conecte-se conosco


Cáceres e Região

SES promove IV Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio

Publicado

 

Ana Lazarini | SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove, nas manhãs dos dias 14 e 15 de setembro, o IV Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio no Setembro Amarelo. O evento terá início às 8h30 desta terça-feira (14.09) e será transmitido virtualmente pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

A programação faz alusão à campanha do Setembro Amarelo e ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é rememorado anualmente em 10 de setembro.

“Esse é um trabalho que precisa ser contínuo e intersetorial. Não é possível enfrentar o suicídio sem investir na Promoção da Saúde como política de inclusão e justiça social. É preciso fomentar os direitos fundamentais de toda a população, que perpassam pelos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. Em 2021, daremos visibilidade ao tema da Promoção da Cultura da Paz, abordando as tecnologias sociais que favorecem a mediação de conflitos diante de situações de tensão social, garantindo os direitos humanos e as liberdades fundamentais, reduzindo as violências e construindo práticas solidárias”, explicou a gestora da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.

Leia mais:   Cuiabá e Fluminense empatam por 2 a 2 na Arena Pantanal

No primeiro dia do encontro, será promovida uma Conferência Magna sobre “Promoção da Cultura da Paz: contribuições em cenários desafiadores”. A temática será abordada por servidoras da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP), que atuam na região de São José dos Campos. A mestra e médica Fátima Aparecida Ribeiro, idealizadora do Núcleo VIVA a Paz e membro do Conselho Municipal de Cultura de Paz, e a técnica Débora Assis de Oliveira Furlan, psicóloga na área da Saúde Mental, membro do Conselho de Cultura de Paz do município e também idealizadora do Núcleo VIVA a Paz.

Às 9h35, iniciará uma mesa com a temática das “Intervenções e Oportunidades para a Promoção da Vida ”, que será ministrada pela doutoranda em psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), idealizadora e fundadora do Comitê de Prevenção e Posvenção do Suicídio da Secretaria de Saúde de Maringá (PR), Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi, que tratará da abordagem sobre a “Comunidade Escolar – caminhos e oportunidades para Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio”. O módulo também contará com o relato da técnica da Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas da SES, Adriana Guirado Rao.

Leia mais:   Sine Estadual divulga mais de 2,5 mil vagas de emprego nesta semana em todo o Estado

Na quarta-feira (15.09), segundo dia de encontro, haverá uma mesa para debater a Promoção da Vida no contexto da pandemia pela Covid-19 em Mato Grosso. Integrarão o debate a especialista e técnica Coordenadoria de Atenção às Doenças Crônicas da SES, Luciana Gomes de Souza, a doutoranda em enfermagem no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Jesiele Spindler Faria, e a psicóloga doutora da área técnica de Saúde Mental da SES, Daniela Santos Bezerra.

Os interessados em participar do encontro podem acessar este link antes das transmissões, que terão início às 8h30. Após o evento, os participantes poderão receber um certificado equivalente às 7h por dia.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

PMs de Cáceres são presos por colegas do Gefron levando carro roubado para a Bolívia

Publicado

Por Débora Siqueira | Sesp-MT

Policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) abordaram um veículo Jeep/Compass de cor prata, ano de 2019, em atitude suspeita, por volta de 15h50 de terça-feira (21.09), no perímetro urbano de Porto Esperidião.

Os policiais do Gefron perceberam que o sinal identificador do veículo foi alterado e após a checagem via Centro de Operações foi constatado que o veículo, avaliado em R$ 170,3 mil, é produto de roubo/furto no estado do Rio de Janeiro, conforme BO nº 0004722/2021.

Os dois ocupantes do veículo são soldados da Polícia Militar de Mato Grosso lotados na área do Comando Regional 6, regional de Cáceres. Eles foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Porto Esperidião pelo crime de receptação.

A Corregedoria Geral da PM foi acionada e já tomou providências para apurar a conduta dos citados policiais militares. A Instituição entende que a situação é muito grave e não compactua com desvios de conduta. Os mesmos serão submetidos a uma apuração interna com direito a ampla defesa e contraditório e caso sejam responsabilizados, a punição pode chegar a demissão da corporação.

Comentários Facebook
Leia mais:   PMs de Cáceres são presos por colegas do Gefron levando carro roubado para a Bolívia
Continue lendo

Cáceres e Região

Requerimento solicita lista de catadores e catadoras de lixo para inclusão em programas sociais

Publicado

Assessoria

Foi aprovado na Sessão Ordinária de segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Cáceres, um requerimento a fim de solicitar do Executivo Municipal a lista com o nome das famílias de catadores e catadoras de recicláveis para inclusão em programas socioeconômicos e habitacionais.

De autoria da vereadora Mazéh Silva, a propositura justifica que a classe dos catadores tem os seguintes direitos previstos no art. 5º da Constituição Federal: liberdade de ir e vir, igualdade diante da lei, liberdade de opinião, reunião e associação, direito ao trabalho, direito à habitação, direito à educação, à cultura e à ciência, direito à alimentação e direito à saúde.

Mazéh constata que, em Cáceres e em todo o Brasil, muitos catadores vivem à margem dos direitos sociais e trabalhistas e são excluídos da maior parte da riqueza que o mercado de reciclagem movimenta e produz.

Segundo a vereadora, o cadastro e posterior elaboração da referida lista de catadores e catadoras foi realizado na gestão anterior, do prefeito Francis Maris, por determinação do Ministério Público, mas sem aplicação prática ou percepção de benefícios à classe.

Leia mais:   Cuiabá e Fluminense empatam por 2 a 2 na Arena Pantanal

Após receber a lista, a autora do requerimento solicitará à Secretaria de Assistência Social a análise e inclusão dos catadores nos programas de assistência aos quais tiverem direito. Mazéh finalizou sua manifestação ressaltando a importância de fomentar o mercado de reciclagem

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana