Destaque
Sejus e Polícia Penal apreendem mais de 1,3 mil celulares em presídios de MT em cerca de 3 meses
Policiais penais realizaram 158 operações de revistas nas unidades penitenciárias de Mato Grosso e apreenderam 1.321 aparelhos celulares em 80 dias de ações, no âmbito do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, coordenadas pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
Além dos aparelhos celulares, também foram apreendidos 430 chips de celular, 562 carregadores, 2.265 porções de drogas, 141 armas artesanais, 235 garrafas de bebidas artesanais e 207 fones de ouvido no mesmo período.
“É com profundo senso de dever e responsabilidade que apresentamos os resultados alcançados pelo sistema prisional até o momento. Esses resultados não são apenas números, mas representam vidas protegidas, comunidades mais seguras e uma clara demonstração de que o Governo de Mato Grosso não mede esforços para garantir a paz e a justiça para todos”, afirmou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.
A primeira operação de revista ocorreu antes mesmo da instituição oficial da Sejus, como parte do início do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, em 28 de novembro. Desde então, o trabalho da Sejus e da Polícia Penal tem sido ininterrupto.
Resultados do programa Tolerância Zero
As apreensões de celulares aumentaram 98,8% em janeiro de 2025 em comparação com o mesmo mês de janeiro de 2024, saindo de 166 para 330 de um ano para outro, segundo números da Sejus.
Porém, quando comparadas a primeira e a última operação simultânea em todas unidades do Estado, realizadas no dia 5 de dezembro de 2024 e 11 de fevereiro deste ano respectivamente, a redução no número de celulares apreendidos alcançou 77,97%. Na primeira revista, foram apreendidos 177 aparelhos, e na última 39.
Além disso, na última operação, 24 unidades prisionais não apresentaram nenhum celular apreendido, enquanto somente 11 unidades estavam livres desse tipo de material ilícito na primeira ação.
“Os resultados alcançados demonstram a eficiência do programa e a dedicação da equipe da Polícia Penal. A meta agora é consolidar essas medidas, garantindo que as unidades penitenciárias se mantenham livres de aparelhos celulares e outros materiais ilícitos, fortalecendo ainda mais o sistema de segurança pública do Estado”, frisou o secretário de Justiça.
Fonte: Governo MT – MT
Cáceres e Região
Luto na cultura cacerense: Adeus a Seo Lourenço, mestre da viola de cocho

Foto: Wilson Kishi
Cáceres se despede de um de seus maiores ícones culturais. Na noite desta sexta-feira, 14, Lourenço da Guia Ferreira Mendes, o inesquecível Seo Lourenço da Viola de Cocho, faleceu aos 86 anos em sua residência. A comunidade cacerense lamenta a perda deste mestre artesão e cururueiro, que dedicou mais de 70 anos de sua vida à preservação da tradição da viola de cocho.
Nascido em 10 de agosto de 1938, Seo Lourenço era um cacerense de coração e alma. Casado com Dona Lídia Micaela da Silva Mendes, construiu uma linda família com 10 filhos: Catarina, Eva, Adão, Francisco, Gonçalina, José, Ana, Conceição, Luciano e Maria Miguelina (Mara). Além dos filhos, deixa um legado de 17 netos e 16 bisnetos.
Sua paixão pela viola de cocho nasceu ainda na infância, aos 10 anos, e aos 17 já construía seus próprios instrumentos, tornando-se um exímio artesão. Em entrevista ao jornalista Antônio Costa, em 2021, Seo Lourenço revelou que sua madeira preferida para a fabricação da viola era a chimbuva, mas tinha outras também. Preocupado com o futuro da tradição em Cáceres, depositava suas esperanças em seu bisneto Lorenzo, hoje com 5 anos, como possível sucessor na arte de fazer a viola de cocho.
Seo Lourenço era muito mais do que um artesão; era um verdadeiro patrimônio cultural de Cáceres. Sua dedicação à cultura do Cururu era notável. Ele fazia parte de um grupo que se apresentava em eventos e festas de santo, mantendo viva a tradição.
Além da viola de cocho, Seo Lourenço também construía canoas de madeira, feitas manualmente com machado, demonstrando sua habilidade e amor pelo trabalho artesanal. Sua humildade e dedicação o tornaram uma figura respeitada e querida por todos.
Nos últimos meses, Seo Lourenço lutava contra um câncer no fígado, pâncreas e outros órgãos. Sessenta e oito dias atrás, a família organizou a campanha “Ação entre Amigos” para ajudar a custear seu tratamento. Infelizmente, Seo Lourenço não resistiu e faleceu em sua casa, às 20h30.
O velório está sendo realizado desde as 4h na Capela da Pax Silva, na Avenida Getúlio Vargas. O sepultamento está marcado para as 16h deste sábado, 15, no Cemitério Park dos Ipês.
A partida de Seo Lourenço deixa um vazio na cultura cacerense. Sua paixão, dedicação e talento inspiraram gerações e contribuíram para a preservação de uma importante tradição. Seu legado permanecerá vivo na memória de todos que o conheceram e admiraram. Cáceres perde um mestre, mas a viola de cocho continuará a ecoar sua história.
Que a arte e a memória de Seo Lourenço continuem a inspirar as futuras gerações de cacerenses a valorizar e preservar a rica cultura local.
Você pode conhecer mais sobre a vida e obra de Seo Lourenço nesta matéria especial escrita pelo jornalista Antonio Costa: Seu Lourenço: Uma das últimas lendas vivas da viola de cocho, clicando Aqui.
Por Zakinews
Cáceres e Região
Foragido por estupro de vulnerável em MG é preso pela Polícia Civil em Jauru
Um autor de abuso sexual infantil, foragido da Justiça de Minas Gerais, foi capturado pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (14.3), durante diligências realizadas pela equipe de investigadores da Delegacia de Jauru.
O procurado, de 57 anos, estava com mandado de prisão decretado pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Governador Valadares (MG) pelo crime de estupro de vulnerável.
Após tomar ciência do mandado de prisão em aberto e do possível paradeiro do foragido na cidade de Jauru, a equipe da Polícia Civil realizou diligências, conseguindo localizá-lo, em uma residência na região central da cidade.
Após ter a prisão cumprida, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Jauru para as providências cabíveis, sendo posteriormente apresentado ao judiciário para audiência de custódia.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região5 dias ago
Arimatéia pega 14 anos de prisão por participação em vandalismo em Brasília
-
Cáceres e Região4 dias ago
Mulher chegada de área de garimpo em Angola na África é internada com malária no Hospital São Luiz em Cáceres
-
Cáceres e Região3 dias ago
Agropecuária Grendene em Cáceres está sendo vendida ao empresário Júnior da Friboi
-
Destaque6 dias ago
Leonardo e empresários são processados por venda de terrenos em MT no valor de R$ 48 milhões
-
Cáceres e Região6 dias ago
Governador Mauro Mendes anuncia licitação da Orla de Cáceres em breve
-
Cáceres e Região6 dias ago
Em Pontes e Lacerda homem é preso por importunação sexual após acariciar jovem de 15 anos dentro de loja
-
Cáceres e Região4 dias ago
Lambança: Prefeita Eliene veta seu próprio projeto de lei do RGA e gera polêmica em Cáceres
-
Cáceres e Região4 dias ago
Sema abre concurso com salário de até R$ 9,9 mil e 122 vagas em dez cidades: Cáceres é uma delas