Mato Grosso
Seplag promove II Simpósio de Compras Públicas em formato online
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) realizará, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, o II Simpósio de Compras Públicas, evento que reunirá servidores do Poder Executivo Estadual que atuem diretamente na área de compras. As inscrições iniciam nesta segunda-feira (13.10) e seguem abertas até 4 de novembro. São oferecidas 1000 vagas.
A programação será totalmente online e tem como objetivo fortalecer a capacitação dos profissionais que lidam com processos licitatórios, contratos e aquisições públicas, com foco nas boas práticas, na aplicação da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) e do Decreto Estadual nº 1.525 de 2022, em especial, com compras sustentáveis.
Para o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o evento é uma oportunidade para os servidores expandirem seus conhecimentos.
“O II Simpósio de Compras Públicas reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com a capacitação contínua dos servidores e a modernização da gestão pública. A área de compras é estratégica para garantir a boa aplicação dos recursos públicos e a eficiência na prestação de serviços à população. Por isso, investir em conhecimento e promover o diálogo sobre temas como a nova Lei de Licitações e as compras sustentáveis é fundamental para construirmos uma administração cada vez mais transparente, técnica e alinhada às melhores práticas de governança”, destacou o secretário da Seplag.
Segundo a secretária adjunta de Aquisições Governamentais da Seplag, Katiene Pinheiro, o Simpósio representa uma oportunidade para o aprimoramento da administração pública. “O evento promove a troca de conhecimentos, práticas inovadoras e o debate sobre os desafios enfrentados no processo de compras governamentais. O Simpósio é fundamental para capacitar os servidores, fortalecendo sua expertise, trazendo inclusive as oficinas para demonstração de forma prática as contratações, contribuindo para a transparência, eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, resultando em benefícios diretos para a sociedade”, informou Katiene Pinheiro.
A abertura do simpósio está marcada para às 8h do dia 6, com a fala das autoridades e, em seguida, duas palestras principais. A primeira tem como palestrante a secretária adjunta de Aquisições Governamentais, Katiene Pinheiro, e abordará o tema “Compras Públicas na Perspectiva da Lei nº 14.133/2021 e do Decreto Estadual nº 1.525/2022”, destacando as mudanças trazidas pelo novo marco legal. Já a segunda palestra será ministrada pela procuradora do Estado, Dra. Julyana Lanes, e terá como tema “Compras Públicas Sustentáveis”, discutindo estratégias e instrumentos para incorporar critérios ambientais, sociais e econômicos nos processos de aquisição do setor público.
No período da tarde, nos dias 6 e 7 de novembro, serão realizadas oficinas práticas voltadas ao aperfeiçoamento técnico dos participantes. Entre os temas, estão “Como elaborar o ETP, TR e DFD e utilizar o SIAG”, com as servidoras da Secretaria Adjunta de Aquisições Governamentais (SAAG), Kely Zóccoli e Bruna do Prado; “Como fazer a gestão e fiscalização de contratos”, ministrada pelo auditor do estado, Orlando Estvens; e “Como fazer pesquisa de preços”, conduzida pelos servidores da SAAG, Paulo Menezes e Jiancarlo de Souza Leoncio.
O Simpósio se consolida como um espaço de aprendizado e troca de experiências entre servidores, contribuindo para o aprimoramento das práticas de gestão e transparência nas compras públicas do Estado.
SERVIÇO
O que? II Simpósio de Compras Públicas
Quando? De 6 a 7 de novembro de 2025
Inscrições: De 13 de outubro a 04 de novembro de 2025 [acesse aqui]
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam mercados em Poconé
A Polícia Civil, em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal, realizou uma operação de fiscalização com o objetivo de apurar a comercialização de produtos alimentícios em desacordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação ocorreu nesta quarta-feira (12.11), em Poconé.
A investigação teve início após comunicação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) que, em diligências preliminares, identificou diversos estabelecimentos manipulando, comercializando e distribuindo produtos alimentícios como embutidos e laticínios sem o selo de inspeção sanitária, número de lote ou identificação da origem e do fabricante.
A inspeção foi realizada em cinco supermercados situados na cidade, com a apreensão de uma quantidade substancial de produtos, como queijo, salame, presunto, entre outros, que estavam sendo comercializados sem a devida origem legal, configurando risco iminente à saúde pública dos consumidores.
Foi instaurado procedimento investigatório com o propósito de apurar a conduta dos produtores, bem como a responsabilidade dos representantes dos supermercados envolvidos.
Os produtos apreendidos foram descartados pela Vigilância Sanitária.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Professora da Rede Estadual afirma que 2º dia do Enem exigirá interpretação integrada entre textos, tabelas e gráficos
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, com as provas de matemática e de ciências da natureza, vai exigir uma interpretação integrada entre textos, gráficos e tabelas. É o que avalia a professora de matemática, Alessandra Silva, da Rede Estadual.
“O Enem contextualiza temas das duas áreas em problemas práticos e situações do cotidiano. É fundamental que os alunos estejam bem preparados e atentos. O exame costuma exigir uma interpretação integrada entre textos, gráficos e tabelas”, pontua.
Serão 90 questões de múltipla escolha, sendo metade delas de matemática e suas tecnologias, e a outra metade de ciências da natureza, no segundo dia de prova do Enem.
Para Alessandra, os conteúdos de matemática que merecem mais atenção são aritmética e álgebra (porcentagem, razão e proporção, regra de três, equações), geometria (plana e espacial), estatística e probabilidade (média, moda, mediana, gráficos) e funções (1º e 2º grau).
“Esses temas são recorrentes no cotidiano escolar e, por isso, são muito explorados no Enem. Para se preparar adequadamente, os alunos devem focar nos itens que apresentam maior dificuldade e revisar também os conteúdos que já dominam”, completa.
Alessandra recomenda também que, nos dias do exame, os candidatos se concentrem nas informações apresentadas para facilitar a organização e a gestão do tempo durante o teste. “Essa abordagem estratégica é vital para maximizar a performance e garantir um bom resultado”, destaca.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembra que os estudantes podem ter mais uma chance de revisar conteúdos, participar de palestras motivacionais e atividades culturais, além de receberem o kit de provas, com os aulões presenciais que serão realizados nesta sexta-feira (14.11), das 12h às 18h, na Fatec Senai de Cuiabá e no Senai Várzea Grande.
“Além de reforçar as dicas para garantir um bom desempenho nas provas, como as citadas pela professora Alessandra, os aulões de véspera do Pré-Enem Digit@l MT objetivam proporcionar aos estudantes a revisão de conteúdos essenciais”, disse.
Os aulões serão transmitidos pelo canal oficial da Seduc no YouTube e poderão ser acessados por todos os estudantes das redes pública e privada. “Em Mato Grosso, mais de 80 mil pessoas se inscreveram para o Enem e, desse total, 73% são estudantes matriculados ou oriundos de escolas públicas. Todos, independentemente das suas redes, poderão acessar o conteúdo que ficará disponível no YouTube”, disse.
Pré-Enem Digit@l MT
Mais de 27 mil estudantes da Rede Estadual se preparam para as provas por meio do Pré-Enem Digit@l MT, um cursinho preparatório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para preparar alunos para as provas do Enem.
Cada estudante inscrito recebeu material pedagógico específico contendo exercícios e simulados para utilizar durante os nove meses do curso iniciado em março nos polos regionais de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
As aulas ocorreram tanto presenciais quanto online, com suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, com acompanhamento de professores da rede estadual selecionados para atuarem no projeto.
O Pré-Enem Digit@l MT faz parte das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas do país até 2032.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região7 dias agoTerceirizadas: Promotoria recomenda revisão em contratos da Prefeitura de Cáceres
-
Estadual6 dias agoMato Grosso apresenta potencial turístico em Londres e integra projeto nacional de experiências
-
Destaque5 dias agoVigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol
-
Cáceres e Região6 dias agoRotam apreende menor faccionado com porções e tablete de maconha em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoTrês carros são incendiados durante velório de homem morto a tiros em Cáceres
-
Cáceres e Região3 dias agoJauru: TRE suspende sentença e manda vice-prefeita reassumir cargo
-
Cáceres e Região5 dias agoTécnicos e auxiliares de enfermagem de Cáceres ameaçam entrar em greve por descumprimento de acordo pela prefeitura
-
Cáceres e Região6 dias agoOnze nomes de Cáceres devem disputar vaga na Assembleia em 2026


