Cáceres e Região
Unemat e SES discutem ampliação de estágio no Hospital Regional de Cáceres
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) articulou uma reunião entre o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e representantes da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, no dia 31 de outubro, para discutir pautas de interesse da comunidade acadêmica e do corpo docente. Eles trataram da ampliação das vagas de estágio no Hospital Regional de Cáceres, fundamentais para a formação prática dos estudantes e sobre a obtenção da Certificação de Hospital de Ensino, conforme a Portaria Interministerial n.º 8.033/2025 dos Ministérios da Saúde e da Educação.
De acordo com a diretora Cristina Teodoro, a entidade oferta cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Física, envolvendo cerca de mil acadêmicos, além de manter programas de pós-graduação, que incluem mestrados e doutorados. “Queremos agradecer ao deputado por fazer essa interlocução conosco e com o secretário para tratarmos da saúde de Cáceres. Temos desafios e oportunidades. Viemos apresentar nosso trabalho e discutir novas parcerias com a SES, que é de longa data”, destacou.
Um dos principais impasses enfrentados pela instituição pública é a superlotação de estagiários no Hospital Regional de Cáceres, que conta com cerca de 300 leitos. O ideal, segundo a diretora, seria a oferta de 30 vagas semestrais e 60 anuais aos estudantes do curso de Medicina, o que garantiria cinco leitos operacionais por acadêmico. Mas, com a existência de uma faculdade privada no município, que oferta 100 vagas anuais, acaba interferindo no campo prático de aprendizado dos alunos.
Ainda conforme Cristina, uma das soluções seria a faculdade privada atender o termo de cooperação firmado junto das prefeituras de cerca de nove municípios da região, o que evitaria ser restrito apenas a Cáceres, o que torna o número de leitos insuficiente para atender os acadêmicos da Unemat. “O curso de Medicina está há 30 anos em Cáceres e estamos vivenciando essa situação”, lamentou.
O secretário Gilberto Figueiredo se comprometeu a verificar a situação junto à diretoria do Hospital Regional de Cáceres, a fim de compreender os acordos firmados com a Unemat e a faculdade privada, que possui um termo prevendo deslocamentos para outras cidades e unidades de saúde da região. “Vou ser bastante prático. Vamos ver como estão os atendimentos aos acadêmicos das instituições de ensino. A Unemat é uma unidade pública e estadual e temos todos os motivos para somar esforços, caso haja dificuldades de atuação, buscando ampliar soluções para o uso do hospital de forma prática. Não há nenhum motivo para haver tratamento diferenciado”, afirmou o secretário.
Hospital de Ensino – Os representantes da Unemat também destacaram o interesse em transformar o Hospital Regional de Cáceres em uma unidade de saúde de ensino, já que os requisitos da Portaria Conjunta nº 8.033/2025 se enquadram na atuação da instituição com a integração ensino-serviço.
Gilberto informou que solicitará à equipe da SES um estudo sobre a possibilidade de implantar o Hospital de Ensino, ressaltando a necessidade de um prazo maior para análise. “Dá tempo para avaliar. Precisamos verificar o efetivo de novos servidores e avaliar se faremos o chamamento público de uma Organização Social (OS) habilitada para administrar o hospital. Entre as nossas prioridades está a ampliação do plano de residência de forma substancial”, comentou o gestor.
“A integração entre saúde e educação é o caminho mais eficiente para fortalecer tanto o sistema público quanto à formação dos nossos futuros profissionais. É dever do Estado criar pontes como essa, garantindo que o conhecimento acadêmico se transforme em melhoria concreta na vida das pessoas. Essa articulação entre a Unemat e a SES é mais do que a nossa obrigação e dever”, finalizou Wilson Santos.
A Unemat é credenciada junto às Comissões Nacionais de Residências Médica e Multiprofissional e, conforme a diretora da Facis, há propostas de novos programas de residência médica não apenas por meio do Hospital Regional, mas também, pela própria instituição de ensino superior. Somente em Cáceres, o curso de Medicina, implantado em agosto de 2012, já formou 15 turmas, com cerca de 30 acadêmicos por classe.
Fonte: ALMT – MT
Cáceres e Região
Justiça Eleitoral realiza mutirão de cadastramento biométrico na sexta-feira e sábado em Cáceres

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias
Cáceres e Região
Desenvolve MT leva soluções de crédito durante evento empresarial em Cáceres
Entidade apresentou opções de financiamento, fortalecendo o ambiente de negócios na região

Apresentação de linhas de crédito no 4º Workshop de Licenciamento Redesim
Crédito –
Divulgação
A Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso está presente no 4º Workshop de Licenciamento Redesim que acontece nesta quinta-feira (13.11), levando soluções de crédito aos empreendedores, no município de Cáceres. O evento reuniu empresários, especialistas e representantes de órgãos públicos e teve como objetivo debater e alinhar práticas que facilitem a abertura e a regularização de empresas.
O workshop contou com diversas palestras sobre temas como viabilidade locacional, fiscalização e notificação, além da racionalização e automação do fluxo de formalização empresarial como forma de aumento de renda. O gerente de Fomento da Desenvolve MT, Laerte Guimarães dos Santos, apresentou as opções de crédito disponíveis e destacou a importância de dar atenção a todos os perfis de empreendedores.

Segundo o secretário de Desenvolvimento de Cáceres, Wilson Massahiro Kishi, a participação do órgão de apoio ao empreendedorismo é essencial para que o evento cumpra seu objetivo.
“O workshop tem uma relevância muito grande para quem quer empreender ou já está empreendendo. É uma oportunidade de conhecer as melhores práticas para o licenciamento no setor público e para a aplicação da Lei de Liberdade Econômica, além de conhecer as linhas de crédito da Desenvolve MT, que oferecem mecanismos financeiros acessíveis aos empresários, melhorando seus estabelecimentos e gerando empregos”, reforçou Wilson.
O espaço de aprendizado contribui para a padronização dos procedimentos legais de licenciamento e para a melhoria do ambiente de negócios, não apenas para os moradores da cidade de Cáceres, mas também para aqueles que estiveram presentes das regiões de Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.
Além das palestras, no 4º Workshop de Licenciamento Redesim, a Desenvolve MT oferece atendimento consultivo, no qual os empreendedores podem tirar dúvidas sobre as linhas de crédito disponíveis. A iniciativa reforça o compromisso da agência em estar próxima dos empresários, promovendo o acesso ao crédito e contribuindo para o fortalecimento do ambiente de negócios no interior de Mato Grosso.
-
Destaque6 dias agoVigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol
-
Cáceres e Região5 dias agoJauru: TRE suspende sentença e manda vice-prefeita reassumir cargo
-
Cáceres e Região7 dias agoTécnicos e auxiliares de enfermagem de Cáceres ameaçam entrar em greve por descumprimento de acordo pela prefeitura
-
Cáceres e Região5 dias agoPorto Esperidião: Gefron apreende 48 tabletes de cocaína e causa prejuízo de R$ 864 mil às facções criminosas
-
Cáceres e Região4 dias agoPontes e Lacerda: Justiça suspende demissão e determina retorno de policial militar condenado por roubo
-
Mundo7 dias agoGripe aviária: China volta a importar carne de frango do Brasil após seis meses de suspensão
-
Cáceres e Região4 dias agoRESERVA DO CABAÇAL – Homem é preso após agredir esposa e ser encontrado com arma
-
Destaque6 dias agoMenina de 12 anos pula de moto em movimento para escapar de tentativa de sequestro (Vídeo)


