Política

Thiago Silva defende ganho real nos salários dos servidores públicos de MT

Published

on

O deputado Thiago Silva (MDB) defendeu a Revisão Geral Anual (RGA), nesta quarta-feira (8), sobre os salários dos servidores públicos estaduais. Ele também destacou a importância de assegurar o ganho real, já que por dois anos – em governo anterior – não foram concedidos reajustes salariais aos trabalhadores.

Conforme apresentado no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, o governo de Mato Grosso prevê o pagamento de 4,1% calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é referência para a inflação. No entanto, o parlamentar espera que este percentual seja maior para atender às demandas dos servidores, que aguardam a correção para recompor suas perdas salariais.

“A Revisão Geral Anual (RGA) é um direito constitucional que precisa ser garantido aos servidores públicos do Estado. Eles têm que recuperar as perdas salariais acumuladas, em relação aos anos anteriores, que não houveram reajuste em seus salários. O melhor a ser feito seria que o percentual ultrapasse a inflação. O valor previsto de 4,1% precisa ser melhorado na recomposição salarial”, pontuou Thiago Silva.

Leia mais:   Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense

Ainda é aguardado o fechamento do IPCA, previsto para esta sexta-feira (10). Após a divulgação, o Poder Executivo Estadual enviará o Projeto de Lei da RGA, que será debatido novamente na próxima sessão plenária, marcada para terça-feira (21). A expectativa é de que o reajuste seja incluído na folha salarial deste mês de janeiro.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política

Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto

Published

on

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) comemorou nesta quinta-feira (16) a aprovação técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o projeto de construção de um viaduto na região conhecida como Trevão, em Rondonópolis, proposto pela concessionária Nova Rota do Oeste.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das BRs-163/364 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Thiago Silva destacou os esforços realizados desde novembro de 2023, quando formalizou, por meio de indicação e ofícios, a solicitação da obra ao diretor da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira. Ele também ressaltou o trabalho conjunto com o então senador Mauro Carvalho no ano passado, que resultou na entrega de um projeto executivo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), buscando garantir recursos federais para a execução do viaduto.

Silva também esteve junto da “Comissão Pró-Travessia” em reuniões com a presença de líderes comunitários para tratar da demanda de um viaduto para o atendimento e mais segurança da população local.

“Rondonópolis enfrenta um dos maiores gargalos logísticos da região no Trevão, e temos trabalhado incansavelmente, em parceria com o governo do estado, a Nova Rota do Oeste e a bancada federal, para viabilizar esta obra essencial. O viaduto não apenas vai melhorar o fluxo de trânsito, mas também trará mais segurança para todos os condutores, incluindo motoristas de caminhão, automóveis, motocicletas e ciclistas”, destacou o parlamentar.

Leia mais:   Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense

Thiago Silva elogiou o comprometimento da Nova Rota do Oeste e de outras lideranças envolvidas no avanço do projeto. “Parabenizo o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos (PP), o governador Mauro Mendes (UB) e todos os parceiros por este importante passo em direção à concretização de uma obra tão aguardada pela população de Rondonópolis e região há décadas”, afirmou.

O deputado também ressaltou o futuro impacto do viaduto na logística e no transporte da produção agrícola da região. “O Trevão é um ponto crítico que afeta diretamente empresas, trabalhadores e a população em geral. A construção deste viaduto vai garantir maior fluidez no trânsito, melhorar a travessia urbana e fortalecer a logística de escoamento da nossa produção agrícola. Essa é uma conquista que defendemos com firmeza na Assembleia Legislativa e que será um marco para o desenvolvimento da nossa região”, concluiu Silva.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Franco Valério propõe construção de poços artesianos para garantir a lavoura e ajudar no combate as queimadas

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

 

Construção de centenas de poços artesianos, em comunidades rurais, para garantir o fornecimento de água nas lavouras, bem como socorrer as propriedades em eventuais queimadas, no período de estiagem, como vem ocorrendo nos últimos tempos. E, ainda a criação de uma lei para reflorestar áreas devastadas e improdutivas, bem como proibir o desmatamento em qualquer lugar do Estado.

 

Essas foram algumas propostas apresentadas pelo vereador Franco Valério (PSB), durante reunião para elaboração de Planejamento Estratégico para o Fortalecimento de Ações de Prevenção e Respostas a Desastres Climáticos. Iniciativa da prefeitura municipal, o evento, foi realizado na quinta-feira (16), com a participação de representante de vários segmentos do município.

 

 “Precisamos urgente de centenas de poços artesianos, porque os desastres climáticos estão acontecendo com mais frequência nos últimos tempos e, geralmente, os pequenos agricultores e criadores, são os que mais sofrem, principalmente, com as queimadas, diante da falta de água, nas comunidades rurais” observou

 

Autor de várias ações em benefício do homem do campo, Franco Valério, sugere ainda apoio financeiro dos governos estadual e federal, assim como maior tecnologia para execução das propostas.

 

“Serão necessários recursos financeiros de grande monta para colocar tudo isso em prática. A nossa sugestão é que recorremos aos governos estadual e federal. Além disso, precisamos de maior tecnologia para combater os incêndios, principalmente, na sensível área do pantanal, bem como a instalação de reservatórios de água em áreas distantes para facilitar o combate aos incêndios”.

 

Em relação as enchentes, o vereador destacou que “precisamos de uma engenharia eficiente que possa diagnosticar os locais onde deverá ser escoada a água em maior velocidade. Dessa forma teremos condições de prevenir e conter os danos”. E assegurou que o desmatamento continua sendo a maior causa desses fenômenos que ocorrem no Cerrado, Pantanal e na Amazôni
Comentários Facebook
Leia mais:   Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana