conecte-se conosco


Cáceres e Região

Teatro Plenilúnio abre temporada de apresentações de 2021

Publicado

Assessoria

O ano de 2021 começou a todo vapor no campo das artes no município de Cáceres com apresentações de diversos projetos nos mais variados segmentos e linguagens artísticas. Por meio do Edital de Seleção Pública nº 01/2020 Cultura Cáceres, da prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC) houve o fomento à produção de inúmeros projetos para o setor, com os recursos da Lei Aldir Blanc. É sempre bom lembrar que o setor artístico foi um dos primeiros a parar as atividades com o início da pandemia, que assola o mundo desde o início do ano passado, e ganhou um respiro com a aprovação da lei emergencial para o setor, possibilitando a continuação das atividades de pesquisa e produção artísticas no país.

O Teatro Plenilúnio, grupo de pesquisa e estudo das artes da cena, da cidade de Cáceres, como todos os artistas do mundo, precisou se reinventar nesse período e foi descobrindo as novas formas do fazer teatral. Descobriu os recursos das plataformas digitais fazendo cursos e dialogando com outros colegas e principalmente experimentando coisas e modos de expressar sua arte. Desse processo surgiram apresentações de teatro, performances, vídeo performances que fazem parte do repertório da trupe de teatreiros e podem ser conferidas esta semana a partir do dia 13.

A programação se inicia com a participação no Projeto Live Cênica com a apresentação de dois trabalhos. No dia 13 (quarta), o ator Ismael Diniz traz para a cena, da obra de Nelson Rodrigues, Para sempre fiel, a história de um homem que não acreditava na fidelidade. Utilizando uma mistura de linguagens, o ator apresenta as relações conturbadas de um casal que entra em conflito pelos pontos de vista antagônicos sobre a vida a dois, levando a mocinha ao extremo para provar sua fidelidade. Um clássico de Edgar Alan Poe é apresentado na quinta (14) pelo ator Luis Guilherme, trata-se da montagem de Coração delator, uma narrativa de suspense sobre um velho adoentado e os delírios de seu cuidador, que ao cometer um crime é perseguido pelas batidas de um coração denunciador. As apresentações acontecem sempre às 18horas (horário local), pelo Instagram de cada artista.

Leia mais:   Casal de bolivianos é preso pelo Gefron e Defron com 3 quilos de cocaína pura no centro de Cáceres

A participação no Projeto Monólogos: arte contemporânea em solo cacerense acontece de 15 a 17, às 20 horas (horário local), também pelo Instagram, no perfil oficial da mostra @monologosarte. O Teatro Plenilúnio traz a cena os espetáculos O pirotécnico Zacarias (15­), Quarto de despejo (16) e encerra com uma palestra perfomativa sobre Coração delator (17). Pirotécnico Zacarias é uma narrativa fantástica, adaptada da obra de Murilo Rubião, encenada pelo ator Gabriel Ferreira, que conta a história de um homem após um atropelamento e sua nova condição no mundo. Alessandra Mellyssa, discute em Quarto de despejo a situação de Carolina Maria de Jesus, escritora, negra, favelada, mulher, mãe. A atriz apresenta cenas do cotidiano dessa importante escritora do Brasil, suas angústias, frustações e felicidades num Brasil preconceituoso e racista. Encerrando a participação na mostra, o ator Luis Guilherme, conversa com o público sobre o processo de montagem de uma cena teatral na pandemia. Explana como foi feita a adaptação do texto, a criação da personagem, ensaios, criação de luz e som dentro do seu próprio quarto. A discussão é pontuada com cenas da peça Coração delator.

Leia mais:   Quatro suspeitos de tráfico de entorpecentes são presos na zona rural de Cáceres

Nos dias 15 e 16 as apresentações são voltadas a música e a poesia da nossa cidade. O diretor Luciano Paullo apresenta seu híbrido de teatro, vídeo e música em Sinestesia do Mato – poesia de se ver, às 19 horas, em seu canal do YouTube (abre.ai/sinestesiadomato). Em uma espécie de minidocumentário, o trabalho apresenta autores contemporâneos de poesia de Mato Grosso, em especial da cidade de Cáceres, que contam suas trajetórias e tem seus textos encenados pelos atores Ludymilla Landes, Well Oliveira e Luciano Paullo.

No dia 16, às 16 horas (MT), é a vez da obra do imortal Natalino Ferreira Mendes e da música autoral cacerense surgirem no Sarau Pantaneiro 2.0, com Gabriel Ferreira, Ismael Diniz, Luis Guilherme e Pedro Garcia. Os atores e músicos cantam e declamam as vozes cacerenses, tanto pelos poemas quanto pelas músicas, num formato muito comum da cidade, o sarau. Você pode conferir o trabalho no perfil do Instagram do projeto @saraupantaneiro.

Um fim de semana cheio de arte e cultura na nossa cidade. Evoé!

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Jovem de 18 anos morre durante racha de moto em Poconé

Publicado

Da Redação

     Um jovem de 18 anos, identificado como José Flávio Germano dos Santos Lira, morreu durante racha entre motocicletas, na manhã de domingo (28), no distrito de Chumbo, em Poconé (104 km ao sul de Cuiabá).

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia (Samu) acionou a Polícia Militar, relatando que havia uma vítima no local.

Conforme testemunhas, o jovem estava disputando racha com uma motocicleta na MT-451, conhecida como rodovia Adalto Leite. Porém, ele perdeu o controle da direção e acabou caindo fora da pista.

Por conta da velocidade, José não resistiu e morreu na hora. Uma enfermeira do Samu constatou o óbito. A Polícia Civil apura o caso.

Comentários Facebook
Leia mais:   Instituto Cometa e parceiros realizam plantio de mudas de árvores nativas nas margens do rio Paraguai
Continue lendo

Cáceres e Região

Instituto Cometa e parceiros realizam plantio de mudas de árvores nativas nas margens do rio Paraguai

Publicado

Assessoria

O Instituto Cometa e parceiros através do Projeto Florestar, realizam ontem 25/11, a plantação de mudas nas margens do rio Paraguai, principalmente nas áreas afetadas pelas queimadas, e doação de mudas para as comunidades ribeirinhas. foram realizada o plantio de 800 mudas.

Estiveram presentes participando das ações de recuperação das matas ciliares e ações de educação ambiental para 20 alunos das escolas municipais Tancredo Neves e Escola Duque de Caxias.

Contamos com a parceria da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, da Secretaria de Meio Ambiente do Município, Secretaria Municipal Educação, que deram todo o suporte para a concretização da ação.
Foi possível contar com o apoio de voluntários do grupo cometa, monitores e estagiários do curso de Biologia da Unemat.

O apoio dos parceiros foi muito importante para a realização das atividades e ter um resultado gratificante, foram plantadas ao todo 800 mudas, sendo elas de ipê roxo, ipê Branco, genipapo, Jacarandá mimoso e aroeira.

Comentários Facebook
Leia mais:   Xô Raiva Prefeitura comemora meta atingida de imunização antirrábica no munícipio de Cáceres
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana