Política
TV AL inaugura novos estúdios mais modernos e tecnológicos
Com uma estrutura mais moderna e tecnológica, a TV Assembleia inaugura os novos estúdios que utilizam soluções avançadas para as produções audiovisuais. Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (30), os dirigentes da área de comunicação social da Casa de Leis apresentou o espaço que conta com novas salas e um novo padrão visual dos cenários, além de equipamentos de última geração para levar aos cidadãos mato-grossenses as informações sobre tudo o que acontece no Parlamento estadual.
“A entrega de hoje representa mais um marco de avanço da TVAL, assim como foram outras importantes melhorias como a implantação das unidades móveis, como a mudança da identidade visual da televisão, as nossas transmissões via robótica em plenário e nas salas de comissões e, evidentemente, a nossa expansão do sinal digital em canal aberto”, destacou o superintendente da TVAL, Jaime Neto.
Jaime destacou que as mudanças fazem parte de um trabalho para consolidar a emissora e também acompanhar os avanços tecnológicos da comunicação televisiva. “Tudo isso marca os novos tempos da emissora e os próximos passos agora é avançar com o sinal digital para chegar a muito mais municípios do estado. Hoje, a TV Assembleia está presente em 45 municípios, mais os dois da Baixada Cuiabana e neste ano a abrangência alcançará mais 15 municípios, atingindo uma cobertura de 75% do estado de Mato Grosso com sinal aberto e com sinal digital da televisão”, afirmou.
Além da modernização, o projeto inaugurado remodelou o espaço a fim de proporcionar melhorias operacionais e estrutura passou a contar com um estúdio tecnológico que permite o uso de cenário virtual, duas salas de direção de imagens, um estúdio exclusivo para intérprete de Libras, uma sala de reuniões e um camarim.
Parlamentares e secretários conferiram de perto a nova estrutura
Foto: JLSIQUEIRA/ALMT
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União), destacou a importância da emissora para dar transparência aos trabalhos realizados pelo Parlamento, assim como para ampliar a comunicação com a sociedade.
“Essa ligação com o povo, ela é muito importante, porque a Assembleia é representante do povo. O que os deputados fazem aqui é para atender o que a população espera. Então, é preciso prestar contas do que está sendo feito, e esse canal de comunicação estabelecido por meio da televisão, bem como a Rádio Assembleia, e todos os demais canais, eles são muito importantes para nós como representantes do povo mato-grossense”, defendeu.
A secretária de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, Rosemeire Felfili, afirmou que o investimento na modernização do espaço representa ainda, o fortalecimento da estrutura de comunicação do Parlamento e destacou que a realização do projeto só foi possível por dispor de profissionais comprometidos com a comunicação pública. “Foi compreendendo a importância da comunicação e as necessidades dos profissionais da Assembleia, que há sete anos, a Secom deu início ao projeto ambicioso de modernização de toda sua estrutura que contou com a remodelação das redações, dos núcleos de fotografia, publicidade, além da estruturação da rádio e agora essa reforma na TV Assembleia”, afirmou a secretária.
“O resultado que entregamos hoje tem participação efetiva de profissionais muito comprometidos que assumiram esse desafio comigo e hoje eu agradeço a cada um deles e a Mesa Diretora pelo apoio para que tudo isso fosse possível”, agradeceu a gestora.
O deputado Wilson Santos (PSD) destacou a importância do investimento na emissora como ferramenta social. “Essa TV pertence ao cidadão, é o cidadão que banca, que custeia essa televisão. E agora, ampliando toda a linha de equipamentos, valorizando os profissionais que atuam aqui, ela vai chegar cada vez mais longe. Uma televisão imparcial, uma televisão que passa principalmente conhecimento e boa informação”, defendeu o parlamentar.
Para o deputado Júlio Campos (União), que também participou da solenidade, além do investimento em estrutura física, o reconhecimento aos profissionais que fazem da emissora uma referência nacional é um dos fatores mais importantes. “Quero parabenizar os seus diretores e fazer uma homenagem póstuma ao saudoso Wanderley, que foi um grande lutador. Eu me lembro, quando senador e deputado federal, ele me procurava sempre para conseguir o canal de concessão. Fui eu, como deputado federal na época, que consegui o canal para implantar a TV e a Rádio Assembleia em Cuiabá. Então fico muito feliz de ver todo esse reconhecimento”, afirmou.
Homenagens
Em reconhecimento pelos trabalhos prestados desde a inauguração da TV Assembleia, os servidores Wanderley Oliveira e Arnaldo Pereira Campos foram homenageados. Arnaldo Pereira Campos, que morreu em 2020, dará nome ao setor de operações. Já Wanderley Oliveira, falecido em 2021, vai nomear o espaço da redação, área técnica, pós-produção e administrativo.
Familiares dos servidores homenageados estiveram presentes e se emocionaram com o reconhecimento da dedicação e do trabalho para a fundação da emissora.
Com uma memória da paixão profissional que o pai tinha pela TV, Letícia Ogeda Campos destacou a importância para sua família ver o pais ser prestigiado. “É uma honra imensa, principalmente pelo fato da importância que a TV sempre teve para ele, na vida dele. Realmente a TV da Assembleia era a vida do meu pai. A vida toda foi baseada em família e trabalho. Então para a gente é uma honra ver ele ser lembrado por isso”, falou emocionada.
Lembrado como um profissional muito exigente, Sueli Barbosa de Souza, esposa de Wanderley Oliveira afirmou que ele veria com muita satisfação toda modernização da emissora, mas que já estaria com muitos outros projetos para avançar ainda mais. “Receber essa homenagem é ver que o sonho dele continua vivo, que era ver a emissora crescer e chegar cada vez mais longe”, falou com orgulho. “Mas exigente que era, o trabalho foi o que moveu ele a fundar a emissora e ele tinha muitas idealizações para que a comunicação servisse para um bem social como mudar a vida das pessoas, principalmente os jovens. Se ele estivesse aqui hoje a ampliação do sinal para chegar mais longe a mais pessoas seria uma meta”, complementou.
Falecido em 2022, o jornalista Wanderley de Oliveira foi idealizador e diretor da TVAL e ex-presidente da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral). Durante sua trajetória profissional, Wanderley também passou pela TV Centro América, trabalhou como cinegrafista, além de empresas de campanhas publicitárias antes de ingressar na ALMT, em 1996.
No Parlamento, coordenou os trabalhos que terminariam com a inauguração da TV Assembleia, que entrou no ar em 2001. Desde então, Wanderley assumiu a direção da emissora e esteve à frente dos trabalhos em todos os processos de ampliação e modernização, até o ano de sua morte. Ele também esteve à frente da implantação da Rádio Assembleia e da parceria dela junto à Câmara Federal. Seu trabalho e empreendedorismo marcaram a trajetória do canal e tem importância fundamental para o desenvolvimento do sistema de comunicação da ALMT.
Com uma carreira fundamentada no audiovisual, Arnaldo Pereira Campos também trabalhou na fundação da TV Assembleia e teve papel importante na consolidação da emissora. Ele faleceu em 2020.
Iniciou a carreira como cinegrafista e passou por diversas emissoras. Com a experiência no audiovisual, ele abriu as produtoras Digital Vídeo e RBA Vídeo Produções. Em 2000, sua trajetória o levou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde foi contratado para liderar e preparar toda a parte técnica da TV Assembleia (TVAL), tornando-se um dos membros fundadores da emissora pública em 2001.
TV Assembleia
A TV Assembleia é uma emissora pública mantida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os sinais são transmitidos através de dois canais digitais abertos (30.1 e 9.2).
A programação da emissora também é divulgada via satélite para o estado de Mato Grosso. Os sinais ainda são retransmitidos via internet através do site da www.al.mt.gov.br e pelo canal da TVAL MT na plataforma Youtube.
Fonte: ALMT – MT
Política
Projeto de Lei quer notificar motoristas pelo whatsApp sobre vencimento da CNH
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou no último dia 5 de fevereiro o Projeto de Lei nº 85/2025 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que promete facilitar a vida dos motoristas do estado. A proposta visa assegurar que os condutores registrados no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN-MT) recebam notificações por e-mail ou WhatsApp, com pelo menos 30 dias de antecedência, sobre o vencimento de suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH).
“É uma medida simples, mas que pode impactar positivamente a rotina dos motoristas mato-grossenses, ajudando na renovação de documentos e evitando contratempos”, afirmou Barranco durante a apresentação do projeto.
Estudos indicam que mais de 15% dos motoristas em Mato Grosso circulam com a CNH vencida, o que gera não só infrações de trânsito, mas também pode afetar a segurança nas vias. A nova legislação busca reduzir esse número e modernizar a forma de comunicação entre o Detran e os motoristas, utilizando canais digitais que são rápidos e acessíveis. “Com a digitalização, o motorista tem mais controle sobre a validade de sua CNH e pode tomar as providências necessárias a tempo. Nosso objetivo é simplificar o processo, tornando-o mais eficiente e acessível”, destacou Barranco.
Se aprovada, a medida exigirá que o Detran adapte seu sistema de gestão de dados para enviar notificações automáticas de vencimento da CNH. As mensagens incluirão a data de validade, instruções de renovação e informações sobre a documentação necessária, tudo em uma linguagem simples e clara. Além disso, o projeto determina que o Departamento Estadual de Trânsito disponibilize meios para que motoristas atualizem seus dados cadastrais, como número de telefone e e-mail, diretamente pelo site do órgão, facilitando o processo de recebimento das notificações, principalmente para pessoas com deficiência e idosos.
Barranco esclareceu que a implementação da lei não gerará custos ao estado. O Detran possui infraestrutura digital suficiente para fazer as adaptações necessárias, sem a necessidade de novos investimentos. A proposta também prevê a possibilidade de parcerias com operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de e-mail, para garantir o envio eficiente das mensagens. “Não estamos criando novos gastos para o Estado. O Detran pode ajustar seu sistema, utilizando ferramentas já existentes, para garantir que todos recebam as informações a tempo”, explicou o deputado.
Com a proposta, Barranco espera não apenas reduzir o número de motoristas com CNH vencida, mas também promover um trânsito mais seguro e eficiente. Além disso, a medida é um passo importante para a modernização do serviço público no estado, alinhando-se às tendências de digitalização e ao uso de tecnologias para melhorar o atendimento ao cidadão.
Fonte: ALMT – MT
Política
Deputado Thiago reafirma cobrança para construção de novo Hospital Regional em Rondonópolis
Durante a sessão plenária de quarta-feira (12), o deputado estadual Thiago Silva (MDB) reafirmou a cobrança para que o governo do estado aporte recursos visando a construção de um novo e amplo Hospital Regional, em Rondonópolis, para atender 19 municípios da região sudeste.
Desde 2019, quando assumiu o mandato na Assembleia Legislativa, o parlamentar tem cobrado um novo Hospital Regional na cidade para desafogar a atual estrutura e reduzir o tempo de espera pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O crescimento populacional trouxe uma demanda reprimida que o hospital atual não consegue mais suportar. Hoje, temos mais de 250 mil pessoas em Rondonópolis, e mais de 700 mil em toda a região, logo é necessário a construção de uma nova unidade hospitalar que irá desafogar o atendimento”, disse o deputado.
O parlamentar, que apresentou a Indicação nº 4529/2021, relembrou que esteve em reunião com o chefe da Casa-Civil, Fábio Garcia, solicitando apoio, e também em Brasília, junto à Bancada Federal, visando angariar emendas e recursos para a construção da unidade hospitalar, que irá melhorar significativamente o atendimento da população da região sudeste.
“Reconhecemos os esforços do governo em reformar o atual hospital, que já melhorou muito desde 2019 mas, diante do aumento populacional, do alto índice de acidentes de trânsito e demandas por cirurgias, estamos lutando pela construção de uma nova unidade que irá trazer agilidade e também humanização no atendimento de milhares de famílias.
“Agradecemos a cobrança do deputado Thiago, pois o Regional hoje precisa de um novo espaço, mais amplo, moderno e que atenda com dignidade nós pacientes”, afirmou Isaldina Souza, que é usuária do SUS.
O atual Hospital Regional de Rondonópolis foi planejado na década de 80 e construído nos anos 90, quando a região sudeste tinha a população de 300 mil pessoas, sendo que hoje possui mais de 700 mil. A unidade foi inaugurada em abril de 2002, sendo que conta com a atuação de mais de 900 profissionais, entre contratados e prestadores de serviço.
Fonte: ALMT – MT
-
Destaque4 dias ago
Mato Grosso corre risco de apagão por excesso de energia solar em rede de transmissão
-
Cáceres e Região6 dias ago
Conselho Superior determina designação de dois defensores para atuar em varas criminais de Cáceres e Sinop
-
Cáceres e Região5 dias ago
Tio e sobrinho desaparecem após encapuzados os tirarem de dentro de casa em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Dobra o numero de mortes por chikungunya em Mato Grosso em menos de um mês
-
Cáceres e Região4 dias ago
Governador Mauro Mendes sinaliza positivamente para regulamentação de Cáceres como cidade-gêmea de San Matías
-
Cáceres e Região4 dias ago
Brasileiros e bolivianos se reúnem em Cáceres para debater problemas relacionados a estudantes de Medicina na Bolívia
-
Cáceres e Região5 dias ago
Doze motoristas são presos por embriaguez ao volante durante blitz da Operação Lei Seca em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Tolerância zero – Cargas de drogas avaliadas em mais de R$ 53 milhões são apreendidas em janeiro