Mato Grosso
SES promove a 9ª captação de múltiplos órgãos em Mato Grosso de 2025
A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou uma captação de múltiplos órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) na tarde desta quinta-feira (16.10).
O procedimento começou às 12h06 e terminou às 15h50. As equipes captadoras são de Brasília (DF) e de Mato Grosso, e contaram com o suporte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
“Graças à potencialidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e de seus profissionais, o Brasil pode contar com um serviço de transplante ágil e eficiente. É gratificante ver que, por meio da solidariedade e sensibilidade de uma família enlutada, cinco pessoas terão uma nova chance de vida”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Essa foi a 9ª captação de órgãos realizada em Mato Grosso neste ano. Durante o procedimento, foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, que irão beneficiar cinco pacientes.
“Esta captação também é resultado do trabalho da gestão estadual, que investe na capacitação de profissionais das unidades captadoras, para a conscientização sobre o transplante de órgãos”, destacou a secretária-adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, informou que, ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos, sendo captados 22 rins, 10 fígados e 4 corações.
“Mato Grosso tem trabalhado para ampliar a captação e o número de transplantes realizados dentro do Estado. A doação de órgãos pode salvar muitas vidas e, através deste ato de solidariedade, é possível transformar a dor da perda em esperança para quem espera por um transplante”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros remove enxame de abelhas em árvore na calçada de bairro residencial
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na tarde desta quinta-feira (6.11), o manejo e a retirada de um enxame de abelhas europeias, que estavam concentradas no galho de uma árvore em uma calçada no canteiro da Avenida Porto Alegre, região central de Primavera do Leste (243 km de Cuiabá).
A equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193, por volta das 18h30 e prontamente se deslocou até o endereço informado.
No local, os bombeiros, devidamente equipados com vestimentas de apicultor, utilizaram borrifador de água, balde e saco de transporte apropriado para conter os insetos de forma segura.
A operação foi concluída com sucesso e, após a captura, o enxame foi transportado e realocado em uma área de preservação permanente.
Retirada Segura
O Corpo de Bombeiros Militar alerta que ocorrências de ataques de abelhas podem ser comuns, especialmente em áreas urbanas. Por isso, a corporação orienta a população a estar atenta ao ambiente antes de realizar limpezas em áreas com vegetação ou cortes de árvores.
Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outros insetos agressivos, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo número de emergência 193 para solicitar assistência profissional.
Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes graves. Para mais informações sobre como se prevenir de ataques de abelhas, vespas e marimbondos, acesse as orientações do CBMMT.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Forças de segurança apreendem 104 tabletes de drogas e causam prejuízo de R$ 1,9 milhão às facções criminosas
O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Polícia Militar apreenderam 104 tabletes de entorpecentes nesta sexta-feira (7.11), na cidade de Mirassol D’Oeste (295 km de Cuiabá). A droga foi encontrada em um compartimento oculto de uma Fiat Strada branca, abordada durante um bloqueio policial nas proximidades do Distrito Sonho Azul.
O condutor do veículo portava um revólver calibre 38 e 44 munições. Ele foi preso em flagrante.
Entre o material apreendido, estavam 10 tabletes de maconha, 29 de cloridrato de cocaína e 65 de pasta base de cocaína. Considerando as drogas e demais materiais apreendidos, o prejuízo estimado às facções criminosas é de R$ 1,9 milhão.
A ação integra a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras e Tolerância Zero, com participação do Gefron, Polícia Federal, 17º Batalhão da Polícia Militar de Mirassol d’Oeste e Núcleo da PM de Glória d’Oeste.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias agoCáceres: Corpo é encontrado decapitado e adolescentes são apreendidos e homem é preso suspeitos do crime
-
Cáceres e Região6 dias agoInscrições para o MBA em Formação de Lideranças Femininas seguem até dia 9
-
Cáceres e Região6 dias agoMulher sobrevive a tentativa de execução com três tiros à queima-roupa em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoCOMODORO – Polícia Civil, Funai e Ibama deflagram operação contra desmatamento ilegal em reservas indígenas
-
Cultura5 dias agoMaioria do público do show do Guns N’ Roses é de MT e 33% de outros estados, aponta pesquisa
-
Cáceres e Região4 dias agoMutilações e maus-tratos: TJ mantém cooperativa ré por morte de 11 mil jacarés em Cáceres
-
Cáceres e Região4 dias agoEfeito ZPE – Franco Valério indica implantação de voos diretos entre Cáceres e São Paulo
-
Cáceres e Região4 dias agoAssassino confessou que desmaiou ao decapitar desafeto do PCC em Cáceres


