Joga para fora ou não, eis a questão. Luis Ricardo defende “fair play” (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
O Botafogo será o primeira adversário do Cruzeiro depois que o técnico português Paulo Bento proibiu o “fair play” a seus jogadores e causou confusão em campo no empate por 1 a 1 com o América-MG no último sábado (veja no vídeo abaixo). Depois da partida, o comandante avisou que não jogará mais a bola para fora para atendimentos médicos. Questionado sobre o assunto, Luis Ricardo entrou na polêmica. Defensor do “jogo limpo”, o lateral-direito alvinegro lembrou que já foi vaiado pela sua própria torcida por causa da prática antidesportiva e mandou recado para a Raposa: a atitude vai ser recíproca nesta quarta-feira, em Brasília.
– Tive uma cena que aconteceu no Engenhão em relação a isso, se não me engano foi contra o Náutico. Devolvi uma bola para fora, depois a bola chegava no meu pé e eu era vaiado pelo estádio inteiro. E eu vi essa cena também (do Cruzeiro), o próprio treinador dizendo para não jogar a bola para fora. Mas se eles fizerem com a gente, vamos fazer com eles também. É claro que isso é coisa do jogo, tem que acontecer. Até se acontece algo um pouco mais grave… Ninguém sabe, né? Às vezes o jogador está insinuando, é claro, mas costumo dizer que o que dá lá dá cá também. A gente vai agir dessa forma – avisou.
Luis Ricardo sabe que a pressão será grande em Brasília, até porque uma derrota pode levar o Botafogo de volta à zona de rebaixamento. Lugar onde está o Cruzeiro, penúltimo colocado na tabela e ainda mais pressionado por resultados. O experiente lateral de 32 anos disse ter estudado a Raposa no último jogo, elogiou o rival e brincou ao ser questionado se o adversário seria ideal para o momento por estar em baixa.
– Adversário ideal foi bom (risos). Queria eu que todos os adversários fossem fáceis, mas a gente está falando do Cruzeiro, que foi campeão brasileiro, chegou um treinador novo que já tem mostrado o seu trabalho. A gente entende que todo adversário é difícil, ainda mais o Cruzeiro. Merece todo o nosso respeito e cautela para não sermos surpreendidos. O jogo que fez passado, a gente acabou vendo o VT. Tem jogadores, da parte do meio para a frente principalmente, que precisamos ter bastante cuidado. O gol que fizeram é de jogadores que sabem o que estão fazendo. Toda cautela é pouca, a gente espera estar concentrado para não ser surpreendido.
O Botafogo deve enfrentar o Cruzeiro às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, no Mané Garrincha, com a seguinte formação: Helton Leite, Luis Ricardo, Emerson, Emerson Silva e Victor Luis; Bruno Silva, Fernandes, Marquinho (Dudu Cearense) e Leandrinho (Salgueiro), Neilton e Ribamar. Com quatro pontos em quatro jogos, o Alvinegro é o 13º colocado no Brasileiro.
Fonte: Globo Esporte