Mato Grosso

Seplag dá início ao Outubro Movimente e potencializa ações para a inovação na administração pública

Published

on

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) deu início, nesta quarta-feira (03.09), ao evento Outubro Movimente, no auditório do Tribunal de Justiça (TJ-MT). A cerimônia de abertura incluiu a realização de um painel sobre ecossistemas e cultura de inovação, uma palestra tratando da relevância das redes de conexões para a transformação no setor público e o lançamento do desafio que leva o mesmo nome do evento.

O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, citou a tríade formada de pessoas, tecnologias e processos como pilares que impulsionam a simplificação e a agilidade dos serviços prestados pela administração pública estadual. “Promovemos inovação e eficiência com base nesses pilares que simplificam burocracias e otimizam recursos. Os servidores continuam sendo o maior ativo para isso, cuja capacitação e engajamento transformam essas melhorias em resultados concretos para uma gestão pública mais eficaz”, enfatizou o secretário.

A palestrante, Karla Monteiro, apresentou os aspectos de inovação relacionados à tecnologia, a inteligência, as soluções e as pessoas, produzindo melhorias em processos e comunicação. “Inovação tem muitos aspectos. Só em fazer melhor ou diferente aquilo que já está fazendo, podemos ter inovação no processo. Num órgão público, a inovação na oferta de um serviço público que pode não ter necessariamente nada a ver com tecnologia”, esclareceu a analista técnica de políticas sociais da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Legenda: Karla Monteiro é mestra em Gestão e Políticas Públicas, com experiência profissional no público, universitário, terceiro setor e no Poder Executivo Federal. Ela colabora com ações da Rede InovaGov, na GNova/Enap. Crédito: Alair Ribeiro/TJMT

Leia mais:   Influenciador investigado pela Polícia Civil é preso em São Paulo após desembarcar em voo da Europa

O coordenador do E-Lab-MP, Daniel Mariano, elogiou o caráter interinstitucional do evento, demonstrando de modo concreto a temática “Colaborar para Transformar” escolhida para esta edição do Outubro Movimente. “Essa união de pensamento de colaboração efetiva é o que nos faz andar para frente como sociedade”, frisou o promotor de justiça. Segundo ele, a inovação melhora a eficiência e isso não significa mais trabalho para o servidor, mas ter mais tempo para compensação.

Estiveram presentes também a vice-presidente do TJ-MT, Erotides Kneip, o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, o gerente estadual de Desenvolvimento Territorial no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Sandro Rossi. Além do superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Washington Silva, a coordenadora de intraempreendedorismo e Inovação em Práticas Públicas, Angélica Costa, e a gestora governamental, Flávia Pimenta.

Outubro em Movimento

Esta é a quarta edição do Outubro Movimente que, desde 2021, realiza ao longo deste mês, oficinas, palestras, painéis, desafios e competição esportiva, com foco na atuação dos servidores e na melhoria da administração pública estadual. Essa série de atividades é uma forma de celebrar o Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28, e a iniciativa já rendeu o reconhecimento no prêmio Espírito Público, em 2022, na categoria Gestão de Pessoas.

O adjunto de Planejamento e Governança Digital da Seplag, Sandro Brandão, ressaltou a própria evolução da compreensão sobre inovação por parte da administração pública estadual. “Mostramos nestes últimos anos que as pessoas dão perenidade e sustentabilidade para as políticas públicas que desenvolvemos. Investir esforço, melhorar e fidelizar, trazendo satisfação para quem realiza e recebe o serviço é a nossa missão na administração pública”, lembrou o adjunto.

Leia mais:   MTPrev obtém nota máxima em índice do Ministério da Previdência

Segundo o superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, a primeira edição já tinha por objetivo fazer com que os servidores se auto percebessem com suas potencialidades, provocando transformações no próprio local de trabalho. “Desde o início, nosso principal objetivo foi desafiar os servidores públicos a pensarem além do convencional, colaborarem entre si e apresentarem ideias capazes de transformar o serviço público. Acreditamos que há um enorme potencial, muitas vezes subutilizado, que pode florescer quando o servidor se permite sair da zona de conforto e entrar em movimento, rumo à criatividade e à inovação”, Washington Silva.

O Outubro Movimente é uma realização da Seplag-MT, por meio do Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova-Seplag), do Ministério Público (MP-MT), do Poder Judiciário (PJ-MT), e do Sebrae-MT. Além disso, conta com o apoio da Rede Inova Gov MT, InovaJusMT, e-LabMP, LabSin, Mato Grosso Saúde, das secretarias de Cultura Esporte e Lazer (Secel), de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), de Agricultura Familiar (Seaf).

Legenda: Equipe do Sinova e participantes da primeira edição do Outubro Movimente que, posteriormente, tornaram-se integrantes do time de inovação da administração pública estadual. Crédito: Alair Ribeiro/TJMT.

Oportunidades

  • Oficinas

Data: 03 a 24 de outubro

Inscreva-se aqui.

  • Torneio de vôlei

Data: 17 de outubro

Período de inscrição: 20 de setembro a 11 de outubro

Inscreva-se aqui.

  • Desafio

Data: 08 de outubro

Período de inscrição: 23 de setembro a 03 de outubro

Inscreva-se, aqui.

Assista a gravação da cerimônia de abertura, clique aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Operação Gambino cumpre 27 mandados contra grupo criminoso que furtou cargas agrícolas no sul de MT

Published

on

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis deflagrou, nesta manhã de segunda-feira (09.12), a Operação Gambino, contra um grupo criminoso envolvido no furto de cargas agrícolas na região sul do Estado. Foram decretados 16 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, e outros 11 de bloqueios de contas bancárias dos envolvidos.

O principal alvo, A.N.P., de 34 anos, já foi investigado anteriormente pela Derf de Rondonópolis na Operação Grãos de Areia, de 2022, quando a unidade policial identificou uma organização criminosa envolvida no furto, estelionato e fraude de cargas de soja e farelo de soja no terminal ferroviário da região sul, responsável pelo escoamento de grande parte da produção agrícola estadual.

As investigações da Polícia Civil apontam que A.N.P. é um dos maiores receptadores de cargas agrícolas na região sul de Mato Grosso.

As ordens judiciais foram deferidas pela 2a Vara Criminal de Rondonópolis.

Furto de cargas de milho

A Derf iniciou a apuração a partir do registro de um furto de quatro cargas, que totalizaram 214 mil quilos de milho, de uma fazenda na região de Rondonópolis, em novembro do ano passado.

Para carregar o produto, os criminosos contaram com a colaboração de um classificador de uma empresa de grãos que forjou as ordens de serviço para que os caminhões envolvidos no esquema pudessem entrar na fazenda e carregar o milho, que seria destinado pela fazenda da vítima a um conglomerado do agronegócio.

Leia mais:   Mulher com dois mandados de prisão é presa em Água Boa usando documento falso

Após a empresa compradora dos grãos fechar a venda, o motorista que vai fazer o transporte cadastra o veículo, o nome da empresa transportadora, CNH e o o tipo de frete e, então, é habilitada a ordem de serviço para que seja feito o transporte. No caso do furto das cargas de milhos, os quatro caminhões apresentaram ordens de serviço falsificadas na fazenda.

Família no crime

A investigação apontou que membros de uma mesma família estão envolvidos na associação criminosa formada para furtar cargas agrícolas na região de Rondonópolis. Pai, irmão e a esposa de A.N.P. estão entre os investigados no esquema do furto de cargas.

A Derf apontou que A.N.P., mesmo após investigado na Operação Grãos de Areia, continuou na prática criminosa com o furto e receptação de cargas agrícolas e, desta vez, ainda atuando com a lavagem de dinheiro com as empresas transportadoras em nome dos familiares.

Em setembro do ano passado, os mesmos criminosos – pai, filho e nora – usaram caminhões das transportadoras em nomes deles para cometer o mesmo tipo de furto de carga, desta vez, no município de Guiratinga. Na ocasião, foram levadas duas cargas de uma fazenda da região e para a liberação do produto foram suados também documentos falsos.

Leia mais:   MTPrev obtém nota máxima em índice do Ministério da Previdência

A Polícia Civil identificou que três, das quatro carretas usadas para furtar a carga de milho, estão em nome de empresas de transportes que pertencem aos investigados – o principal investigado, seu pai e a sua esposa.

A.N.P. tem uma larga ficha policial, com 19 registros criminais. “Mesmo após ser alvo de uma operação que identificou um grande esquema de desvio, furto e adulteração de cargas agrícolas, em 2022, ele continuou a atuação criminosa, desta vez com a participação de familiares no furto e receptação das cargas – como soja, milho e fertilizantes – e na lavagem de dinheiro”, apontou o delegado Santiago Sanches.

Operação Gambino

O nome da operação faz referência a uma das mais conhecidas famílias da máfia de Nova Iorque, com atuação na cidade norte-americana desde o início do século 20 e ramificações em diversas atividades criminosas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Polícia Militar conduz mais de 470 pessoas às delegacias durante a 2ª edição da Operação Tolerância Zero

Published

on

Mais de 470 pessoas foram conduzidas à delegacia durante a 2ª edição da Operação Tolerância Zero, realizada pela Polícia Militar de Mato Grosso entre esta sexta-feira e domingo (06 a 08.12). A operação empregou 1.330 militares, reforçando o policiamento nos 142 municípios do Estado, com 467 viaturas quatro rodas e outras 26 motocicletas.

Conforme a Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da Polícia Militar (SPOE), 477 pessoas foram levadas às delegacias, sendo 210 em flagrante. Foram registradas, ainda, 75 ocorrências relacionadas ao tráfico e uso ilícito de drogas.

Durante a operação, os militares percorreram 1.385 bairros e realizaram abordagens em 771 bares e comércios por todo Estado.

A Polícia Militar abordou 23 pessoas com mandados de prisão em aberto e apreendeu 12 armas de fogo e cinco simulacros. Ainda, nove veículos que haviam sido roubados ou furtados foram localizados em todo Estado.

Os militares também registraram 18 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) envolvendo crimes de menor potencial ofensivo.

Operação Tolerância Zero

A segunda semana da Operação Tolerância Zero ocorreu em todos os 15 Comandos Regionais da Polícia Militar de Mato Grosso e teve como objetivo intensificar a presença e atuação dos militares em todo o território estadual, em pontos com maiores índices de ocorrências envolvendo integrantes de organização criminosa.

Leia mais:   Sema apreende trator e madeira durante ação da Operação Amazônia em Alta Floresta

As ações ostensivas e repressivas foram realizadas pelas equipes dos batalhões de área dos municípios e pelas unidades especializadas, por meio dos Batalhões de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Operações Especiais (Bope), Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Proteção Ambiental (BPMPA), além das unidades da Força Tática e da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana