação
Unemat oferece vagas em 58 cursos de graduação pelo Sisu; inscrições vão até segunda-feira (21)
Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições começaram nesta sexta-feira (17.1) e seguem até segunda-feira (21.1). A Unemat está com 2310 vagas no sistema, em 58 cursos de graduação, para ingresso no período letivo 2025/2.
O resultado da 1ª chamada será publicado no dia 26, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal. Os aprovados devem encaminhar a documentação para matrícula, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/Unemat), entre os dias 27 e 31 de janeiro. O período letivo 2025/2 terá início no dia 11 de agosto.
Os aprovados da primeira chamada deverão encaminhar a documentação para matrícula de forma online, diretamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/Unemat), entre os dias 27 e 31 de janeiro.
Quem deseja participar da lista de espera para a segunda chamada e chamadas subsequentes, até a quarta, deve manifestar interesse pelo site do SiSU, no período de 26 a 31 de janeiro de 2025.
A lista de espera será divulgada pela Unemat no dia 17 de fevereiro, pela página vestibular.unemat.br.
Cotas
A Unemat oferta 60% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas e 40% das vagas para ampla concorrência.
O período letivo 2025/2 terá início no dia 11 de agosto.
Cronograma
Inscrição: 17 a 21/01
Chamada Regular: 26/01
Matrícula ou registro acadêmico junto à Instituição: 27 a 31/01
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31/01
Divulgação da lista de espera da Unemat: 17/02
Informações sobre cursos, vagas, cronograma de inscrição, seleção e matrícula podem ser acessadas no Portal do Candidato.
Fonte: Governo MT – MT
Destaque
Seduc lança manual sobre proibição do uso de celulares nas escolas da rede estadual de ensino
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) lançou um manual direcionado às escolas da rede estadual sobre a nova legislação que proíbe o uso de celulares e outras mídias eletrônicas por alunos durante o horário escolar. A iniciativa visa criar um ambiente de aprendizagem mais focado e produtivo, minimizando as distrações que esses dispositivos podem causar.
O manual não apenas apresenta a lei, mas também fornece orientações práticas sobre como sensibilizar e orientar os alunos sobre a importância desta medida. As escolas são incentivadas a promover diálogos abertos, explicando os impactos negativos do uso excessivo de tecnologia no desempenho acadêmico e nas interações sociais.
Além disso, o documento sugere estratégias pedagógicas para lidar com casos de reincidência, como a aplicação de atividades que estimulem o engajamento dos estudantes e a reflexão sobre o uso responsável da tecnologia.
A expectativa do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, é que, com a colaboração de professores e gestores, esta política traga resultados positivos para a educação no Estado.
“Os alunos não precisam de celulares em sala de aula, pois, temos as tecnologias que os ajudam a não sentirem falta do aparelho, como os Chromebooks, plataformas digitais, Smart TVs, além de uma aula bem elaborada e planejada. Eles continuam conectados com as tecnologias. Por isso, tivemos adesão em toda a rede”, contou o secretário.
A diretora da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, em Cuiabá, Alcimaria Ataides da Costa, já aplicou as recomendações do manual e optou por não colocar caixas ou cestos para recolher os celulares durante a aula, despertando nos alunos o senso de responsabilidade.
“Preferimos conscientizar de acordo com o que determina o orientativo. Demos a eles o direito de pertencimento, porque os aparelhos são de uso pessoal. Os celulares são desligados e guardados nas mochilas”, explicou a diretora.
A estudante Isabela Cabral Benitez, que estuda na Eliane Digigov, teve o seu celular estragado no final do ano passado e ficou quatro meses sem o aparelho. Nesse período, ela percebeu que as notas dela na escola melhoraram.
“Para mim não importa ficar sem o aparelho na escola. Penso que vamos prestar mais atenção nas aulas e a melhora na aprendizagem será inevitável. Isso é bom para todos nós, pois minhas notas melhoraram desde o final do semestre passado”, disse Isabela.
Jordiana Siqueira Cabral, mãe da estudante, contou que sem o celular a filha passou a interagir mais com os livros. “Em 2025, ela começou as aulas bem mais consciente sobre a proibição do celular em sala de aula”, disse.
O Grêmio Estudantil também abraçou a causa, contribuindo com a diretora Alcimaria no trabalho de orientação para tirar dúvidas sobre a lei. “O resultado disso a gente verá nas provas. Com a proibição, a concentração durante a aula será bem maior, o que é bom para nós, para a escola e para o ensino público como um todo”, ponderou o presidente do Grêmio, Paulo Vitor Hortiz.
A lei federal sancionada no dia 15 de janeiro inclui a educação infantil, o ensino fundamental e também o ensino médio. Antes, as escolas autorizavam o uso do celular nos intervalos. Agora, o uso do aparelho fica proibido dentro de todos os ambientes.
Há também a lei estadual nº 12.745, de 06 de dezembro de 2024, que versa sobre o mesmo tema.
Fonte: Governo MT – MT
Educação
Seduc divulga lista final de professores selecionados para intercâmbio na Inglaterra
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou o resultado final da seleção dos professores de língua inglesa da Rede Estadual que participarão da edição 2025 do programa MT No Mundo.
Ao todo, 13 professores foram selecionados para participar do programa, que terá a duração de três semanas em um país de língua inglesa.
De acordo com o edital, a participação no processo seletivo foi automática para todos os professores de Inglês, contemplando todas as Diretorias Regionais de Educação.
Professores já contemplados pelo programa nas edições anteriores, 2023 e 2024, bem como os professores que atuaram como monitores, não participaram da seleção.
Entre as exigências para avaliação do educador estão a habilitação em Língua Inglesa e a atribuição em sala de aula na função de docência em turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, ou em qualquer ano do Ensino Médio em 2024 e em 2025, até o momento da ida ao país de destino.
Para a seleção, também foi exigido que o professor tivesse cumprido ao menos 28 aulas ao vivo em grupo durante 2024 e com pontuação acima de 60 pontos, além de ter avançado ao menos um nível e meio na plataforma Mais Inglês ou Mais Idiomas, com o equivalente a 36 lições em 2024.
Todas as despesas serão custeadas pelo Governo do Estado. O professor que fizer o intercâmbio receberá uma ajuda de custo de 100 libras esterlinas por dia.
Eles terão garantido seguro-viagem e seguro-saúde durante o período em que estiver no país do intercâmbio, as passagens de ida e volta, translado, além de pagas as despesas com viagem para reuniões antes da viagem e confecção do passaporte.
A primeira edição foi realizada em 2023 e proporcionou uma experiência inédita para os professores, com uma viagem à Inglaterra. Nas três edições do MT no Mundo, o investimento total será superior a R$ 15 milhões.
Veja em anexo os nomes dos selecionados.
Fonte: Governo MT – MT
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