Mato Grosso

Traficante é preso em flagrante e boca de fumo é desarticulada pela Polícia Civil

Published

on

Um homem, suspeito de tráfico de drogas em Tapurah, foi preso em flagrante pela equipe da Delegacia da Polícia Civil, na noite desta quinta-feira (28.11).

A ação resultou no fechamento de uma boca de fumo comandada pelo suspeito e na apreensão de diversas porções de entorpecentes.

As investigações iniciaram depois de diversas denúncias contra o suspeito, que apontavam o envolvimento dele com o tráfico. Os investigadores realizaram diligências investigativas, que confirmaram a venda de drogas no local.

Durante a vigilância, os policiais observaram movimentação suspeita na casa, características do tráfico de entorpecentes. Uma motocicleta se aproximou da residência e logo depois o condutor deixou o local. Em seguida, um veículo de passeio parou na casa e os ocupantes demonstraram nervosismo, olhando ao redor, e um deles se dirigiu até a entrada da residência, onde permaneceu por um breve período.

Diante das evidências, os policiais realizaram a abordagem do traficante, preso em flagrante. Na residência foram apreendidos vários pinos de cocaína, porções de maconha e de pasta base de cocaína, balança de precisão, dinheiro e aparelho celular.

Leia mais:   Corpo de Bombeiros dá dicas para garantir um feriado prolongado mais seguro

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Tapurah, interrogado e autuado em flagrante por tráfico de drogas e posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Duas operações Lei Seca terminam com 11 presos por embriaguez ao volante em Cuiabá

Published

on

Em duas operações Lei Seca realizadas na madrugada deste domingo (20.4) em Cuiabá, 11 condutores foram presos em flagrante por embriaguez ao volante. As ações ocorreram nas avenidas Beira Rio, no bairro Grande Terceiro, e na Tenente Coronel Duarte, no bairro Dom Aquino.

Além dos presos por embriaguez, uma pessoa foi detida por entregar veículo a pessoa não habilitada, e outro por trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas vias, combinado aos crimes de desobediência e lesão corporal.

Nas duas operações, foram emitidos 84 autos de infrações por diversos delitos e irregularidades. Desses, 24 foram por condução de veículo sem registro ou não licenciado, 21 por direção sob efeito de álcool, 12 por recusa do teste de alcoolemia, nove por condução sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e 18 por outras infrações.

As operações da 30ª edição ocorreram simultaneamente entre as 3h e 5h da manhã. De acordo com o relatório de fiscalização, 126 veículos, entre carros e motocicletas, foram vistoriados, e 130 testes de alcoolemia aplicados. As ações também levaram à remoção de 45 veículos, sendo 31 carros e 14 motos.

Leia mais:   Central Estadual de Transplantes realiza captação de múltiplos órgãos em Cuiabá

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nas ações foram empregadas equipes da Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Politec, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Você sabe quando e como acionar os Bombeiros Militares? Veja o que fazer em caso de emergência

Published

on

Em situações de emergência, cada segundo conta e uma reação rápida pode salvar vidas. Por isso, é fundamental que a população saiba como solicitar ajuda da forma correta. Para garantir um atendimento ágil e eficiente, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) orienta sobre os procedimentos adequados para acionar a corporação e colaborar com o trabalho das equipes de socorro.

Somente neste ano, os centros integrados de operações de segurança pública receberam, em média, 213 ligações por dia solicitando o atendimento do Corpo de Bombeiros Militar em todo o Estado. A ligação para o número de emergência 193 é gratuita e funciona 24 horas por dia, no entanto, é importante que o cidadão saiba quando usar esse serviço e quais informações devem ser repassadas no momento do chamado.

Em quais situações devo chamar os Bombeiros?

As equipes do CBMMT atuam diariamente em diversas ocorrências que envolvem riscos à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio. É fundamental que a população saiba em quais situações o acionamento da corporação é necessário. Veja a seguir as situações em que os bombeiros militares devem ser acionados:

  • Acidentes de trânsito com vítima (s);
  • Afogamentos;
  • Árvores que ofereçam risco de queda;
  • Resgate de animais em situação de risco;
  • Choque elétrico;
  • Desabamento e desmoronamento;
  • Hemorragias;
  • Incêndios;
  • Ferimentos por arma branca ou arma de fogo;
  • Inundações;
  • Paradas cardíacas e respiratórias;
  • Pessoas em situação de risco iminente;
  • Resgate de pessoas em locais profundos ou elevados;
  • Quedas;
  • Queimaduras;
  • Tentativas de suicídio;
  • Trabalho de parto;
  • Acidentes com produtos perigosos.
Leia mais:   Central Estadual de Transplantes realiza captação de múltiplos órgãos em Cuiabá

É importante ressaltar que os trotes atrapalham na ação dos bombeiros militares, sobrecarregam o sistema e colocam vidas em risco. Além disso, acionar sem necessidade os serviços de emergência pode configurar crime de falsa comunicação, conforme previsto no Código Penal.

O que informar durante a ligação?

Os maiores desafios enfrentados nos atendimentos de emergência envolvem o fator tempo, as condições de cada ocorrência e a imprevisibilidade de cada cenário. Muitas vezes, a equipe se depara com situações mais graves ou diferentes do que foi relatado, o que exige ainda mais preparo técnico e emocional.

Por isso, ao acionar o Corpo de Bombeiros através do número de emergência 193, é fundamental manter a calma e fornecer as informações a seguir de forma clara e direta:

  • Endereço completo da ocorrência, incluindo ponto de referência;
  • Tipo de emergência;
  • Se houver, o número de vítimas;
  • Condições do local (há risco de explosão, incêndio ativo, fiação exposta?);
  • Nome e, se possível, telefone para contato.

Esses dados são essenciais para que a equipe a possa dimensionar corretamente a resposta e enviar a viatura mais próxima, equipada com os recursos adequados. As viaturas são preparadas para diferentes tipos de ocorrência, e os bombeiros militares seguem protocolos técnicos de atuação. O tempo de resposta pode variar conforme o trânsito, distância e complexidade da situação.

Leia mais:   Corpo de Bombeiros dá dicas para garantir um feriado prolongado mais seguro

Em momentos de pânico, a comunicação pode se tornar difícil, o que pode atrasar o socorro. Por isso, é importante respirar fundo, manter a calma e seguir as orientações do atendente.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana