Cáceres e Região

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA – Câmara de Cáceres recebe selo Diamante em cerimônia no Tribunal de Contas

Published

on

Por Marcio Camilo
Sec.Imprensa – CMC

Uma conquista de todos: dos vereadores, vereadoras e servidores. A afirmação é do presidente da Câmara de Cáceres sobre a conquista do Selo Diamante de qualidade da transparência pública. Nesta quarta-feira (04), ele, juntamente com uma equipe técnica da Câmara, foi até a Escola Superior de Contas do TCE-MT receber a certificação, representando todos os demais vereadores.

“Nós estamos felizes, pois é a segunda vez que somos agraciados. A primeira com Ouro, e agora, com o Selo Diamante. Isso mostra o comprometimento dos servidores e vereadores com a transparência aos cidadãos e cidadãs cacerenses”, destacou o gestor.

O presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, elogiou o desempenho da câmara. Disse que o legislativo, a cada ano que passa, aprimora cada vez mais sua transparência, e isso, tem servido de exemplo, principalmente, às demais cidades da Região Oeste. “Quero parabenizar a cidade de Cáceres, a todos os seus gestores, porque estão no caminho certo. Estão buscando a eficiência e sendo um exemplo a todo estado de Mato Grosso”, elogiou o conselheiro.

O diretor da Câmara de Cáceres, Charles Finney, por sua vez, destacou que se trata de um trabalho de longa data, para a casa legislativa chegar ao nível atual de qualidade e transparência pública em suas informações. Um trabalho que começou em 2015 – a partir da posse de servidores do concurso público -, além de diversos presidentes que já administraram o órgão.

“Foram anos correndo atrás de informações para colocar em dia o Portal Transparência. E hoje ele é um portal muito claro e transparente nas informações que a câmara produz. Isso significa para a sociedade que se ela quiser uma informação, basta acessar o site da câmara que ela estará lá”, enfatizou Finney.

Leia mais:   Franco Valério propõe construção de poços artesianos para garantir a lavoura e ajudar no combate as queimadas

No mesmo sentido, o controlador geral da Câmara, Lucas Sposito, reforçou que o Selo Diamante representa que todos os atos da câmara – sejam eles institucionais ou valores gastos – estão disponíveis ao cidadão.

“Hoje, qualquer morador de Cáceres que queira tomar conhecimento do que é feito dentro do Poder Legislativo, ele exercerá sua cidadania em plenitude, de forma passiva, sem precisar demandar, sem ter que esperar nada. Basta três cliques no computador que ele terá acesso a informação de seu interesse”, afirmou.

A CERIMÔNIA

A cerimônia de entrega das certificações ocorreu na Escola Superior de Contas. O prédio faz parte do anexo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), localizado no Centro Político e Administrativo de Cuiabá.

O evento foi prestigiado. O auditório da escola estava lotado de autoridades políticas, conselheiros do TCE, servidores públicos, promotores e controladores internos de diferentes regiões do Estado.

Ao todo o TCE certificou 68 órgão públicos do estado classificados entre as categorias Diamante, Ouro e Prata. A entrega nesta quarta-feira (04) marcou a conclusão do 3° ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que avaliou 288 unidades gestoras.

AVANÇO

Neste ano, o legislativo cacerense avançou ainda mais em sua transparência, atingindo o patamar de 98,44%, dos critérios exigidos para a certificação Diamante. Um avanço de 6,1%, em relação ao ano passado (92,34%), quando a Câmara conquistou o selo Ouro.

Leia mais:   Corpo de menina desaparecida após afogamento é encontrado no Rio Jauru, em Porto Esperidião

O trabalho de transparência – que envolve todos os setores da casa – coloca a Câmara de Cáceres como a segunda câmara mais transparente de Mato Grosso, entre as 141 analisadas. O primeiro lugar ficou para a Câmara de Terra do Norte. O Selo Diamante, trata-se de um seleto grupo de nove casas legislativas que possuem essa conquista em todo Estado.

Em nível nacional, a Câmara de Cáceres está entre os 579 órgãos públicos que receberam a certificação Diamante de um universo de 7.370 web portais avaliados, dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em todo país.

CRITÉRIOS

Entre os critérios que avançaram ainda mais a transparência aos cidadãos, está a publicação do Planejamento Estratégico da Câmara de Cáceres, que prevê ações de fortalecimento do Poder Legislativo de curto, médio e longo prazo, para os próximos 10 anos (2025-2035).

     Também estão entre o critérios: se o órgão transmite suas sessões ordinárias, se divulga sua estrutura organizacional, as receitas e despesas, se publica atos normativos, licitações, pregões editais na íntegra dos concursos públicos, bem como um tabela de relação contendo nomes e o quantitativo de diárias pagas aos servidores e vereadores dentro e fora do Estado.

 

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Investimento em Segurança – Mato Grosso apresenta queda nos índices de roubos e furtos pelo terceiro ano consecutivo

Published

on

Willian Silva e Alecy Alves | Sesp-MT

       Os índices de roubos e furtos em residências, comércios e a pessoas tiveram queda pelo terceiro ano seguido em Mato Grosso. Em 2024, o número de roubos apresentou redução de 19% em relação ao ano anterior, 2023, caindo de 5.144 para 4.170 ocorrências. Os dados são do Observatório Estadual de Segurança Pública(OBS), órgão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

No ano de 2023, os índices já tinham apresentado uma redução em 17%, na comparação com 2022. Os levantamentos mostram os registros desta modalidade de crime reduziram de 6.213 para 5.144 registros, o que representou menos 1.069 roubos na soma total dos 12 meses de 2023.

O mesmo cenário foi observado com os dados de 2022, na comparação de 2021. De um ano para o outro houve uma queda de 25%: de 8.311 queixas formalizadas às forças policiais para 6.213,  totalizando uma diferença significativa, de 2.098 roubos a menos em Mato Grosso.

Os índices de furtos também seguiram em queda nos últimos três anos. O ano de 2024, por exemplo, reduziu em 7% em relação a 2023. Os registros caíram de 35.154 para 32.670, fechando com 2.587 mil ocorrências a menos.

Leia mais:   PROTEÇÃO DA FAUNA - Sema devolve à natureza tamanduá-bandeira resgatado em setembro de 2024

Entre os anos de 2022 e 2023, a análise estatística apontou redução de 8%, de 38.257 para 35.154 ocorrências. Essa diferença significa que 3.103 furtos foram prevenidos.

       O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, atribui a sequência de redução à política de investimentos em Segurança Pública implementada pelo Governo do Estado desde 2019 no enfrentamento à criminalidade.

“A atual gestão está comprometida com o trabalho de prevenção e redução de todas as modalidades de crimes. O governador Mauro Mendes assumiu um compromisso com a sociedade mato-grossense de tolerância zero a todas as práticas criminosas. Então, nossos policiais estão nas ruas trabalhando ostensivamente na repressão e prevenção, e empenhados em investigações para identificar e produzir as provas necessárias à responsabilização e penalização daqueles que cometem crimes”, diz o secretário Roveri.

        Conforme o secretário, a determinação é continuar trabalhando, atuando fortemente e adotando as medidas necessárias para que os índices criminais, não apenas de roubos e furtos, se mantenham em queda.

Roveri citou alguns dos investimentos feitos pela atual gestão que beneficiaram diretamente as ações de combate aos crimes como roubos e furtos. Ele listou a padronização do armamento usado pelos policiais nas atividades do policiamento de rotina. Ele lembra que a pistola Glock, que todos os policiais receberam em cautela permanente, é considerada uma das armas mais modernas do mundo.

Leia mais:   Franco Valério propõe construção de poços artesianos para garantir a lavoura e ajudar no combate as queimadas

      O secretário cita ainda a compra de 1.600 armas pesadas, como fuzis e espingardas, para reforçar o arsenal de fogo das policiais, especialmente as unidades especializadas; a implantação da radiocomunicação digital em todas os centros de operações policiais no Estado e nas viaturas que estão nas ruas, além do Programa Vigia Mais MT, que alia a tecnologia de videomonitoramento às ações de segurança pública.

      O aumento do efetivo das forças policiais nas ruas e no trabalho de investigação de crimes também fazem parte da política de investimentos e tolerância zero à criminalidade. Entre 2019 e dezembro de 2024, as polícias Militar e Civil receberam um reforço de 1.450 novos policiais.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

DEFESA CIVIL – Governo monitora 31 municípios devido às chuvas intensas em Mato Grosso

Published

on

Camilla Zeni | Secom-MT

O Governo de Mato Grosso está monitorando, nesta segunda-feira (20.1), 31 municípios atingidos pelas chuvas intensas que caíram no estado desde a última semana. Desses, 20 já decretaram situação de emergência (veja a lista no fim da matéria). Conforme o levantamento da Defesa Civil, os municípios de Paranatinga e Cocalinho ainda estão em situação de emergência devido às inundações de ruas e casas, provocadas pelas chuvas.

Em Paranatinga, três famílias ainda permanecem desabrigadas e estão alocadas em um abrigo temporário montado pela Prefeitura. A Defesa Civil segue com um posto de comando no município, auxiliando com alertas e orientações, além do levantamento dos danos causados pelas chuvas.  O Governo do Estado também entregou 240 cestas de alimentos, 240 kits de higiene e limpeza, 240 filtros de barro e 240 cobertores para Paranatinga nesse domingo (19).

Já em Cocalinho, há registros de famílias ilhadas em decorrência das chuvas. A Defesa Civil do Estado deu apoio para a decretação da situação de emergência e permanece auxiliando o município no levantamento dos danos e monitoramento. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Paranatinga registrou o acumulado de 127 milímetros de chuvas  desde o dia 13 de janeiro. Já o município de Cocalinho registrou 150 mm.

Leia mais:   Marinha abre processo seletivo com mais de 800 vagas em nove Distritos Navais

Confresa

Nesta segunda-feira, o Governo também encaminhou 400 cestas de alimentos, 400 kits de higiene e limpeza, 200 filtros de água e 100 cobertores para atender o município de Confresa. No local, pelo menos 120 famílias da zona urbana foram impactadas pelas chuvas e 280 famílias estão isoladas na zona rural da cidade, conforme levantamento do município.

Ajuda

Para atender os municípios em situação de emergência, o Governo já entregou:

  • 250 cestas de alimentos, 250 cobertores, 250 kits de higiene e limpeza, 102 colchões, 102 travesseiros e 90 kits dormitório para as famílias de Cuiabá;
  • 130 cestas de alimentos, 130 kits de higiene e limpeza, 130 filtros de água, 130 cobertores, 100 colchões, 100 kits dormitório (travesseiro, lençol, fronha), 80 caixas d’água, rolos de lona e 1 tonelada de roupas para Rio Branco;
  • 20 cestas de alimentos, 20 kits de limpeza e higiene, 20 filtros de água, 20 cobertores, 20 colchões, 20 kit dormitório, 20 caixas d’água, 2 rolos de lonas e meia tonelada de roupas para Salto do Céu;
  • 80 cestas de alimentos, 80 kits de higiene e limpeza e 80 filtros de água para Alto Paraguai.
Leia mais:   Polícia Civil prende suspeitos e fecha fábrica clandestina de manuseio de ouro em Pontes e Lacerda

Monitoramento

O Estado instituiu, na sexta-feira (17), uma Sala de Situação para coordenar os atendimentos à população afetada pelas chuvas, composta pela Casa Civil e as Secretarias de Estado de Meio Ambiente, Segurança Pública, Infraestrutura e Logística e Assistência Social e Cidadania, além da Energisa (concessionária de energia de Mato Grosso) e municípios afetados.

Até o momento, 20 municípios declararam situação de emergência, sendo eles: Rio Branco, Salto do Céu, Paranatinga, Cuiabá, Nova Nazaré, Alto Paraguai, Luciara, Chapada dos Guimarães, Água Boa, Arenápolis, Itaúba, Nova Brasilândia, Vila Rica, ¿Confresa, Rondolândia, Cocalinho, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim e Porto Alegre do Norte.

Contudo, apenas os municípios de Rio Branco e Salto do Céu solicitaram homologação estadual até o momento.

O Governo também mantém o monitoramento aos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Santa Terezinha, Rondonópolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Lucas do Rio Verde.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana