Economia
Sindenergia oferta minicursos gratuitos durante o VII Seminário de Energia
O Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia) promoveu minicursos aos participantes do VII Seminário de Energia. As capacitações integraram a programação do último dia do evento que, ao longo de três dias, debateu na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, as principais matrizes energéticas do Estado.
O consultor da Comerc Energia, Ricard Alves, ministrou o curso ‘Gestão de Geradores/Consumidores nos Ambientes de Contratação Livre e Regulado’. Os participantes conheceram as vantagens de migrar do mercado regulado para o mercado livre de energia e a importância de uma gestão eficiente para que esses benefícios se perpetuem.
“Os estados do Sul e do Sudeste se anteciparam nessa migração. Mas o preço da energia e falta de previsibilidade no mercado regular acabou por acender a necessidade dos Estados mais longes do sul e sudeste e, em especial, dos consumidores a olharem essa alternativa com bastante carinho. Então, vejo muito promissora a possibilidade de maior inserção de Mato Grosso nesse mercado”, disse Alves.
Aos investidores mato-grossenses, o consultor da Comerc aconselha: “Olhem as faturas de energia, analise o quanto de percentual isso representa para os seus custos e façam consultas para avaliar de forma responsável a migração para o mercado livre”. A consultora da Comerc Energia, Josiane Mayara Palomino, também participou do minicurso e auxiliou os participantes que lotaram o auditório da Fiemt.
O segundo minicurso foi ‘Setor elétrico para não engenheiros’, conduzido pelo coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niep) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ivo Leandro Dorileo. Ele apresentou o panorama do setor elétrico no âmbito estadual, nacional e mundial, além da situação da produção e da demanda por energia elétrica nessas regiões, como se dão as fontes energéticas no mundo, de que forma esses recursos são operados pelas instituições no Brasil e como é a estrutura do sistema elétrico no país.
“Seminários como estes têm que ser constantes, são absolutamente imprescindíveis para reunir universidade, empresa e sociedade. Estamos passando por inúmeros problemas no Brasil, o setor elétrico é extremamente vulnerável pelas questões social e ambiental, pela tecnologia empreendida nesses sistemas e pela questão econômica que envolve os sistemas energéticos. Há uma pilha de problemas a ser resolvidos, o Ministério de Minas e Energia tem uma grande responsabilidade em avançar neste tema e fazer com que a energia do Brasil seja assegurada, de qualidade e sempre contínua para que não falte nunca”, afirmou Dorileo.
Para o presidente do Sindenergia, José Mesquita, o VII Seminário ultrapassou as expectativas. “O seminário teve um resultado excelente, voltado para uma questão de desenvolvimento vendo o quanto Mato Grosso pode contribuir para fornecer energia barata e renovável para o Estado brasileiro. Temos a hídrica, estamos situados entre as duas maiores bacias hidrográficas do Brasil, somos divisores de água. Portanto, temos água para gerar energia barata, temos sol, biomassa e temos também o privilégio de ter o ramal do gás. Todas essas matrizes têm condições de colaborar com o Brasil para gerar energia renovável”, avaliou.
Segundo Mesquita, é necessário que o governo estabeleça uma política para o setor porque o Brasil consome 82% de energia renovável e está entre os países que gera energia e contribui para a não emissão de CO². “Este seminário foi para provocar isso e cobrar do governo uma política e investimentos para o setor. E também estamos cobrando do governo a questão do gás, porque como o nosso gás vem da Bolívia passa por tratativas internacionais. Essas respostas o governo ficou de elucidar nos próximos dias, só isso já é um resultado fantástico”, finalizou.
O VII Seminário de Energia ocorreu entre os dias 23 e 25 de maio e contou com uma extensa programação que debateu a vocação energética de Mato Grosso. Ao final, foi realizada ainda uma visita técnica a PCH São Tadeu, localizada na Serra de São Vicente, região há 70 quilômetros de Cuiabá.
Cáceres e Região
Cáceres, sedia na terça-feira (28), Start Sebrae no Auditório Maria Sophia Leite
Em Cáceres, o evento será realizado no Auditório Maria Sophia Leite, localizado na Rua Riachuelo, na Sicmatur, no bairro Cavalhada I, a partir das 18h30.
Em 2025, as ações da instituição serão desenvolvidas em todo o estado a partir de seis eixos estratégicos que serão apresentados durante o evento. No Start Sebrae, os participantes também terão acesso a dados, orientações e informações gerais sobre o mercado empresarial, além de tendências e perspectivas de diversos segmentos em cada região.
A Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destaca que a instituição realizou mais de um milhão de atendimentos em 2024 e que o objetivo é ampliar a atuação em 2025.
“O Sebrae Mato Grosso é instrumento fundamental de transformação dos pequenos negócios e o Start marca justamente o início das ações que serão desenvolvidas em todo o ano. Queremos apresentar tudo o que foi pensado e planejado para ajudar os empreendedores e empresários do nosso estado. São soluções e diversos produtos que vão para além das barreiras territoriais, por isso a importância do Start Sebrae ser realizado nestes 11 municípios, em todas as regiões do estado”, explica.
O Start Sebrae também celebra os 50 anos do Sebrae em Mato Grosso, completados em 2025. Para Lélia Brun, será um momento para reforçar a atuação da instituição no estado e gerar novos contatos para impulsionar e fortalecer os pequenos negócios mato-grossenses.
“É uma oportunidade para aproximar o público alvo do Sebrae/MT, mostrar os caminhos que a instituição pretende seguir neste ano e valorizar o empenho de todos os envolvidos nos projetos e processos da instituição”, afirma.
O Start Sebrae será realizado a partir das 18h30 em todos os municípios. Para conferir os locais e a programação completa, acesse: https://www.sympla.com.br/produtor/sebraemt.
Destaque
Proprietários de Veículos Aéreos e Aquáticos em Mato Grosso Deverão Pagar IPVA até Junho de 2025
Por: Expressão Notícias
Com a publicação do Decreto nº 1.208/2024, os proprietários de veículos aéreos ou aquáticos em Mato Grosso devem se atentar à nova obrigatoriedade do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A medida abrange tanto os proprietários de veículos que já os possuem quanto aqueles que adquirirem novos bens dentro de um período específico.
Datas Importantes
- Para quem já possui veículos aéreos ou aquáticos em 1º de janeiro de 2025: o pagamento do IPVA deve ser realizado até o dia 30 de junho de 2025.
- Para quem adquirir esses veículos entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2025: o vencimento também será em 30 de junho de 2025.
Declaração de Posse e Valor
Os proprietários deverão informar à Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ-MT) a posse e o valor de seus veículos entre os dias 1º e 30 de abril de 2025. Essa informação será essencial para o cálculo do imposto devido.
Regulamentação e Procedimentos
A SEFAZ ainda irá publicar uma Portaria regulamentando a forma de cumprir essa obrigação. Detalhes sobre o procedimento e os documentos necessários deverão ser divulgados nos próximos meses.
Fique Atento
Os proprietários devem acompanhar os comunicados da SEFAZ-MT para evitar atrasos ou penalidades no cumprimento da obrigação tributária.
A medida visa ampliar a arrecadação estadual e garantir a contribuição dos proprietários de bens de alto valor ao sistema tributário local.
-
Cáceres e Região6 dias ago
Corpo de homem desaparecido é encontrado em córrego de Quatro Marcos
-
Destaque7 dias ago
Gefron, Bope e Polícia Federal apreendem 420 quilos de cocaína em caminhão frigorífico
-
Cáceres e Região7 dias ago
Liberado antes de ser concluído asfalto da rua do Membeca é perfurado para obras complementares
-
Carros e Motos7 dias ago
Sefaz dá dicas de como não cair em golpes no pagamento do IPVA; saiba como evitar problemas
-
Destaque7 dias ago
Gestantes poderão ter acompanhamento de fisioterapeutas pélvicas sem custo durante parto
-
Cáceres e Região6 dias ago
Franco Valério propõe construção de poços artesianos para garantir a lavoura e ajudar no combate as queimadas
-
Cáceres e Região7 dias ago
Professor de dança que animou acampamento golpista, ‘Xuxa é mantido preso por Moraes; outro de MT também fica detido
-
Cáceres e Região5 dias ago
PRF aprova projeto e agentes terão câmeras corporais e nas viaturas em 2025