Mato Grosso
Seplag apresenta protocolo de prevenção ao risco de suicídio do Poder Executivo à ALMT
A Secretaria de Planejamento e Gestão de MT (Seplag-MT) apresentou o Protocolo de Prevenção ao Risco de Suicídio do Poder Executivo Estadual para a Câmara Setorial Temática (CST) de Saúde Mental, na Assembleia Legislativa de MT (ALMT). O objetivo é que essa iniciativa da Seplag-MT seja adaptada a outros contextos e inspire ações semelhantes nas diferentes esferas mato-grossenses.
O Protocolo foi lançado há pouco mais de um ano e integra o Programa de Atenção à Saúde Mental, prestando atendimentos de psicoterapia online e telepsiquiatria. O convite para o encontro foi feito pelo deputado estadual e presidente da CST-ALMT, Carlos Avallone, durante a audiência pública sobre as Metas Físicas do primeiro semestre deste ano.
O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, destaca a importância da elaboração de estratégias e aplicação de mecanismos eficazes para a garantia do bem-estar físico e, sobretudo, mental dos servidores públicos estaduais. “Ampliamos o número de ofertas em atendimentos online, além do acompanhamento presencial. E, com base nas experiências deste primeiro ano, estamos aprimorando ainda mais esse protocolo numa versão que será lançada no início de 2025”, declara o secretário.
O primeiro ano de implantação do Protocolo contabilizou 1.250 sessões de psicoterapia e 312 sessões de telepsiquiatria.
A adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, ressalta a composição multiprofissional para um atendimento ágil e eficaz. “Nossas equipes, formadas por assistentes sociais e psicólogos, oferecem suporte aos servidores. Quando elas identificam sinais de risco de suicídio ou outros transtornos relacionados, os casos são direcionados para uma plataforma especializada, pela qual esses servidores recebem atendimento de psicólogos ou psiquiatras”, relata a secretária adjunta.
Segundo o coordenador de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, Flávio Peixoto, as equipes de atendimento psicossocial lançam mão do Protocolo na medida em que identificam fatores de risco. “Temos uma ferramenta de estratificação de risco baseada numa série de fatores, como sociais, ambientais e histórico de doenças mentais. Ao identificar esses fatores, chegamos numa métrica que demonstra se o risco é alto, médio e baixo”, finaliza o coordenador.
Programa
O Programa de Atenção à Saúde Mental para servidores do Poder Executivo de MT realizou somente no primeiro semestre de 2024 mais de 4 mil atendimentos, contemplando mais de 2 mil servidores, entre 25 órgãos. Além do Protocolo, esse Programa engloba outras iniciativas, como é o caso da ação Vida Saudável, que promove atividades também para a saúde física.
Neste segundo semestre também, em parceria com a Escola de Governo, o Programa ofertou o primeiro curso de capacitação voltado às questões de saúde mental na administração pública. Foram mais de 550 participantes. A adesão permitiu a abertura da segunda turma com a mesma temática que consta com mais de 350 inscritos.
Assista aqui o diálogo entre os representantes da Seplag e ALMT.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
“Participar do Casamento Abençoado foi um presente de Deus para nós”, afirma noiva de 80 anos
“Eu tinha o sonho de casar e participar do Casamento Abençoado foi um presente de Deus para nós”, disse Maria do Nascimento. Ela e o marido, Luiz Vieira de Melo, ambos de 80 anos, selaram uma união de 56 anos na 3ª edição do Casamento Abençoado, realizado neste domingo (08.12), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.
A celebração, gerenciada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), sob a coordenação da primeira-dama Virginia Mendes, por meio da Unidade de Ações e Atenção à Família (Unaf), proporcionou a regularização civil matrimonial para cerca de 700 casais. Além deles, mais de 10 mil pessoas prestigiaram o evento.
Maria e Luiz, que representaram os casais do evento no momento do “sim” perante o juiz de paz, se conheceram por meio dos irmãos, que já eram casados.
“Eu tinha duas irmãs que já eram casadas com dois dos irmãos dele. Nos juntamos em 1986, mas já nos conhecíamos antes disso. Nos casamos na igreja e temos 56 anos juntos e sete filhos. Tivemos uma vida boa e passamos por vários momentos ao longo dessa relação. O Luiz trabalhava de operador de máquinas, era doloroso ficar longe dele quando viajava, mas nunca faltou companheirismo”, contou Maria Vieira.
Luiz relatou uma curiosidade sobre o casal. “Nós nascemos no mesmo dia. Logo faremos de 81 anos. Somos de 19 de janeiro de 1944. Só que eu nasci aqui em Mato Grosso e ela, na Bahia. São muitos anos juntos e essa oficialização é muito importante para termos uma vida digna, seguindo os preceitos cristãos. Só temos a agradecer à primeira-dama e ao governador por essa iniciativa”, disse.
Foto: João Reis | Setasc-MT
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, destacou a emoção de ver a alegria dos casais durante o evento. “Idealizei este projeto pensando em proporcionar um momento único para eles. Ficará para sempre em minha memória”, afirmou.
Ela também agradeceu às equipes da Setasc, liderada pela coronel Grasi Paes Bugalho, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), sob comando de David Moura, e da Unaf, reconhecendo o trabalho conjunto na realização do projeto.
A secretária Grasi Paes Bugalho celebrou a realização do Casamento Abençoado, uma iniciativa idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo governador Mauro Mendes, voltada para fortalecer as famílias de Mato Grosso.
Foto: João Reis | Setasc-MT
“Promovemos a união civil, um pilar fundamental para a sociedade e uma referência para aprimorar nossos serviços de assistência social. Agradeço aos parceiros envolvidos, como Anoreg e os cartórios, além do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública, essenciais para viabilizar o evento”, destacou.
Ela também agradeceu e parabenizou o trabalho dos servidores envolvidos na organização da cerimônia.
“Este evento contou com apoio de diversos parceiros, como a MT Par, que sorteou cinco casas para as famílias presentes. Agradeço e parabenizo cada servidor da Setasc, Unaf e secretarias parceiras, como a Sesp, que, por meio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, foi uma grande parceira, contribuindo para a segurança e o sucesso da cerimônia. Recebemos quase 700 casais e mais de 1.300 pessoas abençoadas diretamente, além de seus familiares, totalizando um público de mais de 10 mil pessoas. Foi uma festa linda, organizada com muito carinho e amor para as famílias mato-grossenses”, finalizou.
O governador Mauro Mendes, padrinho dos casais, declarou que o Casamento Abençoado uniu diversos propósitos na 3ª edição da ação.
“Fico feliz que o Casamento Abençoado tenha unido tantos propósitos, tantas vidas. Tenho certeza que será uma data marcante na vida de cada marido, e de cada esposa que se fizeram presentes. O que faz um casamento durar é paciência, empatia, compreensão. Essa é a base do compromisso que eu fiz com a primeira-dama Virginia, e é isso que eu desejo para cada casal presente. Que Deus abençoe cada união selada hoje, assim como abençoou a nossa. Agradeço a todos os convidados, todos os casais que prestigiaram a cerimônia, agradeço à equipe da Setasc e todos aqueles que trabalharam para realizar essa bela festa”, afirmou.
Foto: João Reis | Setasc-MT
A cerimônia também foi muito especial para Odenir Faria, de 52 anos, e Eulália Câmara, de 47. Eles se conheceram na época da escola e estão juntos há 34 anos.
“Comecei a interagir, conversamos e logo depois surgiu o namoro. Gostei dela e me encantei com o seu jeito. Desde então, estamos juntos e felizes. Eu fiz um pedido a Deus: que ele me desse quatro filhos, dois casais, e conforme às orações, ele assim o fez, os meninos são gêmeos, e tivemos mais duas meninas”, contou Odenir.
Odenir ressaltou que o casal enfrentou obstáculos juntos e fortaleceu a união. “Enfrentamos isso na base do amor, carinho, diálogo, paciência e Deus em primeiro lugar, e hoje ele nos abençoou mais uma vez para estarmos realizando nosso Casamento Abençoado”, pontuou.
Outro casal beneficiado pela ação, Cláudio da Silva, de 70 anos, e Francisca de Oliveira, de 57, se conheceram por meio de uma rede social e estão juntos há dois anos.
Foto: João Reis | Setasc-MT
“Ela morava em Teresina e eu vi foto dela. Me interessei e começamos a conversar. Fomos nos conhecendo e a convidei para morar comigo aqui em Cuiabá e ela veio. Sabemos que relacionamentos por rede sociais na maioria das vezes não dá certo, mas felizmente o nosso está funcionando. Aproveitamos a oportunidade disponibilizada pelo Governo do Estado para oficializar nosso compromisso. É a realização de um sonho”, afirmou Francisco.
Casamento Abençoado
O Casamento Abençoado contou com a parceria da MT Participações e Projetos S/A (MT Par), da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), da Associação de Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso (Arpen-MT), do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), por meio da Corregedoria de Justiça e Justiça Comunitária, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), dos Tabelionatos Civis Municipais e das Secretarias Municipais de Assistência Social, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Foto: João Reis | Setasc-MT
Participaram da cerimônia as seguintes autoridades: o secretário da Secel, David Moura; o comandante-geral da Polícia Militar, Cel. Fernando Tinoco; o comandante-geral adjunto. Cel André Dorileo; o comandante do Gefron, Ten. Cel. Manoel Bugalho; o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner e a primeira-dama Hélia Mello; o vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Thiago Gonçalo e a secretária de Assistência Social, Gonçalina Eva Santana; o prefeito de Porto Estrela, Eugênio Pelachim e a primeira-dama Regina Célia Pelachim; o representante da prefeita de Nova Brasilândia, Edimar Rodrigues, entre outras autoridades.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Governo de MT lança novo portal de serviços da Polícia Civil: “Eficiente para atender cada vez melhor o cidadão”
O Governo de Mato Grosso lançou, nesta segunda-feira (09.12), a Delegacia Digital, portal desenvolvido pela Polícia Civil de Mato Grosso que reúne, em uma mesma plataforma, todos os serviços digitais oferecidos pela instituição à população mato-grossense. O evento ocorreu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
A Delegacia Digital foi criada para ampliar o alcance à população tornando serviços, como o registro de uma ocorrência, mais ágeis e eficientes ao cidadão.
O governador Mauro Mendes destacou que o serviço público precisa se modernizar e ser cada vez mais digital para continuar oferecendo ao cidadão um serviço de qualidade.
“É impensável imaginar que antes, um simples comunicado que o cidadão precisasse fazer, seja de um dano em veículo, ele tivesse que gastar horas para ir fisicamente a uma delegacia. Por isso, assim como a Delegacia Digital, o nosso dever é olhar para aquilo que precisa melhorar e torná-lo eficiente para atender cada vez melhor o cidadão”, afirmou o governador Mauro Mendes no lançamento .
A Delegacia Digital reúne diversos serviços, como registros de boletins de ocorrências, consultas a veículos e telefones, solicitação de medidas protetivas, registros de pessoas desaparecidas, entre outras funcionalidades.
“O portal acompanha a evolução da tecnologia e a necessidade da instituição em ofertar um atendimento mais acessível, e foi criado para simplificar o acesso da população, reduzindo o tempo de espera e ampliando o alcance da Polícia Civil, especialmente em áreas mais distantes do estado”, destacou a delegada-geral, Daniela Maidel.
A gestora da instituição acrescentou ainda que o projeto foi desenvolvido pela equipe da Polícia Civil, coordenada pelo escrivão Ricardo Barcelar e o investigador Fábio Arruda, sem custos externos.
“Além do trabalho investigativo, não podemos deixar de olhar outras necessidades da Polícia Civil e atendendo à demanda por eficiência, chegamos à criação da Delegacia Digital, onde o cidadão pode encontrar diversos serviços que podem ser prestados por meio digital”, finalizou a delegada-geral.
Para a senadora Margareth Buzeti, presente ao evento, a criação da Delegacia Digital representa o Estado na vida do cidadão, de forma simples e objetiva. “São passos assim que a gente fica feliz em ver que os serviços podem acontecer de forma mais eficiente’.
O secretário adjunto de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, delegado Valter Furtado, destacou a capacidade funcional da Coordenadoria de TI da Polícia Civil em desenvolver o projeto da Delegacia Digital e com esse trabalho executado, a praticidade que o cidadão tem a partir de agora para buscar serviços sem precisar sair de sua casa.
O desembargador do Tribunal de Justiça, Hélio Nishiyama, parabenizou a criação do portal de serviços e destacou o investimento tecnológico. “A Polícia Civil amplia o escopo do registro de boletins de ocorrência, proporcionando um serviço mais fácil e intuitivo ao cidadão e essa tecnologia trará qualidade e mais eficiência para nossa polícia”, comentou o magistrado.
Como funciona registros de BOs
O coordenador de Tecnologia da Informação da Polícia Civil, investigador Fábio Arruda explicou que o acesso ao portal deve ser feito com logins pelo gov.br ou mt.gov, o que evita fraudes no processo de registro das ocorrências e garante mais segurança aos usuários e também para a Polícia Civil.
“Não é necessário entrar em contato em um número de telefone para a validação dos boletins de ocorrência. A Delegacia Digital tem um prazo para finalização do procedimento e envio do boletim ao e-mail do usuário em até duas horas, sendo também fornecido o número de protocolo do atendimento”, explicou o coordenador.
O prazo médio é necessário para que o policial civil possa validar as informações e fazer a filtragem de acordo com a natureza da ocorrência e ainda, verificar se são necessárias outras informações.
“Não é necessário entrar em contato em um número de telefone para a validação dos boletins de ocorrência. A Delegacia Digital tem um prazo para finalização do procedimento e envio do boletim ao e-mail do usuário em até duas horas, sendo também fornecido o número de protocolo do atendimento”, explicou o coordenador.
O prazo médio é necessário para que o policial civil possa validar as informações e fazer a filtragem de acordo com a natureza da ocorrência e ainda, verificar se são necessárias outras informações.
A Delegacia Digital pode ser acessada pelo endereço: https://delegaciadigital.pjc.mt.gov.br
A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, também acompanhou o evento.
Fonte: Governo MT – MT
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